IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

VII Festival de Arte, Cultura e Ciência do Instituto Steve Biko agita a juventude negra

Há 18 anos, o Instituto Cultural Steve Biko tem promovido a auto-estima da juventude negra, através da formação voltada para a promoção da cidadania, o resgate da sua ancestralidade e propiciando o acesso de mais de mil jovens negros às universidades públicas e privadas. Com o intuito de estimular ainda mais a mobilização e a persistência de seus alunos, o Instituto promoverá, nos dias 30 e 31 de julho, a VII edição do Festival de Arte, Cultura e Ciência, com o tema: dezoito anos de Cidadania e Consciência Negra.


No dia 30, às 18h,
no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, acontecerá o Seminário “18 anos de Cidadania e Consciência Negra: Transgredindo Espaços; Transformando Realidades”, com os palestrantes: a coordenadora do CEAFRO/UFBa Ceres Santos; professora da Universidade de Brown (EUA) Geri Augusto, a educadora e ativista do movimento negro Edenice Santana e os Talentos Bikud@s, estudantes atuais da Biko que apresentarão diversas expressões artísticas. Já no dia 31, a partir das 16h, na Praça Tereza Batista (Pelourinho), é a vez dos shows gratuitos de Juliana Ribeiro, Talentos Bikudos, Lazzo, Os Negões, Dj Sankofa, RBF, Afro Jhow, Didá, Aloísio Menezes e Aro 7.

O Festival, em sua 7ª edição, reunirá estudantes, professores, ativistas sociais, artistas, pesquisadores e demais interessados, que irão contribuir com mais uma ação efetiva da Biko (como é chamada pelos alunos). Segundo o gestor administrativo George Oliveira, o objetivo do evento é discutir o ambiente cultural, artístico e cientifico da sociedade brasileira, “para isso utilizamos das diversas ferramentas lúdicas, como o teatro, música, artes plásticas, literatura, dança, para realizar esse intercâmbio entre os jovens, antes do vestibular”, ressaltou.

Ao longo dos seus 18 anos, a ação do instituto se expandiu para além do programa do Pré-Vestibular, através do desenvolvimento de diversas iniciativas educacionais, como o Projeto Oguntec – Fomento a Ciência e Tecnologia; Pompa – Projeto Mentes e Portas Abertas (Formação de jovens lideranças); Anti-Racismo e Direitos Humanos e a preparação para o primeiro emprego no Consórcio Social da Juventude.

O Instituto Cultural Steve Biko surgiu por iniciativa de estudantes e professores, com o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo, adotando a formação em Cidadania e Consciência Negra (CCN), inspiração do movimento de consciência negra desenvolvido por Steve Biko na África do Sul, e através de uma ação concreta: colaborar com a entrada de jovens negr@s na Universidade. Uma proposta autônoma e independente.

Mais informações:
Juliana Dias: (71) 8846-3536
http://www.stevebiko.org.br/

Tags: , , ,

5 Comentários para “VII Festival de Arte, Cultura e Ciência do Instituto Steve Biko agita a juventude negra”

  1. mario nelson carvalho disse:

    Parabens galera bikuda, parabens Instituto Stive Biko., voces continuam a fazer historia, a descobrir e construir novos caminhos que com certeza levarao a novas conquistas.
    Sucesso pro Vll FACC
    Forte Abraço Negro pra todas e todos.

  2. Ana Cristina dos Santos disse:

    Fui aluna Steve Biko e continuo levando aonde quer que vá o maior propósito da Biko: o resgate da cultura negra e a ancestraliedade. Fico feliz por saber q a Biko continua na luta. Hoje, Assistente Social q atua em ONG percebo q movimento e instituições como a Biko não deve nunca deixar de existir e muito menos deixar de contribuir no resgate da cidadania de um povo q ainda continua marcado pela exclusão e alvos da violencia q assola nossa sociedade. Desejo q essa luta continue e nunca perca o foco com os jovens negros menos favorecidos, marcados pela desigualdade socio-economica.
    Parabéns Steve Biko!
    Axé

  3. […] This post was mentioned on Twitter by Dj Branco, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@EvolucaoHipHop VII Festival de Arte, Cultura e Ciência do Instituto Steve Biko agita a juventude negra http://bit.ly/aPz6Lo #ORapInforma […]

  4. luiza huber disse:

    Fiquei com muita pena de não ter participado deste evento tão belíssimo da Biko. Estava fora da Bahia.
    Quero parabenizar mais uma vez a “BIKO” pelo trabalho que realiza, pela luta e pela perseverança.

    Contem comigo
    luiza huber

  5. […] VII Festival de Arte, Cultura e Ciência do Instituto Steve Biko … […]

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.