IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Música dos blocos afros passa por fase de renovação

*Do A Tarde OnLine

Sandro Telles é um dos compositores da nova geração do Ilê Aiyê
Sandro Telles é um dos compositores da nova geração do Ilê Aiyê

Depois de viver seu apogeu entre o fim dos anos 80 e início dos 90, quando o ritmo criado por Neguinho do Samba, o samba-reggae, ganhou o mundo e definiu as bases para a nova música baiana, os blocos afros passam por um momento de renovação.

Em grande parte, o processo deve-se à ampliação da temática a que se dedicam compositores da nova geração, como Sandro Teles, do Ilê Aiyê, para quem existe hoje mais espaço para a abordagem de questões não diretamente relacionadas à afirmação cultural negra, apesar de o tema ainda ser importante para a maioria das entidades

.

“O que vemos é uma abertura maior, sem deixar de lado a tradição”, afirma. Para Teles, isso é visível em eventos como o Festival de Música Negra do Ilê, que ele coordena. “Em paralelo à produção ligada ao tema do Carnaval, na categoria livre os compositores apresentam questões ligadas a seu cotidiano”.

A mudança é visível também na batida dos blocos, com o samba-reggae incorporando elementos de outros ritmos musicais. A mudança de postura dos blocos de matriz africana se dá também em outra vertente, a empresarial.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta quarta-feira,16, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

Tags: , ,

Um Comentário para “Música dos blocos afros passa por fase de renovação”

  1. Creio que Sandro Telles, represente a abertura de uma nova possibilidade em caminhos de veiculação para todos nós. Espero que trabalhos de compositores negros que foram inscritos no festival de música educadora fm e não foram aprovados por algum motivo qualquer, possam está sendo tocados nos programas liderado pelo mesmo.

    O Multimídia Nagô – Mtb-51.420/SP
    (Artista Multimídia e Cidadão do Mundo)

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.