IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

“Que Bloco é Esse?” valoriza a cultura afro

Foi lançado no último sábado (28/01), durante a tradicional Noite da Beleza Negra, em Salvador, o projeto “Que Bloco é Esse?”. A iniciativa, criada pela Petrobras, pretende trazer a música e o universo dos blocos afro de Salvador para o mundo pop nacional.

O projeto vai promover encontros, transformados em vídeos,  entre alguns desses principais blocos e artistas consagrados da música brasileira, misturando a cultura pop à cultura baiana. O vídeo inaugural traz o Ilê Aiyê, primeiro bloco afro fundado na Bahia,  com o rapper paulista Criolo em uma gravação, pelas ruas da Liberdade, do videoclipe da música “Ilê Aiyê”, com direção de Ricardo Spencer.

Outros quatro encontros colocarão lado a lado os tradicionais grupos afro-baianos Malê Debalê, Cortejo Afro e Muzenza e os músicos Emicida, Preta Gil e Nação Zumbi. Serão ainda produzidos minidocumentários para contar a história de cada um dos quatro blocos, além de registros dos desfiles dos grupos Olodum, Ôkánbí, Os Negões e Bankoma. Os registros serão reunidos na plataforma de conteúdo do projeto e poderão ser vistos a partir de fevereiro.

Além de manter a tradição de fornecer a energia que movimenta o Carnaval de Salvador através do abastecimento dos trios elétricos com biocombustível e de apoiar a maior premiação do Carnaval baiano (Troféu Dodô e Osmar), a Petrobras, patrocinadora da festa desde 2006, quer se aprofundar no resgate da cultura do Carnaval em 2012.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.