IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Casa Branca, Gantois e Ilê Opô Afonjá encerram a série Àgbára Dúdú – Narrativas Negras

IMG-20210127-WA0305A série é propõe um mergulho na cultura afro-brasileira a partir da trajetória de treze importantes sacerdotes e seus terreiros. Àgbára Dúdú foi construída pelo povo de axé dentro das casas de candomblé, polos culturais fundamentais na formação da sociedade brasileira. O egbé, a comunidade-terreiro é o fio condutor da narrativa. Através das memórias, visões de mundo e enunciados apresentados pelos filhos de santo, tecem-se as narrativas da série.

São histórias de luta e defesa dos terreiros de candomblé como potentes espaços de construção política, identitária, de cidadania, acima de tudo, de humanidades e ancestralidades. Esses espaços sobrevivem diante da nuvem tenebrosa instalada no Brasil, que se disfarça de cristianismo, e extermina diferenças em nome de um suposto Deus. Por isso, Agbára Dúdú não é (só) uma série. É uma continuidade afetiva e política.


Com criação e direção de Silvana Moura e realização Truque Cinema e Vídeo. A série está entre os conteúdos mais vistos da plataforma www.futuraplay.org

29/01: Mãe Menininha do Gantois
O5/2: Tia Massi da Casa Branca
12/2: Mãe Senhora do Afonjá

Sexta, 22h
Domingo, 18h
Terça, 16:30 no Canal Futura

Disponível gratuitamente pelo futuraplay.org

 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2022 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.