IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Revista Quilombo lança 4ª edição no Novembro Negro

card_lnçamentoA edição especial conta com a colaboração de jovens das comunidades do Cabula, Liberdade, Subúrbio e Uruguai que participaram do projeto ‘Juventude Negra 8 contra 80’

Na quinta-feira (21), a partir das 14h, a Revista Quilombo lançará a sua 4ª edição com a participação especial da juventude negra da Liberdade, Cabula Uruguai e Subúrbio. O evento encerra as atividades do projeto ‘Juventude Negra 8 contra 80’ e acontecerá no Espaço Cultural Alagados, com as participações da secretaria de Promoção da Igualdade; Thiffany Odara, ativista transfeminista e pré-candidata às eleições de 2020; Eduardo Machado, jornalista do Coletivo Incomode; Sirlene Assis, Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia e Vander Charles, da Blackatitude, além dos coletivos Incomode, Odeart e Reprotai.  A distribuição das revistas será gratuita.


Esta 4ª edição é fruto da parceria da Associação Santa Luzia e da Revista Quilombo, contempladas no edital da Década do Afrodescendente da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) com o projeto ‘Juventude Negra 8 contra 80’ que teve por objetivo formar 32 jovens lideranças para dialogar e lançar publicações sobre temas ligados ao  protagonismo juvenil, violação e negação de direitos.

“Nesses tempos difíceis, convidamos os jovens para reforçar as frentes de batalhas contra a necropolítica que torna alvo corpos negros e delimita nossas comunidades como palco de uma guerra em que todas as balas perdidas são achadas entre nós. Esta edição traz uma simplicidade especial com narrativas construídas durante as formações. Esperamos realizar outras ações para a comunicação se estruturar em nossos bairros como instrumento de denúncia, informação e articulação na defesa dos direitos humanos e na luta antirracista. Começamos com a parceria na Revista, mas devemos pensar  as rádios comunitárias, os jornais populares e a simples panfletagem com os jovens, como reforço de não silenciamento frente ao racismo e extermínio do povo preto”, afirma Ivana Sena, editora da Revista

A Revista traz relatos de Lucas Gabriel, Adriane Sales, poesia de Ita Luz, dentre outras escritas e fotografias juvenis que se unem às colaborações do sociólogo Ailton Ferreira, da ekedi Eli Laise, da museóloga Lorena Lacerda e Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. O jornalista Eduardo Machado, do Coletivo Incomode, assina a matéria principal ‘Extermínio da Juventude Negra. Na Bahia dos corpos que não contam’. O editorial ainda aborda temas como Empreendedorismo Negro, Eleições 2020 e o Estatuto da Igualdade Racial, além disso, destaca o trabalho premiado da Drª Livia Sant’ana Vaz com o Mapa do Racismo na Bahia e faz uma singela homenagem à Makota Valdina, com a escrita da Kota Gandaleci.

A distribuição dos exemplares é gratuita e será realizada durante a cerimônia de encerramento, com a certificação dos 32 jovens participantes. O momento cultural ficará por conta da participação de Makonnen Tafari e um desfile de moda da marca Blackatitude, do empresário Vander Charles. Durante o Novembro, organizações do movimento negro, coletivos e escolas também serão contempladas com as revistas.

SERVIÇO
O que: Lançamento da 4ª edição Revista Quilombo
Quando: 21 de novembro, quinta-feira
Horário: 14h às 18h
Cultural: Makonnem Tafari e Desfile BlackAtitude
Local: Espaço Cultural Alagados
Entrada Livre

Tags: , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.