IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Amostrão Vila Verão


O Amostrão Vila Verão 2011, de 1° a 27 de fevereiro, chega a sua 9ª edição com uma programação composta por espetáculos que se destacaram na cena teatral baiana. Com curadoria de Selma Santos e equipe do Teatro Vila Velha, o Amostrão selecionou 2 leituras dramáticas, 5 oficinas e 16 espetáculos teatrais que realizarão um total de 39 apresentações, durante o mês de fevereiro nos espaços do Teatro Vila Velha. Em suas oito edições, o festival promoveu 415 apresentações de espetáculos e atingiu um público de mais de 40.000 espectadores.


“Pensamos em fazer um festival para a cidade, com destaque para o que aconteceu em Salvador”, diz Vinício de Oliveira, diretor do Teatro Vila Velha. Para ele, a cena soteropolitana não tem só o teatro comercial, tem de tudo um pouco. “Temos o teatro que é produzido na universidade, o que é produzido no subúrbio, o do interior, temos uma cena bem diversa. Escolhemos mostrar a diversidade que é a cena baiana”, afirma.

Esse ano, o Amostrão foi dividido em seis mostras para melhor atender a diversidade das produções. “Criamos as mostras porque sabíamos que a cidade tinha tudo isso para oferecer. A cena já era diversificada, nós só fizemos os recortes e escolhemos os espetáculos”, comenta. As mostras foram divididas em: mostra universitária, mostra interiorana, mostra do subúrbio, mostra residente, mostra da cidade e mostra infantil. “Usamos como critério de escolha os espetáculos que mais se destacaram dentro de cada recorte”, conclui.

O Amostrão inova trazendo um espetáculo convidado: a montagem “Antônio: da Tua Tão Necessária Poesia” (SP), com direção e atuação de Clarisse Abujamra. No palco a atriz conta histórias de seus amores com delicadeza e humor e usa poesias de Bertolt Brecht, Arnaldo Antunes, Fernando Pessoa, Olga Savary, Hilda Hilst, entre outros, para falar de seus “Antônios”. Aproveitando a estadia na cidade, Clarisse também ministrará o workshop “Corpo, Voz e Pensamento”, que tem o intuito de despertar a curiosidade sobre a arte de atuar, ser um interprete e todo o imenso universo que envolve esse ofício. Além dessa, teremos outras oficinas com atividades variadas (canto, dança, iluminação 3D, teatro) no decorrer do mês. Duas leituras dramáticas também fazem parte do Amostrão.

“LASANHA – O amor é lindo!” é um folhetim inédito, escrito por Claudio Simões em 1990. Em “Joana: a boneca de pano que queria ser Barbie”, Deolindo Checucci conta a história de três bonecas de pano que vivem no interior, com uma vida simples, até o reaparecimento de uma antiga prima, que mora na capital e que não se identifica com os hábitos e costumes tradicionais locais.

O Amostrão Vila Verão foi contemplado no edital ELETROBRAS Cultural 2010 e conta com Patrocínio da CHESF, através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura e Governo Federal. O Teatro Vila Velha tem patrocínio da Petrobras e sua manutenção é apoiada pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Fonte:  Blog Teatro Vila Velha
http://www.teatrovilavelha.com.br/

Tags: ,

Um Comentário para “Amostrão Vila Verão”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Dj Branco, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@EvolucaoHipHop Amostrão Vila Verão http://bit.ly/e29mF5 #ORapInforma […]

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.