1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe

Entre os dias 19 e 25 de julho de 1992, mulheres negras de mais de 70 países reuniram-se na República Dominicana para a realização do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. A partir de então, o dia 25 de julho virou marco internacional da luta e da resistência da mulher negra em relação à opressão de gênero e etnia.

Mulheres negras da diáspora africana celebram a data como símbolo de (re)união e de (re)conhecimento mundial de suas histórias de vida, marcadamente guerreira, combativa e imprescindível à construção de um mundo solidário, multiétnico e pluricultural.

A mulher negra está longe de atingir os espaços institucionais de poder. Na sua grande maioria, faz-se necessário viabilizar ações pautadas na especificidade de gênero e raça/etnia, como as estabelecidas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e de Promoção da Igualdade Racial.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha é mais do que uma data comemorativa, representa a luta pelo empoderamento e a busca da autonomia dessas mulheres fora da África. Por isso um grupo de entidades vem pautando diversas ações com o compromisso de disseminar, dentro das políticas públicas do governo brasileiro, especialmente no nosso estado, iniciativas que assegurem melhoria de condições política, sociais, educacionais e culturais para a mulher negra.

06/07 – Sexta-feira
Coquetel de Abertura Oficial das Atividades
Lançamento da Cartilha Somos todas Rainhas
Exposição da Artística Plástica – Rose Mafalda
Local: Casa de Angola – Baixa dos Sapateiros
Horário: 18h
Entidades responsáveis: Coletivo de Entidades Negras Fórum Estadual de Juventude Negra – Instituto Mídia Étnica

10/07 – Terça-feira
Festival Cultural de Afoxé
Local: Largo Quincas Berro D’Água
Horário: 19h
Entidade responsável: Afoxé  kambalagwanze

13/07 – Sexta-feira
Oficinas Itinerantes Mulheres na Roda; Identificando as Várias formas de Violência Contra Mulher
Local: Núcleo de Apoio as Lideranças Comunitárias Rótula da Cajazeira 10 – Largo da Feirinha – 1º andar
Horário: 09n
Entidade Responsável: Núcleo de Apoio as Lideranças Comunitárias

14/07 – Sábado
Oficinas Itinerantes Mulheres na Roda;
Políticas de Gênero: Quero Saber, Quero Participar Sociedade Civil e o Poder Público
Local: SOFIA- Centro de Estudos
Rua Almeida Brandão 77-( rua da Estação)  Escada – Subúrbio
Horário: 09h
Entidades Responsáveis: Fórum de Entidades do Subúrbio – Movimento de Mulheres Ginga – Rede de Mulheres Pelo Controle Social

18/07 – Sexta-feira
Oficinas Itinerantes Mulheres na Roda; Ancestralidade Religiosa e Feminismo Negro; A Importância da Mulher no Fortalecimento das Religiões de Matriz Africana
Local: Centro de Cultura – Avenida Juracy Magalhães
Alagoinhas
Entidade Responsável: Coletivo de Entidades Negras de Alagoinhas

21/07 – Sábado
IIº Encontro de Mulheres Negras da Juventude do Subúrbio; Mulheres Negras! Herdeiras Ancestrais de Resistência
Local: Colégio Estadual Praia Grande – Rua Rosalvo Barbosa Romeu  – S/N – Periperi
Horário: 08h

Rede de Mulheres Pelo Controle Social
21 e 22/07 – Sábado e Domingo
IIº Encontro de Mulheres Quilombolas da Região Metropolitana; Mulheres Quilombolas Superação e Resistência
Local: Quilombo Pitanga de Palmares –  Simões Filho
Entidades Responsáveis:
Associação Etno Desenvolvimento Muzanzu
Coletivo de Entidades Negras

23/07 – Segunda –feira
Local: Associação Beneficente Educacional  e Cultural de Ilha de Maré
Horário: 09
Entidade Responsável: ABECIM

25/07 – Quarta-feira
IIª Mostra de Trajes Afro – Moda Étnica; Ancestralidade, Superação e Diversidade
Local: Concentração Casa do Benin
Horário: 08h
Entidades Responsáveis: Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana – Coletivo de Entidades Negras – Terreiro da Casa Branca  – Bloco Monas Odara – Ilê Axé Oyá Daraunké

27/07 – Sexta-feira

Noélia Pires: 9907-4510/9931-0644
Lígia Margarida – 9602-0500

Tags: ,

6 Comentários para “1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe”

1. Antelina Leomar Ott disse:

Parabéns pela iniciativa, para não deixar no esquecimento este marco de luta das mulheres negras.

2. Ana Paula A Braga disse:

E importante haver um olhar cuidadoso e intersse para tratar de temas que repercutem tanto em nossas vidas como mostra esse evento.

3. Vanda Ferreira disse:

Prezadas Guerreiras
    Parabenizando-as prlo evento do ano passado,gostaria de ter acesso a programação desse ano assim como ter a Cartilha Somos todas Rainhas
    Bjs Afro

4. Maria Irene P.Farias disse:

Meus parabéns, fico honrada em saber a união da mulheres, são o macro histórico da construção da sociedade brasileira como nós indígenas fazemos partes da minoria. Vamos a lutas Senhoras guerreiras a esperanças vem das mulheres de labuta.

Att,

Irene Tukano

5. Lucimar de Paiva Ferreira disse:

Boa Tarde!

Meu nome é Lucimar de Paiva

Trabalho como Secretária no Gabinete da Vice-Prefeita Fátima Lima no Municípío de Barra Mansa-Rj,nesse atual Governo do Prefeito Rodrigo Drable.
    Ela é uma mulher negra e linda, uma mulher inteligente é professora como gosta de ser chamada e Pastora. Esse ano estamos desenvolvendo vários projetos e também em parcerias com outras pessoas.Preciso pesquisar sobre Mulher Negra A Latina e Caribe.
    Para mim foi uma surpresa quando entrei na internet para pesquisar e ver a importância da Mulher Negra e fiquei feliz em saber como nasceu no coração de alguém e de algumas pessoas que abraçaram esse Projeto.
    Queremos apresentar esse projeto aqui em Barra Mansa,
    Como faço para ter essa cartilha somos todas rainhas?vcs disponibilizam algumas cartilhas ? elas são gratuitas ou trem algum custo?
    Ten algum telefone de representante do projeto que poderá vir apresentar o projeto,na data que vamos escolher fazer a programação?
    desde já Obrigada pela atenção
    Lucimar