IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Baobá Músicas e Histórias Tradicionais Senegalesas

BAOBÁ MÚSICAS E HISTÓRIAS TRADICIONAIS SENEGALESAS é um curso de extensão, oferecido gratuitamente pela UNEB, que está em sua segunda edição. Numa realização do Núcleo de Cultura e Artes (NART) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o curso é destinado a músicos e interessados na cultura senegalesa e africana, de modo geral, e tem como professor o griô Doudou Rose Thioune, responsável pela introdução da percussão senegalesa no Brasil contemporâneo.

O curso está dividido em duas turmas: uma para iniciantes, outra para sêniores.  As inscrições serão realizadas pela Internet.  Após a inscrição, haverá uma avaliação feita pelo professor a fim de determinar o estágio de conhecimento de cada aluno e sua alocação por turma.  O curso é gratuito e tem duração de três meses.


Serão ministradas aulas práticas e teóricas com temáticas pertinentes ao entendimento e  às práticas musicais da essência africana. Ritmos e convenções de djembe, sabar e tama – instrumentos tradicionais da “África Velha”, e aspectos socioculturais, histórias e estórias; em especial do povo Wollof – família étnica da unificação nacional.

Dividido em dois módulos — básico e avançado — O CURSO percorrerá o trajeto simbólico do Senegal, país do Oeste da África, berço de elaboração das Teorias da Negritude, do Panafricanismo, do Renascimento Africano e do Afriocentrismo; além de ter sido palco de diversas lutas pela libertação colonial e ter importante papel nos debates sobre o pós-colonialismo, a descolonização, os movimentos de desertificação – além de  estar inserido nas correntes mais criativas daWorld Music e das artes plásticas.

 

Na terra da origem mítica da percussão estão os instrumentos musicais que foram a base da concepção de diversos instrumentos ocidentais: do halam ao violão, da kora ao violoncelo, do balofon ao piano, do sabar ao tambor primordial, que é a origem da percussão instrumental;  dos ritmos e cantos griô ao tasso, origem do rap.

Os módulos trabalharão ritmos de djembesabar e a construção do imaginário na fala dos tambores; contemplará o universo sociocultural das famílias étnicas e sua influência na formação geográfica senegalesa, o mítico e o lúdico na contação de estórias. É recomendável que os alunos tragam algum instrumento percussivo: atabaque, tabassabar, conga,djembe, sabar, etc., além de baquetas para a realização dos exercícios musicais.

O quê: Baobá Músicas e Histórias Tradicionais Senegalesas
Para quem: Percussionistas, músicos e interessados em música e cultura senegalesa
Quando: 07/05 a 29/08/2012
Turma Iniciante: 4ª das 18:30 às 2030h – 30h
Turma Sênior: 2ª das 18:30 às 2030h – 30h
Onde: UNEB/Campus I – Cabula
Endereço: Rua Silveira Martins, 2555 – Prédio do Mestrado em Educação/PPEDUC – sala 03

Informações pelo tel 3117-5377 (10 as 17h) ou pelo e-mail  HYPERLINK “mailto: artecultura.uneb@gmail.comartecultura.uneb@gmail.com.

 

Tags: ,

Um Comentário para “Baobá Músicas e Histórias Tradicionais Senegalesas”

  1. Jorge Pita disse:

    Estou tentando fazer a minha Inscrição

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2021 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.