IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Abrindo o mês da Consciência Negra, CESE e SOS Corpo promovem debate público e espetáculo “Isto Não é uma Mulata”

Isso não é uma MulataRepresentações históricas das mulheres negras, somadas às representações contemporâneas, bem como exposições negativas e estereotipadas na mídia e na cultura, serão temas do debate público promovido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, nesta quinta-feira (09/11), às 19h, no auditório do MAB – Museu de Arte da Bahia.

A iniciativa que tem como objetivo contribuir para fortalecer o protagonismo das mulheres negras no debate público e nos processos de participação social, faz parte da Ação “Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos e Construindo Direitos”, com financiamento da União Europeia no Brasil.

Na ocasião, haverá a apresentação do projeto multilinguagens Isto Não É Uma Mulata, com o solo performático da atriz Mônica Santana. O espetáculo trabalha de forma irônica com as mesmas questões abordadas no debate, visitando clichês na representação da mulher negra, por vezes, reduzida ao trabalho doméstico, à sensualidade, ao corpo exuberante.

 

Para Rosana Fernandes, assessora de projetos e formação da CESE, estamos inseridos/as numa sociedade moldada por noções de gênero e raça, e discussões como essas são fundamentais para resistência e enfrentamento: “Vivemos em contexto racista e sexista, em que as pessoas vivem rodeadas por preconceitos e estereótipos relecionados a mulher negra. Essa condição perpetua subempregos, baixo grau escolaridade e uma série de barbaridades e atos violentos”. E completa: “Estaremos reunidas para dizer não a tudo que não nos representa, e também para lutar por nossos direitos e espaços de articulação, discussão e decisão.”

Este evento contará com a participação de lideranças do movimento de mulheres e do movimento negro dos estados do Norte e Nordeste, gestores/as públicos, parlamentares e lideranças do movimento popular.  A entrada é gratuita e por ordem de chegada.  Os ingressos serão distribuídos a partir das 17h, no local, pela equipe CESE/SOS CORPO.

Sobre a CESE

A CESE é uma entidade ecumênica  que, há 44 anos, atua para fortalecer movimentos sociais e grupos populares que lutam por transformações políticas, econômicas e sociais, focando estruturas em que prevaleçam a democracia com justiça, intermediando recursos financeiros e compartindo espaços de diálogo e articulação.

A entidade tem sede em Salvador, Bahia, e apoia projetos em todo o Brasil. As organizações prioritárias para receber apoio são movimentos sociais populares, associações, sindicatos, grupos de base, cooperativas, fóruns e articulações, organizações não-governamentais de apoio e assessoria ao movimento popular, organizações ecumênicas e setores de ação social de igrejas.

Sobre o SOS Corpo

O SOS Corpo é uma organização da sociedade civil, autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1981 e com sede em Recife, Pernambuco, que atua há 35 anos em prol da emancipação das mulheres, propondo a construção de uma sociedade democrática e igualitária com justiça socioambiental. Sua ação é fundamentada na ideia de que os movimentos de mulheres, como movimentos sociais organizados que lutam pela transformação social, são sujeitos políticos que provocam mudanças nas condições de vida das mulheres em geral. Para o instituto, a luta contra a pobreza, o racismo e a homofobia são dimensões fundamentais do feminismo, da transformação social para o enfrentamento do sistema capitalista, racista e patriarcal, produtor de desigualdades e sofrimento humano.

SERVIÇO
Debate Público  e Espetáculo “Isso não é uma Mulata”
Tema – A peça e o debate retrataram a representação da mulher negra na sociedade

Quando –09 de novembro

Onde –MAB – Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, Salvador

Quanto: Entrada Franca

 

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.