IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Edson Gomes​ faz show no Pelourinho neste sábado (26)

Edson GomesO Recôncavo da Bahia possui uma longa tradição desse estilo musical, se tornando um dos berços e uma das capitais do Reggae no Brasil. E uma das mais, se não, a maior referência musical do Reggae no país, é ​Edson Gomes​, filho da cidade de Cachoeira e uma das vozes mais respeitadas do cenário internacional.

A chegada do Reggae ao Brasil é um tema ainda amplamente discutido tanto por fãs do estilo musical, seguidores da religião Rastafari no país e, por fim, historiadores(as) que se debruçam a desvendar as raízes dessa poderosa música nascida num dos países mais negros da Diáspora, a Jamaica2. O primeiro contato do público brasileiro com o Reggae é simbolizado pela visita de Jimmy Cliff3 ao país, em 1969, para participar do Festival Internacional da Canção (FIC).

Em 1972, Caetano Veloso6 gravou “Nine out of ten”, lançada no Brasil em 1972 no álbum “Transa”, e a música foi considerada um marco na história do Reggae no Brasil – não necessariamente por SER um Reggae. ​“Nine out of Ten, a minha melhor música em
inglês. É histórica. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de reggae, uma vinheta no começo e no fim. […]Bob Marley e The Wailers foram a melhor coisa dos anos 70”
.

Gilberto Gil também se arriscou na linguagem do reggae em 1977, no disco “Revela”, mas não se jogou totalmente no gênero. Porém, logo em seguida, gravou a música “No woman no cry”, de Bob Marley, e a versão se tornou um grande sucesso no Brasil, com mais de 500 mil cópias do compacto vendidas.

Simultaneamente a esse movimento, alguns estados, como Maranhão, Pará e Bahia também começavam a se apaixonar pelo Reggae que era trazido pelas mãos de um vendedor de discos importados. Nos anos seguintes, os primeiros álbuns começaram
a ser lançados no Brasil e, junto com a visita de Bob Marley ao país em 1980, o estilo começou a decolar de vez por aqui. No mesmo ano, Gilberto Gil e Jimmy Cliff fizeram uma turnê de sucesso com shows pelo Brasil.

Começaram então a surgir as primeiras bandas de Reggae no cenário nacional ainda no final dos anos 1970, aparece em Recife o Grupo Karetas7, considerado a primeira banda de Reggae do Brasil. Outro artista apontado como um dos pioneiros do gênero no país é ​Edson Gomes​. Nascido no Recôncavo Baiano, o cantor gravou seu primeiro disco “Reggae e Resistência” em 1988, e seus hits se espalharam por todos os cantos.   O Reggae chegou ao seu cume no Recôncavo trazido pela família Gomes, tendo em Edson Gomes seu primeiro e maior expoente. Haviam adeptos da religião Rastafari e apreciadores do estilo Reggae desde a década de 70 no Recôncavo, porém, os primeiros artistas a produzirem um som com o estilo surgem no início dos anos 80.

Edson Gomes nasceu em 3 de julho de 1955 (atualmente 62 anos) e iniciou sua carreira como artista aos 16 anos, após ganhar um festival de música em sua cidade. Porém, em 1982 foi morar e trabalhar em São Paulo na construção civil, e viu sua carreira deslanchar ao ganhar 1º lugar na categoria de melhor intérprete, no Festival Canta Bahia, com a música “Rasta”, recebendo também naquele mesmo ano o Troféu Caymmi e gravando seu primeiro compacto (LP).

Retornando para Cachoeira em 1985, participou do festival de música da cidade de  Feira de Santana/Bahia (que era a segunda maior cidade do interior do nordeste), nesse festival ele foi premiado com o 2º lugar como melhor intérprete. Em 1988, gravou o seu
primeiro álbum (em LP e CD) – Reggae Resistência – lançado pela gravadora EMI de onde saiu o seu primeiro sucesso, a canção Samarina, com seu estilo já definido como um roots reggae engajado, influenciado por Bob Marley e Jimmy Cliff. A partir de seu primeiro hit, ganha o Brasil, participando de grandes festivais nacionais, tendo suas músicas tocadas em todos os cantos do país e regravada por dezenas de artistas.

LOCAL: LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA – PELOURINHO
DATA: 26/01/19
HORÁRIO: 20:H
CONTATOS: (75) 99966-4698 / (71) 99969-5940 / (71) 98771-1737I

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.