IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

“14 de Maio”, música de Lazzo Matumbi e Jorge Portugal faz reflexão sobre esse dia!

Lazzo Matumbi e Jorge Portugal

Por Dj Branco

“Olha moço fique esperto que eu não sou menino”. Lazzo Matumbi

Ontem, 13 de maio de 2018, completou-se 130 anos da falsa abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea em 1888. Mas será mesmo que a escravatura foi abolida neste Brasil? Os indícios da realidade que vive a maioria da população brasileira que é a população negra, prova que não.

Ai você pergunta. E eu com isso?

 

Eu quero que dizer que é dever de todo mundo lutar por um mundo mais justo, e nesta luta está incluída aí a justiça racial. Afinal, além de sofrer com as desigualdades sociais, a população negra sofre também com o maior câncer da sociedade brasileira: o racismo, racismo esse que mata, na saúde, na educação, no trabalho, na moradia e na bala, o racismo mata também nos serviços públicos e privados quando é praticado o racismo institucional, mata ainda nos meios de comunicação sensacionalistas que criminaliza e nega a identidade de nosso povo.

O Brasil tem uma dívida história com a população negra, e é dever de todos e todas combater o Racismo. As políticas de ações afirmativas e de cotas para negros e negras existentes ainda são muito poucas para sanar essa dívida.

Na verdade o 13 de maio para quem luta por justiça racial é o Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Liberdade? Que liberdade é essa? Se assina a Lei Áurea e joga os negros ao vento (hoje), no dia 14 de maio, sem casa, sem comida, sem saúde, sem  educação, sem nome, sem identidade, daí surge os quilombos, as favelas, sim, esses sim são espaços de resistência, espaços de luta, de luta pela vida, porque se fala muito da luta de classes, mas a maioria da população nem sabe o que significa isso, nem sabe o que significa luta de classes, a população negra só luta por uma coisa, luta pela vida nesse país racista que ceifa a vida de jovens negros 24h, por dia.

A voz mais poderosa da música negra baiana se não dizer do Brasil, Lazzo Matumbi,  lançou hoje a música “14 de Maio”, composta por ele e o prof. Jorge Portugal. “Essa música é mais uma sequência de “Alegria da Cidade”, essa é uma mensagem para todo mundo refletir, o que a gente tá passando, o que a gente passou e o que não queremos mais passar”, declara Lazzo Matumbi.

ESCUTE “14 DE MAIO”

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2018 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.