11 Anos de Evolução Hip-Hop na 107.5 Educadora FM

15203385_1488861484464850_4223089387021817526_nHOJE (24/11), o Evolução HipHop completa 11 anos de transmissão pela 107.5 Educadora FM Bahia, programa que compõe a Faixa Negra da emissora, formada pelos programas “No Balanço do Reggae”, “Tambores da Liberdade”, “Rádio África” e “Evolução Hip-Hop”. Tempo que representa crescimento, perdas e ganhos.

Embora um dos principais ganhos do Evolução Hip-Hop tenha sido o grande índice de audiência no horário, três prêmios nacionais, uma menção honrosa estadual e o alto nível de visibilidade das pautas e ações dos movimentos sociais, negro e hip-hop, é desafiador manter um programa como esse no “AR” porque o racismo não dormi, ele agi de forma silenciosa, tenta calar a sua voz e o tempo inteiro testa a sua fé, vários já tentaram contra o programa, sim é verdade, mas pra nós pret@s nunca foi fácil e nunca será, persistimos e resistimos porque formos forjados na guerra! Ou vocês acreditam mesmo que o Racismo suporta/admite que se tenha programas de Rádio ou qualquer outra iniciativa de comunicação que fale de preto de forma positiva? Nan nan nin nan não, eu já vi vários começar e ficar no meio do caminho!

Desde sua estréia na Rádio Educadora FM em 24 de novembro de 2007 o Evolução Hip Hop vem contribuindo com o fomento, promoção, difusão, fortalecimento e reafirmação da cultura e identidade, dando voz e vês a grupos que historicamente foram colocados a margem da grande mídia convencional e criminalizados por elas.

Agradecemos em especial o carinho de tod@s @s noss@s ouvintes espalhados por essa Bahia, principalmente ao povo da periferia que nos acompanha durantes esses 11 anos e sabemos que a audiência é lá em cima, por mais que o Ibope oficial não vá lá fazer as pesquisa nós sabemos que geral escuta, pois temos esse retorno corpo a corpo, agradecemos o apoio do diretor do IRDEB, Flávio Gonçalves e toda sua equipe da Educadora FM, TVE, IRDEB pela parceria, aos parceiros que trocamos conteúdos e confabulamos estrategias de enfrentamento ao racismo na mídia, ao Instituto de Mídia Étnica, Correio Nagô, Valê do Dendê, Portal Soteropreta, Benvindo Produções, Portal Rap Nacional, Site Rap Zero Sete Um, Portal Aldeia Nagô, Tv Pelourinho, Ilê Aiyê, Bando de Teatro Olodum, Império Periférico Periferia da Rádio Aperipê e Aperipê TV de Aracaju/SE, a tod@s jornalistas, publicitários e comunicadores que fazem parte do grupo de WhatsApp AFRONTE. Eu não queria citar nomes aqui para não ter ciumes, mas é importante dar uma abraço no amigo e parceiro professor Jorge Portugal, é imprescindível dizer da importância e dedicação do radialista Mario Sartorello, o Sartô, e o cineasta Pola Ribeiro para a criação da Faixa Negra do Rádio Baiano na 107.5 Educadora FM, e do apoio da Secretaria do Cultura do Estado da Bahia (SECULT), para a manutenção do Evolução Hip-Hop.

Só pra terminar, informo que estamos em busca de apoios, parceiros para a realização da Festa de 11 Anos da Faixa Negra, pois temos que celebrar e não podemos deixar essa data passar em branco, porque é isso que o racismo quer. Quem quiser colaborar e associar a sua marca ao nosso evento chega mais!

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, com o apoio do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, e apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Bjs e abs.

Dj Branco