IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Fundação Cultural reúne linguagens artísticas no Novembro das Artes Negras 2018

Foto: Ravena Maia

Foto: Ravena Maia

A Fundação Cultural do Estado/SecultBA prepara – pelo segundo ano – sua programação especial do mês da Consciência Negra. O projeto Novembro das Artes Negras 2018 reunirá as sete linguagens artísticas abraçadas pela Funceb em ações diversificadas e gratuitas – em Salvador. Este ano, a Fundação Cultural pauta o tema “Insurgências Negras nas Artes”, trazendo debates, exposições, oficinas, mostras artísticas e shows musicais protagonizados por artistas negros e negras.

Tudo começa a partir do dia 21/11, na Sede da Funceb – Pelourinho, com a exposição do Acervo Circulante de Têxteis da Casa das Áfricas, coordenada pela escritora Daniela Moreau. Junto à expo estarão à mostra também tecidos de Blocos Afros de Salvador. As mostras estarão abertas à visitação até o dia 30/11.

De 21 a 23, na Sala da Cia. De Teatro e Sala Polivalente do TCA, o projeto Escritas em Trânsito promoverá a Oficina “Da poesia à autogestão”, com as autoras Mel Duarte (SP), Jéssica Balbino (MG). Mel Duarte é poeta, slammer, produtora cultural e atua com literatura independente desde 2006. Ela faz parte do coletivo “Poetas Ambulantes” e é uma das organizadoras da batalha de poesias voltada para o gênero feminino “Slam das Minas- SP”. Jéssica Balbino é jornalista, pesquisadora e Mestre em Comunicação (Unicamp), e, juntas, falarão sobras suas vivências na literatura marginal e periférica do país. Na pauta, os Slams de Poesia, a autopublicação, publicação via editora e a internacionalização da literatura.

De 26 a 30 de a Diretoria Audiovisual da Funceb (DIMAS), realizará Curso Livre de Roteiro Audiovisual, ministrado pelo roteiristaLeandro Santos Rodrigues. O curso é em parceria com a Escola da Diáspora, é gratuita, terá inscrições prévias e acontecerá na Sala Alexandre Robatto (Barris), das 9h às 13h – todos os dias.

No dia 27/11, às 15h, também na Sala King, artistas da Dança terão a oportunidade de debater o tema “As influências da Diáspora na estética e poética da Dança na América Latina”, na II Edição do projeto “Diálogos Possíveis”. O projeto iniciou em 2017, pautando aspectos da Dança no contexto afro-brasileiro e este ano trará a participação dos pesquisadores Orun Santana, Inaicyra Falcão e Edeise Gomes.

No dia 28/11, a Fundação Cultural lança, por meio da DIMAS, o Circuito Luis Orlando – circuito de exibição cinematográfica em parceria com o projeto Escolas Culturais que homenageia o cineclubista e ativista negro Luiz Orlando. O Circuito consiste em pontos de exibição gratuitos – inicialmente nas 85 Escolas Culturais da capital e do interior – voltados para exibição de obras brasileiras, em especial baianas. O lançamento acontecerá no Colégio Estadual Luís Viana (Brotas), em atividade restrita aos alunos.

Já no dia 29/11, aberto ao público, o Núcleo de Artes Circenses da Funceb realiza, na Sala Walter da Silveira (Barris), a exibição do documentário “Minha Avó era Palhaço”, seguida de palestra sobre o Circo Guarany, propriedade de uma das primeiras famílias circenses negras do Brasil. A palestra terá como tema “Memórias de uma das primeiras famílias circenses negras do Brasil”, com Mariana Gabriel, neta cineasta e neta de Dona Maria Eliza Alves dos Reis, a primeira palhaça negra do Brasil. No dia 30/11, Mariana Gabriel dará a oficina de vídeo “Do roteiro à produção: registro audiovisual da memória do circo”, restrita a profissionais de Circo, das 9h às 18h.

No dia 30/11, também será a vez de Teatro, com apresentação do espetáculo “Medeia Negra”, seguida de debate com o tema “Diáspora: mulheres que romperam prisões”. A atividade acontecerá na Sala King (sede da Funceb) e será restrita a convidados.

A partir deste dia – 30 de novembro – o Centro de Formação em Artes abrirá convocatória para a segunda turma do Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – AGÔ, voltado a para gestores culturais, pesquisadores, educadores e artistas que tenham interesse na Dança Afrobrasileira.

No dia 5/12, encerrando a programação, será a vez da linguagem Música, com a apresentação do show “Dão canta Roberto”, com o cantor Dão. Será no Conjunto Penal Feminino, às 11h.

PROGRAMAÇÃO

 

[Dança] 
O que: Mostra dos Grupos Residentes do Centro de Formação das Artes
Onde: Praça da Cruz Caída (Pelourinho)
Quando: 10/11 (sábado), 15h
Acesso: Gratuito

O que: Mesa Diálogos Possíveis “As influências da Diáspora na estética e poética da Dança na América Latina”
Onde: Sala King (sede da Funceb – Pelourinho)
Quando: 27/11 (terça-feira), 14h às 17h
Acesso: Gratuito

O que: II Convocatória para Núcleo de Estudos em Dança Afro-Brasileiras – AGÔ
Onde: Online
Quando: 30/11
Acesso: Gratuito Online

_____


[Artes Visuais] 
O que: Expo Acervo Circulante de Têxteis da Casa das Áfricas + Expo de Tecidos de Blocos Afros

Onde: Sede da Funceb – Pelourinho
Quando: De 21/11 a 30/11

Acesso: Gratuito

___________

[Teatro]
O que: Medeia Negra + debate “Diáspora: mulheres que romperam prisões”
Quando: 30/11, 15h
Onde: Sala King (sede da Funceb)
Acesso: restrito a estudantes convidados._______

[Literatura]

O que: Oficina do projeto “Escritas em Trânsito”, com Mel Duarte e Jessica Balbino
Onde: Sala da Cia. de Teatro do TCA
Quando: 21 a 23/11
Acesso: Inscrições encerradas
_______


[Circo]
O que: Exibição do documentário “Minha Avó era Palhaço” + Palestra “Memórias da primeira família circense negra do Brasil”, com Mariana Gabriel.

Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)
Quando: 29/11, 18h
Acesso: Gratuito

O que: Oficina de vídeo “Do roteiro à produção: registro audiovisual da memória do circo”, com Mariana Gabriel
Onde: Sala Walter da Silveira (Barris)
Quando: 30/11, 9h às 18h
Acesso: Restrito a artistas circenses
__________

[Música]
O que: Show “Dão canta Roberto, com Dão
Onde: Conjunto Penal Feminino
Quando: 5/12, 11h
Acesso: Restrito
______________

[Audiovisual]

O que: Curso Livre de Roteiro Audiovisual, com Leandro Santos Rodrigues

Quando: 26 a 30 de novembro, 9h às 13h
Onde: Sala Alexandre Robatto (DIMAS- Barris)
Acesso: Inscrições gratuitas online

O que: Lançamento do Circuito Luís Orlando (Escolas Culturais)
Quando: 28/11, 19h
Onde: Colégio Estadual Luís Viana (Brotas)
Acesso: restrito a alunos

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.