Observatório Racial funcionará durante o São João

A Prefeitura de São Francisco do Conde, no recôncavo baiano,  colocará em funcionamento durante o São João, o Observatório da Discriminação Racial que consiste na tentativa da erradicação da violência contra a mulher, no combate a homofobia e ao racismo.

Na ultima quarta-feira (20), aconteceu à apresentação do programa que contou com a participação da prefeita Rilza Valentim (PT), do coordenador de Políticas e Promoção da Igualdade, Samuel Azevedo, e do secretário de Reparação de Salvador, Ailton Ferreira, que levou as experiências do projeto já implantado na capital baiana. Em entrevista ao Bahia Notícias, Ailton falou da sua participação no encontro e das ações que podem ser inseridas na cidade.

“O combate ao racismo institucional que estamos tratando com os órgãos municipais em Salvador, bem como o selo da diversidade que certifica empresas que colocam pessoas negras em seu quadro de funcionários e garantem ascensão social”, relatou o secretário ao se referir às medidas que podem ser adotadas pela administração de São Francisco do Conde.

“No futuro, o que a gente quer é que não precise ter secretaria de reparação a partir do momento que tiver segurança, saúde, educação, todos os órgãos municipais e estaduais cuidando de todos e respeitando a diversidade e tratando a questão da equidade, não precisará secretaria nem ministério para cuidar de etnias e nem de promoção da igualdade”, avaliou Ailton que ainda salientou o caráter experimental do programa na cidade do recôncavo. O encontro também teve o objetivo de capacitar os profissionais que atuarão no observatório como a forma de atuação e de abordagem do público.

Mais informações:
Samuel Azevedo