Salvaguarda da Capoeira percorre a Bahia pra fazer livro, documentário e portal digital

Salvaguarda da CapoeiraO projeto Salvaguarda da Capoeira da Bahia inicia este mês um ciclo de viagens articulando 15 territórios de identidade do estado, com ações diretamente realizadas em 10 cidades-polo: Salvador, Santo Amaro, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Lençóis, Barreiras e Bom Jesus da Lapa.

O projeto se dedicará a fazer um livro, um documentário e um portal digital. O livro e o documentário retratarão um pouco da história, tradição, fundamentos e diversidade dessa arte-luta, que é patrimônio imaterial baiano (2006), brasileiro (2008) e da humanidade (2014). Já o portal terá cinco sites, trazendo informações sobre a capoeira e seus mestres; mapeamento da capoeira da Bahia; repositório de livros e teses sobre o tema; cursos de formação voltados para capoeiristas; roteiros turísticos da capoeira baiana; e uma loja virtual com a produção de mestres artesãos.

Executado pela ACEB – Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia, o projeto foi idealizado e construído pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia. Acontece  através de chamada pública do IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio financeiro do IPAC, SECULT, Governo do Estado, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Confira aqui as datas e locais da caravana da Salvaguarda da Capoeira:

JANEIRO
Bom Jesus da Lapa: 25/01