12ª Caminhada do Samba leva paz para o cortejo

Caminhada do SambaUnesamba promove um ato pelo fim da violência no próximo dia 3

No próximo dia 3, a comemoração ao Dia do Samba– festejado no dia 2 de dezembro– reúne os amantes do ritmo em cortejo pelas ruas do Centro da capital baiana. Com o foco no combate a toda forma de violência, a partir das 13h, nove trios dos blocos que integram a União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) saem do Campo Grande para a 12ª edição da Caminhada do Samba com as melhores atrações do gênero que irão embalar o Carnaval 2018 das agremiações.

Na prévia do carnaval de samba de Salvador, a proposta é que todo folião vá de branco para cobrir todo o trajeto do desfile com a energia da paz que norteia todas as edições da caminhada que tem a característica de atrair público de várias gerações, abrindo a alta temporada de eventos em Salvador. A troca de camisetas por uma lata de leite em pó pode ser realizada, a partir da próxima terça-feira (28), na sede do Reduto do Samba (R. Amparo do Tororó, nº 101, Nazaré. Contato: 3237-5344 ), do Alvorada (R. da Independência, 68 2º andar, Nazaré. Contato: 3322-3684) e do Alerta Geral (R. Direita da Piedade, Barris, nº 14. Contato: 3329-6949 ).

“Além da nossa história de resistência em manter a tradição e fortalecer a presença do samba baiano no Carnaval de Salvador, a Caminhada do Samba também levanta a discussão sobre temas que, também, estão incluídos na nossa bandeira de luta como o combate à violência contra a mulher”, disse o diretor de eventos do Proibido Proibir, Luizinho.

O sambista Walmir Lima – que celebra 70 anos de carreira e tornou-se referência nacional do samba baiano – e cantora e compositora referência da década de ouro do rádio, Claudete Macedo, serão os homenageados deste ano. A concentração será no Campo Grande e o encerramento acontece na Praça Castro Alves. Juntos, as entidades que integram a Unesamba– Alvorada, Alerta Geral, Pagode total, Proibido Proibir, Reduto do Samba, Vem sambar, Amor e Paixão, Samba popular e Q felicidade–são as maiores e mais antigas referências carnavalescas do genuíno samba e já levaram mais 100 mil foliões no evento que faz parte do calendário de mobilizações populares em Salvador. A Unesamba foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a origem e essência do samba na Bahia, profissionalizar e fortalecer as entidades que atuam no gênero e são destaques da quinta, sexta e sábado de Carnaval.

“Estamos ansiosos, pois, a cada ano o público cresce e valida o nosso trabalho e o esforço para a realização de eventos de samba em Salvador. Sem contar que funciona como um termômetro para o desfile no carnaval e é a nossa largada para intensificar as vendas das fantasias”, afirmou o diretor do Proibido Proibir.

A edição deste ano conta com apoio da Bahia FM, TV Bahia, das rádios Piatã, Itapoan FM e  Sociedade, da Empresa Salvador Turismo (Saltur) da Prefeitura de Salvador, do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e das secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (SecultBA) do estado da Bahia.

O que: 12ª Caminhada do Samba da Unesamba
Onde: Campo Grande até a praça Castro Alves
Quando: 3 de dezembro, domingo, a partir das 13h
Atrações: Alvorada (Bambeia), Alerta Geral (Miudinho), Pagode Total (Pagode Total e É o Tchan), Amor & Paixão (Movimento), Reduto do Samba (Deny Palma), Vem Sambar (Fora da Mídia), Samba Popular (A Grande Família), Proibido Proibir (Fuzukda) e Q Felicidade (Patrulha do Samba).

Camilla França DRT 3042/BA 71 99205.5102 (Whattsapp)
Meire Oliveira DRT 2719/BA 71 99995.5308 (Whattsapp)

Tags: , ,