IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Hip Hop Grooves com TALIB KWELI (USA), em Salvador

O rapper Talib Kweli, MC nova-iorquino do Brooklyn toca pela primeira vês em Salvador

O evento promoverá a interação entre artistas de Reggae e Hip Hop, celebrando a familiaridade entre estes dois estilos musicais. A origem do Rap veio da  Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. O rap, comercializado nos EUA, desenvolveu-se tanto dentro quanto fora da cultura hip hop, e começou com as festas nas ruas, nos anos 1970 por jamaicanos que introduziam as grandes festas populares em grandes galpões,com a prática de ter um MC, que subia no palco junto ao DJ e animava a multidão com as palavras e rimas.


Além da interação entre a cultura Reggae e Hip Hop a cultura musical baiana também fará parte da atmosfera de celebração, pois o evento será realizado no Pelourinho, centro histórico de Salvador, na Oficina de Investigação Musical (OIM), onde são confeccionados instrumentos singulares de percussão. Regida pelo mestre Bira Reis a oficina dedica-se a educação de crianças de rua através da música e da construção de instrumentos.

Representando a cultura Reggae o evento traz a Dubeletrica que baseada na  cultura sound system contando com o DJ Raiz nas pick ups e efeitos e com  Soraia Drummond nos vocais e arranjos, ambos numa sintonia tão intensa que  muitas vezes não se sabe quem faz o que, o que contribui para um espetáculo  visual e sonoro que só compreende quem contempla. O trabalho produzido pela  dupla tem como base as pesquisas desenvolvidas no Brasil, mais especificamente  na região nordeste do país e na Jamaica onde Soraia Drummond residiu entre  2007 e 2008 na cidade de Kingston e visitou cidades importantes como Port  Antonio, Montego Bay e as litorâneas White Horses e Port Morant, além da ilha  de Santa Lúcia, um país insular das Pequenas Antilhas, no Caribe.

Representando a cultura Hip Hop teremos:

Dj Gug um jovem DJ que possui em sua existência, a música como fonte de vida. Fez parte da ONG Eletrocooperativa durante sete anos e lá aprendeu suas técnicas de DJ e  produtor musical. Cresceu ouvindo com seu pai e tio ritmos como o reggae, samba, bossa nova, afoxé, rap, e batidas de atabaque (músicas de candomblé). Dessa forma, seu set foi basicamente formado a partir de toda essa influência.

O Vitrola 71 formada pela dupla DJ Leandro e DJ Índio também agitam a festa  com a idéia de explorar ao maximo todas as tecnologias que a arte da  “Discotecagem pode oferecer dois dos melhores “Turntablist” da cidade se  juntam para mostrar técnica, ousadia e criatividade. Dj Leandro e Dj Índio já acumulam uma vasta experiência tanto na parte discotecária como na produção  musical e levam para os palcos toda essa experiência de aproximadamente 8 anos  de back to back, scratchs, backspin e outras técnicas de mixagem, passeando  pelo Funk, Soul, Jazz, Samba, Sambarock, Reggae, Rock e Rap sem deixar o  balanço e groove cair . Com 4 toca-discos e mais algumas parafernálias mostram  que realmente a música e os equipamentos não tem limites quando estudados e  explorados na sua infinita totalidade para representar a tão nobre arte da  “DISCOTECAGEM”.

O grande destaque da noite é Talib Kweli, MC nova-iorquino do Brooklyn. Seu  primeiro nome em árabe significa “estudante” ou “candidato”, seu segundo nome  significa “verdade “. Kweli ganhou reconhecimento através do grupo Black Star,  em colaboração com o colega MC Mos Def. Pela primeira vez em Salvador Kweli apresenta um set list discotecando Hip Hop e Soul music.

MCs baianos serão agraciados com a possibilidade de interagir com o americano  que dedicará 10min do seu set para que eles possam soltar o verbo em bases  exclusivas. Haverá uma batalha de MCs e o vencedor vai interagir no set de Talib Kweli. A batalha será comandada pelo MC Kiko, conhecido como um dos mais versáteis na arte do Freestyle, integrante do grupo Tropa do Afro e do Afrogueto, grupo que já ganhou o prémio Hutuz, maior premiação de rap da america latina na categoria melhor do norte nordeste.

Serviço
O que? Hip Hop Grooves
Onde? Oficina de Investigação Musical (OIM) – Rua Portas do Carmo, nº 24, Pelourinho – Salvador/Bahia
Quando? 22 de março de 2011 (terça-feira), às 20h
Quem? Dj Gug, Vitrola 71, Soraia Drummond & Dj Raíz, MC Kiko e Talib Kweli (USA)
Quanto? R$10 – Ingressos a venda no local no dia do evento.
Informações: +55 71 9656-3644 e http://twitter.com/realtalibkweli

Tags: , , ,

2 Comentários para “Hip Hop Grooves com TALIB KWELI (USA), em Salvador”

  1. Deph Paul Zulu Nation disse:

    Acho importante este encontro onde todos podem participar da oficina participando ensequida do show uma interação de vivencias informação e esperiencias sobre a cultura hip hop.
    Deph Paul Zulu King (Sampa)

  2. marcelo disse:

    porra mano sou fa de talib kweli nao esperava ele aqui em salvador mais tudo que é bom um dia chega espero que venham muitos artistas de fora para salvador nao esquecendo viva tambem o rap nacional tem muita coisas boa ahi vamos dar valor ao rap nacional

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.