Sepromi transmitirá o carnaval de Salvador via Web em parceria com o IRDEB

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) em parceria com Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) transmitirá via web a saída dos dois blocos afro mais antigos de Salvador, durante o carnaval de 2012. Através dos tablets, smartphones, netbooks ou qualquer dispositivo que acesse a internet, todo o mundo poderá conferir em tempo real a passagem do Olodum na Praça Castro Alves e a saída do Ilê Aiyê, no Curuzu, nos dias 17 e 18 de fevereiro, respectivamente.

Esse ano o Olodum leva para as ruas da capital baiana o tema Vale dos Reis – As Sete Portas da Energia. O Vale dos Reis é uma das portas da energia solar e interespacial aqui na terra, que fica na África, mais especificamente no Egito e foi morada de vários Faraós durante a antiguidade.

O Ilê levará para as ruas a influência negra nos estados do Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais, com o intuito de mostrar a importância da contribuição política e social dos afrodescendentes na região do sul do Brasil.

Com o objetivo de levar para o mundo as manifestações afro-brasileira, que fortalecem a luta contra as desigualdades raciais, o internauta poderá conferir a transmissão do carnaval através do site da Sepromi ou do Irdeb nos seguintes endereços: www.sepromi.ba.gov.br e www.tve.ba.gov.br.

Além de transmitir as ações da cultura negra, a Sepromi aproveitará a oportunidade e levará para as ruas uma mensagem de fortalecimento sobre promoção da igualdade racial que será distribuída durante a folia.

Observatório
Em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur) a Sepromi apoiará institucionalmente o Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) durante o Carnaval 2012.

O Observatório tem como objetivo mobilizar a sociedade civil organizada e articular ações para garantir os direitos humanos, prevenir atos de violência e evidenciar as desigualdades sociais durante o carnaval de Salvador. O trabalho que teve início em 2005 é realizado durante a folia momesca através de uma parceria entre órgãos da administração municipal, Secretarias do Governo do Estado, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e organizações da sociedade civil.

Tags: , , , , , , , , , ,