IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Seminário debate Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos

“Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”, esse é o tema do seminário que vai ocorrer no dia 03 de outubro de 2011, Hotel Pestana, Espaço Gregório de Matos, a partir das 8h, para discutir quais as ações e as estratégias serão adotadas pelos gestores públicos, empresários e sociedade civil, para garantir a participação da população negra no contexto dos dois megaeventos esportivos que serão sediados no Brasil: A Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

No seminário serão debatidos o legado social destes eventos e as medidas que deverão ser implementadas na capacitação e geração de emprego e renda, com o objetivo de contribuir com a formação profissional dos afrodescendentes, considerando que os acontecimentos que estão por vir, constituem-se como possibilidades concretas de ações de promoção da igualdade racial.

O encontro será promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), juntamente com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.


Estarão presentes ao evento, além do Governador Jaques Wagner, a ministra da SEPPIR, Luiza Bairros e o ministro do Esporte, Orlando Silva, a ex-Prefeita de Atlanta Shirley Franklin, que proferirá a palestra “Promovendo o Empreendedorismo e a Inclusão Racial: O caso das Olimpíadas de Atlanta”, o conselheiro da Embaixada dos EUA, John Matel, o presidente do Conselho da Região Metropolitana de Atlanta, John Eaves, o Secretário da Sepromi, Elias Sampaio e outras lideranças da sociedade civil e do governo.

Na oportunidade, ocorrerá a assinatura de um protocolo de intenções, entre o Governo Federal e o Governo Estadual para Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos, a fim de garantir a implementação de ações conjuntas que assegurem iniciativas e estratégias de inclusão da população negra, nas atividades decorrentes dos eventos esportivos mundiais.

Essa atividade é uma das iniciativas do Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA Para Promoção da Igualdade Étnica e Racial (JAPER) e faz parte das ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes, no qual terá seu ápice em Novembro, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoverá em Salvador, o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em que a presidenta Dilma Rousseff  e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com mais 15 chefes de Estado, irão carimbar decisões conjuntas  deliberadas, sobre os seguintes temas: infância e juventude negra, continuidade cultural e preservação da vida.

Serviço
O que: Seminário “Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”
Data: 03/10/2011
Horário: 8h às 17h30
Local: Hotel Pestana – Espaço Gregório de Matos
Endereço: Rua Fonte do Boi, nº 216 – Rio Vermelho

 

Tags: ,

3 Comentários para “Seminário debate Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”

  1. Maria Cristina Barros disse:

    Olá, como proceder para participar do evento acima citado?

  2. JORGE EUMAWILYÊ SANTOS disse:

    Muito interessante este evento, porém ao menos neste link não consta informes sobre procedimento para inscrição. Gostaria de saber como proceder para tal.

  3. Rosanhela Leite disse:

    Bons ventos a todos
    como faço para participar do seminario?
    um abraço fraternal

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.