NordesteLab recebe cineasta indicado ao Oscar

Abderrahmane SissakoO diretor de cinema Abderrahmane Sissako, considerado um dos mais ativos e conhecido cineasta da África e indicado ao Oscar em 2015, participa da terceira edição do NordesteLab, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador.

O NordesteLab 2017, que acontece de 30/05 a 02/06 em Salvador, contará com a participação especial do cineasta Abderrahmane Sissako, no dia 02 de junho, às 14h30, no painel “Cinema Negro”, que será realizado no Teatro do Goethe Institut Salvador/ICBA, com entrada gratuita mediante a lotação do espaço. Entre as abordagens do painel, destacamos a promoção da identidade e da cultura negra sob a ótica de cineastas e produtores negros.

O cineasta da Mauritânia Abderrahmane Sissako, que foi um dos indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015 por seu longa “Timbuktu” é uma referência do cinema mundial, acumulando prêmios por diversos trabalhos realizados como diretor e produtor, entre eles, o de melhor filme estrangeiro no Festival de Cannes com o filme Heremakono (À espera da felicidade). O diálogo com o cineasta será mediado pelo diretor baiano Antônio Olavo.

Sobre o NordesteLab

O NordesteLab se configura como uma plataforma de encontros que visa o fortalecimento de redes, a comercialização de produtos nordestinos, a realização de ações de formação e qualificação, além da promoção de intercâmbios culturais, estimulo à inovação e entrada de novos agentes no setor.

Ele foi pensado como uma ação continuada, dividida em duas etapas complementares. Em primeiro lugar, com a realização de atividades preparatórias de formação, que buscam disseminar conhecimentos gerais sobre a dinâmica do mercado audiovisual no Brasil.

Em segundo lugar, com a realização de um evento principal composto por espaços de trocas de experiências entre produtoras, realizadores independentes, estudantes e representantes diretos do mercado audiovisual, nacionais e internacionais, como canais de televisão, distribuidoras de filmes e coprodutores. Este encontro, o NordesteLab 2017, acontecerá em Salvador de 30 de maio a 02 de junho.

Sobre o Laboratório Audiovisual

O Laboratório Audiovisual é um espaço de experimentação construído a partir do tripé da formação, pesquisa e fomento ao mercado audiovisual regional. As ações realizadas por ele visam contribuir para promoção dos produtos audiovisuais, a profissionalização e capacitação dos profissionais e articulação dos diferentes agentes, públicos ou privados do setor audiovisual. Entre as ações, destacamos o NordesteLab.

Para esta edição o NordesteLab conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC/BA) e do Goethe Institut Salvador, além do apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Matos, do IRDEB/TVE 107.5 Educadora FM e da produtora Larty Mark.

INFORMAÇÕES:

Tati Rabêllo (71) 99155-5310