IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Salvador sedia 10ª Caminhada do Maior Monumento Orixá no Brasil

Pedra de XangôAcontece no dia 10 de fevereiro, em Cajazeiras, Salvador a 10ª Caminhada da Pedra de Xangô. O objetivo do evento é valorizar a Pedra de Xangô, Maior Monumento Orixá no Brasil e somar as lutas contra a Intolerância Religiosa, preservação do Patrimônio Material e Imaterial, integração humana e fortalecimento das heranças africanas.

A 10ª Caminhada é um evento de recuperação de uma importante tradição religiosa da Bahia, um dos marcos de resistência e luta do povo negro da Região Metropolitana de Salvador, pois a Pedra de Xangô, localizada em uma área de mata, servia de refúgio para negros escravizados. Há 29 anos, Mãe Iara de Oxum, terreiro Ilê T’omin Kiosisé Ayó, foi fazer oferendas aos orixás e descobriu a pedra na vasta mata, após a descoberta teve a confirmação no jogo de Ifá que do Orixá Xangô.

O evento marca integração de religiosos de Matriz Africana de Cajazeiras, Guarda da ancestralidade, religiosidade, cultura, valor geológico e de desenvolvimento integrado e sustentável. A caminhada será o marco da instalação do Projeto Casa de Memória da Pedra de Xangô e Projeto de Turismo Étnico Afro da Pedra, ambos construídos através de articulação com entidades de povos de terreiros, comunidade local, empreendedores locais, terceiro setor e poder público.  A realização da 10ª Caminhada da Pedra de Xangô é fruto Associação de Terreiros Pássaros das Águas, liderada por Mãe Iara de Oxum.  A concentração será no campo da Pronaica, em Cajazeiras X, e depois a caminhada segue pela Avenida Assis Valente.

O quê: 10ª Caminhada da Pedra de Xangô
Quando: 10 de fevereiro de 2019
Quanto: Entrada Gratuita
Onde: Pedra de Xangô – Avenida Assis Valente, Cajazeiras X
Informações: Naiara Brito – (071) 98714-0716

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.