IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Cultura Hip Hop agita Aracaju


Os programas Império Periférico, da Aperipê FM 104,9, e Periferia, da Aperipê TV, promovem o evento Fim de Semana Hip Hop. A programação envolve o Baile Black nesta sexta, 28, a partir das 18h, no Beco dos Cocos, e também um show com grupos de rap no sábado, 29, às 18h, na área entre o Mercado Thales Ferraz e o Mercado Albano Franco. O evento conta, ainda, com o lançamento local do edital Prêmio Cultura Hip Hop, edição Preto Ghóez, e do segundo volume do livro ‘Hip hop a lápis, literatura do oprimido’, organizado pelo rapper Toni C., ambos neste domingo, 30, a partir das 13h, no auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, toda programação é gratuita.

No Beco dos Cocos, o Baile Black Aracajú na sexta-feira vai contar com apresentação de b.boys (dançarinos de break) Afrostyle e RSD Crew. A o baile black será agitado pelos DJs Rodrigo (Inquérito/ São Paulo), Branco (Evolução Hip Hop/ Salvador),  e ainda os sergipanos WJAY, Scello e JB.

No sábado, o show Grito da Periferia reunirá no Mercado Thallez Ferraz, além do grupo paulista Inquérito, os grupos Mensagenegra, Família Milgrau, Gimmck, Diconduta, Somarias, Impacto Profundo, Royal Player e Esquema do Mangue. Já no domingo, o lançamento do edital Prêmio Cultura Hip Hop e do livro de Toni C, irá reunir no auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, jovens de diversas cidades do estado de Sergipe, personalidades da cultura hip hop de outros estados, representantes do Ministério da Cultura e do poder publico local.  Será realizada ainda uma oficina de capacitação para os interessados em concorrer ao edital.


O rapper Hot Black, apresentador dos programas Império Periférico e Periferia e organizador do evento, declara que o movimento hip hop só tem crescido nos últimos anos. “Apesar de o rap existir no Brasil desde 1985, o seu alcance se limitava às periferias, aos guetos. Só a partir da recente década que o hip hop conseguiu ter um debate maior com as forças políticas”. Segundo ele este evento será um marco na história do hip hop Sergipano. “O Fim de Semana Hip Hop acontecerá em momento ímpar, quando se consolida um maior entendimento do hip hop no Brasil em relação às questões políticas, e avanços neste setor a parti da participação da juventude do hip hop nas discussões de cunho sócio-político-cultural, e nos mais diversos espaços, essa participação resultou no surgimento dos programas Império Periférico e o Periferia”, afirma Hot Black.

Prêmio Cultura Hip Hop – Edição Preto Ghóez – Lançado nacionalmente pelo Ministério da Cultura no início do ano, o Prêmio Cultura Hip Hop conta com recursos de R$1,7 milhão e contemplará iniciativas individuais e de grupos nas categorias Reconhecimento, Socioeducativa (Escola de Rua), Geração de Renda, Difusão/Conhecimento (5° Elemento) e Difusão – Menções Honrosas. Serão contemplados 135 projetos em todo o Brasil. O prêmio é uma homenagem ao falecido rapper Preto Ghóez, que saiu do Maranhão para São Paulo em busca de discussões políticas e se tornou um dos líderes do Movimento Hip Hop organizado.

Império Periférico e Periferia –
O Império Periférico, transmitido nos domingos das 17h às 19h na Aperipê FM 104,9, chega a receber 80 ligações numa só edição e já vai completar três anos em junho, o programa é um espaço aberto aos artistas que não tem a oportunidade de tocar suas músicas nas rádios comerciais. Já o Periferia é exibido há dois anos e pode ser conferido todo sábado, às 15h, com reprise na terça, às 20h.

PROGRAMAÇÃO: ‘FIM DE SEMANA HIPHOP’
SEXTA-FEIRA – 28/05/2010
– 18h Baile Black Aracajú 
Dj’s:
Rodrigo (SP), Branco (Salvador), JB,  Celo e WJay (Aracajú), com participação das crew’s de break RSD e AFS.
Local:
Beco dos Cocos, Centro de Aracaju – Entrada gratuita

SÁBADO – 29/05/2010
– 18h – Show Grito da Periferia
Show’s com: Inquérito (SP), Mensagenegra,  Familia 1000 grau, Diconduta, Somarias, Royal Player, Gimmick, Esquema do Mangue e Impacto Profunndo.
Local: Mercado Central – Thalles Ferraz e Antonio Franco – Entrada gratuita

DOMINGO – 30/05/2010
– 13h – Mesa redonda: Lançamento do Edital Prêmio Cultura Hip Hop e do livro Hip Hop a Lápis.

CONVIDADOS:
– João Gonsalves,
coordenador-geral de Promoção da Diversidade, Difusão e Intercâmbio Cultural da Secretaria de Identidade do Ministério da Cultura – SID/MinC
Hot Black, Rapper e apresentador do Império Periférico e Periferia.
– Indira Amaral, Presidente da Fundação Aperipê.
Marcelo Rangel, Secretário Adjunto da Secretaria de Cultura de Sergipe.
Aldany Resende, Diretor de Marketing da Fundação Aperipê.
– Karla Trindade, Secretária de Governo de Aracajú.
– Dj Branco, Coordenador da CMA Hip Hop.
– Toni C, Escritor do livro Hip Hop a Lápis.
– Renan, Rapper do grupo Inquérito.
– Tânia Soares, Presidente Estadual do Pc do B.
Local: Auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, Rua de Laranjeiras – Getúlio VargasEntrada gratuita

14h – Oficina de elaboração do Prêmio Cultura HipHop
Local:
Auditório Santos Mendonça, na Fundação Aperipê, Rua de Laranjeiras – Getúlio VargasEntrada gratuita

SERVIÇO
O que: Fim de Semana Hip Hop
Onde: Beco dos Cocos, Mercado Central e Fundação AperipêCentro de Aracajú/SE
Quando: Dias 28, 29 e 30 de maio de 2010, sexta, sábado e domingo.
Quanto: Entrada gratuita

Mais informações:
(79) 8827-5538 / 8102-3071 – Hot Black
(79) 8813-3519 – Bgirl Arih
E-mail: mensagenegra@hotmail.com

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.