HOJE: Ato Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o Sagrado

Ato Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o SagradoAto Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o Sagrado, acontece hoje, 08 de agosto, as 17h na Praça Municipal de Salvador. Esse protesto foi motivado pela votação do Recurso Especial nº 494601 que acontecerá no Supremo Tribunal de Justiça em Brasília no dia 9 de agosto, que traz em seu texto original a proibição da sacralização de animais para fins alimentícios em nossos cultos sagrados.

Este ato é para mostrar à sociedade que o RE reafirma o racismo sobre as religiões de matrizes africanas e promove a intolerância e o ódio religioso crescentes na sociedade brasileira, já que a proibição visa exclusivamente essas religiões, excluindo a interdição a muçulmanos e judeus que tem hábitos de alimentação tradicional sagrada semelhantes e movimentam comercialmente abatedouros e frigoríficos especializados em abate de cunho religioso, sendo o Brasil campeão dessas exportações,  segundo a organização do evento.

No mesmo horário em todo território brasileiro acontecerão manifestações, atos e caminhadas, o povo de terreiro ganhará as ruas para dizer ao mundo que este ato é acima de tudo pela vida e pela manutenção das tradições dos povos das religiões afro-brasileiras.

Ainda que na Constituição conste que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos”, casos de ataques contra religiões não-cristãs seguem crescendo no Brasil: entre 2015 e 2016 as denúncias duplicaram, de acordo com a Secretaria dos Direitos Humanos (SDH).

Serviço:
O que: Ato Pelo Justo Direito de Alimentar e Celebrar o Sagrado