“PRÁTICAS E SABERES DOCENTES QUE INTERRELACIONAM EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE”

No período de 16 a 20 de novembro de 2010 acontecerá, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus de Jequié, o II Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas, VI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e I Encontro de Educação, Cultura Popular e Sustentabilidade objetivando reunir pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições, docentes e discentes da educação básica e pessoas interessadas pela temática da Educação, Relações Étnicas e Culturas Afro-brasileiras a fim de: discutir as referidas temáticas; fortalecer a implantação da lei 10639/2003 e 11645/2008; estabelecer contato com os NEAB’s e órgãos correlatos no Estado da Bahia; reforçar as políticas de ações afirmativas no âmbito universitário; promover um espaço de reflexão sobre os dilemas e impasses para a abordagem da história e cultura afro-brasileira na educação básica; contribuir na formação inicial e continuada de professoras e professores do ensino fundamental e médio e realizar intercâmbio de experiências e relatos sobre as práticas educativas envolvendo a temática educação e etnicidade.

Para atingir objetivos deste evento estamos propondo uma programação com mesas redondas, conferências, mini-cursos, grupos de trabalhos, oficinas, palestras e apresentação de trabalhos desenvolvidos sobre a temática e atividades culturais.

Este evento é organizado pelo ODEERE (Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), núcleo de estudos afro-brasileiros que desenvolve suas atividades em parceria com o MEC/SESU/UNIAFRO em todo território nacional nas IES e IFS, com o objetivo de desenvolver estudos da temática afro-brasileira.

Em suma, verificamos a necessidade de promover este encontro por compreender que eventos como este servem para estabelecer pontes entre ensino, extensão e pesquisa; pois discute-se acerca de temáticas sugeridas para o trabalho dos docentes em todos os níveis de ensino ampliando esta discussão para possibilitar implantação das políticas de ações afirmativas. Por fim, julga-se de extrema importância levar os cidadãos e cidadãs a refletirem acerca da positivação da identidade como africanos/africanas e afro-brasileiros/afro-brasileiras.

Tags: , , , ,

4 Comentários para ““PRÁTICAS E SABERES DOCENTES QUE INTERRELACIONAM EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE””

1. […] This post was mentioned on Twitter by Dj Branco, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@EvolucaoHipHop “PRÁTICAS E SABERES DOCENTES QUE INTERRELACIONAM EDUCAÇÃO E ANCESTRALIDADE” http://bit.ly/dfXihE #ORapInforma […]

2. waldinei do carmo de souza disse:

necessito de bibliografia sobre o assunto pois tenho interesse para produzir projetos desde já agradeço

3. Sou pesquisador do grupo de Estudos Africanos e Afrobrasileiors de Linguas e Culturas e faço Mestrado na UNEB. Gostaria de entrar em contato via e-mail abiliobi@ig.com.br