IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Fundadora do BlackRocks Startups ministra palestra em Salvador

 Maitê LourençoMaitê Lourenço realiza palestra inspiracional em abertura do II Ciclo de Pré-aceleração do Vale do Dendê.

Psicóloga com atuação nas áreas de gestão de carreira, treinamento e desenvolvimento, Maitê Lourenço é convidada do Valê do Dendê para ministrar palestra inspiracional gratuita nesta sexta-feira, 27, a partir das 19h, no Centro Cultural da Barroquinha.

Fundadora da organização BlackRocks Startups – aceleradora de startups que promove o protagonismo da população negra, sendo finalista do Startup Awards – categoria Impacto Social, Maitê Lourenço é uma das mulheres inspiradoras da Think Olga e premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, categoria diversidade (2007), sendo considerada uma das jovens mais inovadoras pelo departamento de Responsabilidade Social da Rede Globo de Televisão e homenageada através do programa Caldeirão do Huck no Especial Inspiração.


Com o desafio de capacitar 30 empreendedores criativos e mudar o ecossistema local, o Vale tem promovido capacitações e acesso à rede de networking nas áreas de tecnologia, educação e finanças, proporcionando aos novos negócios um despertar para a competitividade do mercado, crescimento em escala e participações em rodadas de aceleração.

“Nossa expectativa é que o segundo ciclo ajude a completar a caixa de ferramentas básica que os acelerados necessitam para mergulhar neste novo mundo. Ao definirmos a agenda dos dois módulos de pré-aceleração procuramos privilegiar a elevação da autoestima destes 30 guerreiros. Por isso, a absorção de insights, técnicas e conhecimentos diferenciados são vitais para que ele possa se desenvolver e fazer escolhas baseadas tanto no feeling quanto no conhecimento técnico. Estamos confiantes de que este módulo, que se inicia com a palestra motivacional e inspiracional da empreendedora Maitê Lourenço, fundadora do Black Rocks, ajudará muito no trabalho de elevação da autoestima, do empoderamento e na absorção de insights que permitam driblar e ultrapassar os desafios do dia a dia”, afirma Rosenildo Ferreira, diretor de inovação e marketing da Vale do Dendê.

Seguindo o ciclo de capacitações, o sábado e domingo serão marcados por orientações nas áreas de Comunicação Digital e Imprensa, com Bia Bem e Rodrigo AlmeidaSistema B para Negócios Sustentáveis, com Laura GurgelCases de Investimentos, com Braulio Barreto e Carolina Costa; e Orientações práticas em tipos de investimentos para negócios, com Adelmo Bittencourt e Gilson Barbosa. As capacitações ocorrerão ao longo dos dois dias, com acesso restrito aos acelerados.

Saiba Mais
Com o patrocínio da Fundação Itaú Social e da Fundação Alphaville, a Aceleradora selecionou ao todo 30 empreendedores criativos – entre 107 inscritos, onde 10 deles terão espaço fixo de trabalho no coworking da Vale do Dendê e os demais terão acesso à rede de networking nas áreas de tecnologia, educação e finanças, além de participarem de dinâmicas de pré-aceleração, cursos e eventos como forma de melhorarem sua competitividade no mercado, tornando-os aptos à participação de novas rodadas de aceleração.

Contando com o apoio da Endless – empresa de tecnologia nascida no Vale do Silício – a aceleração funcionará de forma diferenciada, a exemplo da contrapartida dada pelos empreendedores que deverão devolver, na forma de serviços comunitários, uma parte do investimento em capital intelectual que será realizado em suas startups.

Maiores detalhes sobre o projeto podem ser conferidos no endereço www.valedodende.org.


SAIBA MAIS | CONVIDADOS

Maitê Lourenço (BlackRocks Startups)
Especializanda em Neuropsicologia pelo CDN/UNIFESP. Psicóloga, com atuação de mais de 12 anos nas áreas de Gestão de Carreira, Treinamento e Desenvolvimento. Foi membro do GT de Relações Raciais do CRP/SP (2014 -2016). Empreendedora pela Cia de Currículos, facilitadora em Design Thinking e atualmente é fundadora do BlackRocks Startups, uma aceleradora de startups que promove o protagonismo da população negra, sendo finalista do Startup Awards, categoria Impacto Social, uma das mulheres inspiradoras da Think Olga e premiada pela Revista Veja no Prêmio Veja-se, categoria diversidade, todas as premiações em 2017. Em 2018, foi considerada uma das jovens mais inovadoras pelo departamento de Responsabilidade Social da Rede Globo de Televisão e homenageada através do programa Caldeirão do Huck no Especial Inspiração.

Bia Bem
Bacharel em Rádio, Tv e Video pela FIAM FAAM (São Paulo) e Pós-graduada em Mídias Digitais pela Unijorge, em Salvador, Bia Bem é especialista em mídias digitais com foco em cultura e música. Trabalhando no online desde 2011, faz o gerenciamento online de artistas e projetos culturais. Desde 2016 é responsável pela gestão online da cantora trans Linn da Quebrada. Com 6 anos de atuação na área, ministra cursos sobre Redes Sociais para Economia Criativa e Cultural.

Rodrigo Almeida

Relações Públicas; Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial (SENAI – Cimatec); Palestrante; Professor; Gestor da agência Criativos Coletivos – joint venture especializada em comunicação criativa e relacionamentos estratégicos; Pesquisador do Projeto de Pesquisa e Extensão Estratégias de Governança em Rede de Políticas Públicas: coproduzindo Tecnologias Sociais para o enfrentamento da violência contra a mulher, o racismo e LGBTfobia (PROAP / EAUFBA – UFBA); idealizador do projeto Coletivo Minissaia; Autor do canal Plurais (Aratu Online); Produtor do Arq&Decor (Aratu Online) e colaborador do site Dois Terços.

Carolina Costa – Cubos Tecnologia
Carolina Costa é atualmente a head de inovação e novos negócios da Cubos Tecnologia, uma desenvolvedora de soluções tecnológicas. Empreendendo há mais de 5 anos tem o sonho de usar a tecnologia para impactar positivamente o mundo.

Laura Gurgel – Membro da Ser
Curiosa por natureza, libriana e determinada, Laura navegou por diversos caminhos até chegar a SER. No curso de Publicidade e Propaganda, apaixonou-se pelo poder de comunicar-se com o outro através de imagens e palavras, amor esse que levou consigo pelas agências que atuou no setor de criação e planejamento. Este último descoberto durante o MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e intensificado durante a sua atuação em produtoras culturais e de eventos. Além da comunicação, se amarra em planejamento, desenvolvimento de estratégias de gestão e execução de projetos, sejam eles de que natureza for. Mas, ama na mesma intensidade realizar coisas e se reconhece como uma produtora nata, culpa de sua mãe que a levava aos sets de filmagens quando pequena e que, junto com ela, criou a Ondina Filmes, uma produtora baiana de cinema. Atualmente, além de dividir o seu tempo entre a SER e a Ondina Filmes, é membro de uma rede internacional de jovens, o Global Shapers – uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial – que realizam projetos para impactar positivamente a sua comunidade e que há três anos transforma a sua vida, reafirmando o seu propósito de querer ser uma pessoa cada vez melhor para o mundo.

Braulio Barreto – Las Palomitas

Braulio Barreto é empresário e consultor de negócios, com experiência nas áreas administrativa, estratégica e marketing. Engenheiro eletricista pela UFBA, com passagem na Universidade de Sevilha (Espanha), foi sócio fundador da Ledo Brasil, negócio especializado em iluminação com LED, e funcionário da Votorantim Cimentos, com atuação destacada no corporativo em São Paulo. Fundou a Las Palomitas, empresa fabricante de pipocas gourmet, e é o atual gestor do negócio. Atua também como consultor na Oportunis, empresa nacional de corretagem de negócios, e na DHE Brasil, consultoria empresarial. De forma voluntária, participa ativamente em entidades empresariais, como a FECOMERCIO, AJE-Bahia e FIEB, tendo assumido no último ano a presidência do Conselho de Jovens Lideranças da Indústria da FIEB.

Gilson Barbosa – Executivo em Finanças e Empresário
Empresário no ramo de Distribuição de Alimentos Congelados, Atacado e Varejo (Açaí, Frutas Congeladas, Polpas de Frutas etc), Gilson trabalhou no Banco Bradesco passando por todas as carteiras do banco, Gerente Geral desde 1988 até 2002 quando assumiu a Superintendência Executiva até 2016, gerindo rede de agências nos estados do NE. Hoje presta consultoria a empresas de porte Médio, Pequeno e Micro e oferece orientações financeiras a Pessoas físicas e Jurídicas.


SAIBA MAIS | EQUIPE VALE DO DENDÊ

Paulo Rogério Nunes

Publicitário e empreendedor. Cofundador da Vale do Dendê e consultor em diversidade.  Com vasta experiência no estudo sobre mercados multiculturais e inovação social, ele já percorreu 20 países participando de atividades sobre o tema da diversidade. Em 2011, recebeu um prestigioso fellowship profissional da Fulbright na Universidade de Maryland (EUA) para estudar “Jornalismo e Novas Mídias”, onde teve contato com executivos de grupos como Washington Post, New York Times e Bloomberg. Além disso, é palestrante e consultor da Casé Fala, fellow da Ashoka e afiliado ao Berkman Klein Center da Universidade Harvard. Paulo foi um dos 11 líderes escolhidos para um encontro privado, em São Paulo, com o ex-presidente Barack Obama,que logo depois o convidou para fazer a palestra de abertura no primeiro evento internacional da Obama Foundation, em Chicago.

Ítala Herta

Empreendedora social, palestrante e produtora cultural. Trabalha há mais de 10 anos com projetos de inovação social e cultura para artistas independentes, instituições públicas e privadas do Brasil. É pesquisadora e comunicadora independente da cultura negra e periférica. Ítala é graduada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela UNIFACS/LAUREATE. Em 2015, participou do Laboratório Ibero-americano de Inovação Cidadã (#LABICBR) promovido pela Secretaria Geral Ibero-Americana, em parceria com o Ministério da Cultura, onde desenvolveu metodologias para comunidades marginalizadas do Rio de Janeiro. É associada da SILO – Arte e Latitudes Rurais (https://silo.org.br), organização nacional instalada na zona rural do Rio de Janeiro que atua promovendo o protagonismo feminino e práticas colaborativas.

Rosenildo Ferreira

Graduado em jornalismo, possui grande experiência na área e foi eleito por três vezes (em 2014, 2015 e 2016) um dos “Mais Admirados Jornalistas Brasileiros”. Em setembro de 2013, Rosenildo liderou a criação do Projeto Colaborativo 1 Papo Reto, uma plataforma de mídia dedicada à promoção do debate da sustentabilidade e do empreendedorismo. Além de gerir a startup e escrever artigos e reportagens para o portal 1 Papo Reto (www.paporeto.net.br), ele assina a coluna “Empreendedorismo Sustentável” no site da revista IstoÉ DINHEIRO. Na área social, integra o Conselho Consultivo da Afrobras, de SP, mantenedora da Faculdade Zumbi dos Palmares. Consultor de projetos de diversidade racial em empresas, ele é autor do livro “Histórias Inspiradoras – conheça 50 empreendedores sustentáveis que fazem do mundo um lugar melhor” (2015). Possui especialização em “Gestão da Comunicação e Marketing Digital” (FAAP-SP, 2017) e cursa, no sistema de EaD, o MBA “O Jornalista da Era Digital como Agente e Lí­der de  Transformação Social”, na Faculdade Tecnológica de Monterrey (México).

Hélio Santos

Doutor em Administração (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1989). Mestre em Finanças (Faculdade de Economia e Administração da USP) (1980). Graduado em Administração de Empresas (FAMCE) (1970). Consultor da Pesquisa “Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas Ações Afirmativas”. Palestrante e consultor na área de gestão da diversidade (inclusão de mulheres, negros e pessoas com deficiência no mundo corporativo). Autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso”, ensaio que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sociorracial. Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD e Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial. Atuou como Consultor na área de Gestão da Diversidade para diversas organizações como Banco Real, Itaú-Unibanco, CPFL, Grupo Abril, Fundação Ford, Fundação Kellogg, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Campinas, Prefeitura de Salvador, entres outras.

ASSESSORIA DE IMPRENSA LOCAL:

PARA CONTATOS – INFORMAÇÕES
Rodrigo Almeida
rodrigo@criativoscoletivos.com.br

71 98136-5199

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.