Juazeiro reúne mulheres da região para debate sobre políticas públicas

Evento do Território Sertão do São Francisco elegerá representantes para etapa estadual, que acontece mês que vem

Políticas públicas voltadas à igualdade de direitos entre mulheres e homens, fortalecimento da autonomia feminina, erradicação da extrema pobreza, combate às formas de violência, serão debatidas em Juazeiro, durante a Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, na quinta (27) e sexta (28). O evento acontece na Câmara de Vereadores e vai reunir oito cidades da região, com a presença da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, representando o governador.

A discussão deve levantar propostas prioritárias para o III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM), a ser executado nos próximos anos. Entre os desafios que cercam a Bahia está a redução dos altos índices de agressão às mulheres. Somente entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, mais de 65 mil foram ameaçadas; mais de 38 mil mulheres sofreram algum tipo de lesão corporal dolosa; 750 sofreram tentativa de homicídio. Também foram registrados 815 estupros e 474 casos de mulheres vítimas de homicídio doloso.

Sobre a SPM/BA – A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SMP/BA) foi criada em maio deste ano, na perspectiva de ampliar e consolidar ações para o segmento. Foram estabelecidos dois eixos de ação: Autonomia das Mulheres e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, temáticas determinantes para a melhoria da qualidade de vida das mulheres baianas.

O quê: Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres
Quando: 27 (quinta) e 28 (sexta) de outubro de 2011
Onde: Câmara de Vereadores – Juazeiro/BA
Horário: Abertura na quinta (27), às 09hs

Sugestão de fonte da SPM/Governo da Bahia:
Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa

Assessoria de Imprensa:
71 3117- 2819
Kleidir Costa (71 8224-2737)

● Municípios presentes no evento (Território Sertão do São Francisco):
Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Uauá.

● Total de delegadas eleitas nos municípios: 94 mulheres

● No evento serão eleitas representantes para a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece no mês que vem, em Salvador.

● O tema central da conferência territorial é: a análise da realidade baiana social, econômica, política e cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero e avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM) e definição de prioridades para a construção do III PEPM.

Tags: , ,