IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Comunicação Como Mobilização Social

Aprendendo a Aprender

Por Paulo de Almeida Filho*

Jovens que participam da primeira turma do curso “Comunicação Social-Contexto Comunitário” que é oferecido pelo Projeto Aprendendo a Aprender na cidade de São Sebastião do Passé/Ba, visitaram no último sábado (09), a Rádio Educadora FM 107.5, em Salvador, a visita faz parte das atividades teóricas/práticas na 3° etapa do curso Rádio Jornalismo.

DJ Branco, o produtor e apresentador do programa Evolução Hip Hop que vai ao “ar” todo sábado, às 17h, na emissora fez a recepção da turma e mostrou os bastidores da rádio, falou sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento sócio-político-cultural e econômico da sociedade, do racismo na mídia, do protagonismo juvenil a partir da comunicação e de como a juventude pode contribuir para a desconstrução de estereótipos e criminalizações que sofre as comunidades populares. Os jovens bateram um papo ainda com o  radialista António Pita, que falou sobre sua vasta experiência com o rádio, e para finalizar a visita a turma do curso acompanhou a transmissão ao vivo do Evolução Hip-Hop no estúdio.


Rádio Evolução HipHopSegundo Mila Barbosa, integrante do curso de comunicação, essa experiência de participar da primeira turma na cidade foi importante para confirmar seu interesse em produzir notícias e reforçar o trabalho coletivo.

O curso de Comunicação Social está na fase final e depois de seis meses como resultado desse processo foram produzidos um jornal impresso, sete entrevistas audiovisuais e quatro programas de rádio com abordagens sobre saúde, esporte, política e cultura da cidade. Os jovens planejaram, elaboraram e executaram todas etapas, dessa iniciativa foi criado o coletivo de comunicação independente denominado de Comunicação em Foco.

Evolução HipHopO Projeto Aprendendo a Aprender existe há cinco anos e é coordenado pela Psicopedagoga Meire Diane Oliveira, também é idealizadora do projeto e atua também como facilitadora em algumas atividades, as aulas do curso de comunicação aconteceram no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e foram ministradas de forma voluntária pelo Jornalista Paulo de Almeida Filho.

Para a cursista Paloma Gonçalves, o curso contribuiu para colocar em prática a vontade de se comunicar em prol da sua cidade e comunidade com qualificação e estimular suas habilidades na comunicação.

A coordenadora do projeto informou que a formação do coletivo de comunicação vai possibilitar a estruturação de um projeto de mídia local independente e através de alguns colaboradores será possível continuar a produção de notícias na cidade.

Mais informações sobre o projeto vocês conferem na FanPage https://www.facebook.com/Aprendendo-a-Aprender-163648057148412/

Tel. (71) 991438675 – Meira Oliveira / Coordenadora do projeto

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2018 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.