“Escritos de liberdade” tem lançamento em 21 de maio, em Salvador

Ana Flávia Magalhães PintoA palestra e sessão de autógrafos com a autora Ana Flávia Magalhães Pinto acontece na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

No dia 21 de maio, a autora Ana Flávia Magalhães Pinto lança o livro “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Largo do Pelourinho).

A obra da professora do Departamento História da Universidade de Brasília (UnB) apresenta um estudo detalhado sobre as articulações diretas e indiretas realizadas por homens negros, livres e letrados atuantes no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.

Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio e mais um grande número de gente livre “de cor” buscaram conquistar e manter espaços no debate público sobre os rumos do país, bem como atuaram na defesa da cidadania de pessoas negras livres, libertas e escravizadas. Indo de encontro às cotidianas práticas de “preconceito de cor” e “ódio de raça”, fizeram da atuação em jornais um meio estratégico para a criação de formas de resistência, de confronto, mas também de diálogo.

De acordo com Martha Abreu, professora titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), o livro “ocupa inestimável lugar no reconhecimento da presença de sujeitos históricos negros nos debates políticos públicos e nas lutas pela cidadania e igualdade no nosso país – já na segunda metade do século XIX!”.

Depois de Brasília, São Paulo e Salvador, “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista” será lançado em Porto Alegre, Goiânia e Jataí (GO).

Sobre a autora
Ana Flávia Magalhães Pinto é professora do Departamento História da Universidade de Brasília (UnB); doutora e pós-doutora em História pela Unicamp (2014 e 2017), mestre em História pela UnB (2006), graduada em Jornalismo pelo UniCEUB (2001) e História pela Unip (2017).

Além de “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista” (Editora da Unicamp, 2018), é autora de “Imprensa negra no Brasil oitocentista” (Selo Negro, 2010). Organizou as coletâneas “Pensadores Negros – Pensadoras Negras: Brasil, séculos XIXI e XX”, junto com Sidney Chalhoub (EDUFRB e Fino Traço, 2016); e “Griôs da Diáspora Negra” (Griô, 2017), com Chaia Dechen e Jaqueline Fernandes, entre outras publicações individuais e coletivas.

Desde a primeira graduação, Ana Flávia desenvolve pesquisas articulando conhecimentos das áreas de História, Comunicação, Literatura e Educação, com ênfase em: atuação político-cultural de pensadores/as negros/as, imprensa negra, abolicionismos e experiências de liberdade e cidadania negras no período escravista e no pós-abolição no Brasil e em outros pontos da Diáspora Africana.

Atualmente é também coordenadora nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Anpuh (2017-2019) e coordenadora da Atividades Formativas do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (Latinidades).

Serviço
Lançamento do livro “Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista”
Dia 21 de maio, 17h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Largo do Pelourinho).
Entrada franca.
Classificação indicativa livre.

O livro também está disponível para compra no link: http://www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?id=1179 .

Tags: , ,