IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

III Paisagem Sonora ocupa duas cidades do Recôncavo baiano

Paisagem SonoraMostra terá show inédito de Mateus Aleluia, Fogueira Doce, homônimo do seu segundo álbum solo, e participaçãoo de 11 DJs

As cidades históricas de Santo Amaro e Cachoeira, no Recôncavo baiano, recebem, de 25 de abril a 1º de maio, o evento III Paisagem Sonora – Mostra Internacional de Arte Eletrônica do Recôncavo da Bahia. Com a participação de artistas, produtores e pesquisadores que utilizam o vídeo, a música, a arte eletrônica e outras expressões artísticas, a mostra propõe um diálogo com os cenários das cidades de Santo Amaro e Cachoeira com intervenções audiovisuais, exibições e performances em espaços abertos e em equipamentos culturais.


Pela primeira vez o evento acontece também na cidade de Santo Amaro. As duas primeiras edições (2013 e 2015) ficaram concentradas em Cachoeira. Santo Amaro abre a mostra no dia 25 de abril (terça-feira) com oficinas em torno da cultura hip-hop (breaking, discotecagem para rap e grafitagem) com o objetivo fortalecer a cena hip-hop da cidade. O DJ Jarrão, que faz a oficina de discotecagem em Santo Amaro, apresenta-se em Cachoeira na sexta, na noite de rap, em que sobem ao palco também um grupo de Santo Amaro, o UPP (Unidos pela Periferia) e um grupo de Muritiba, o Conceito Articulado.

Na sexta (28/4), o Paisagem se desloca para Cachoeira e o rap toma conta da cidade com Arielly Oliveira (AL), Vitor Pirralho (AL). O DJ Tahira (SP) fecha a noite com afrojazz, funk, soul e brasilidades. Pirralho é um nome de peso no cenário musical nacional e criou um jeito próprio de rimar e fazer poesia. A cantora e compositora Arielly, outra atração da noite, é uma das revelações do rap de Alagoas, autora de suas próprias canções, recentemente lançou o EP Negra Soul, onde a MC alagoana reúne toda sua vivência como mulher negra periférica e mãe.  DJ Tahira, nome forte da cena eletrônica internacional, tem mais de 20 anos de picapes e é um dos DJs mais ativos dentro e fora do país. Onze DJs participam desta edição do Paisagem nas mais variadas versões se apresentados em praças da cidade e realizando oficinas.

DJs no III Paisagem Sonora – 2017

DJ Rogério Bigbross (Salvador) – começou produzindo pequenos shows de heavy metal no começo dos anos 1990. Em 2002 fundou a Bigbross Produtora e o selo e distribuidora Bigbross Records, hoje com mais de 60 títulos lançados. Atualmente divide as atividades de produtor da casa Dubliners Irish pub, tour maneger e DJ nas horas vagas.

DJ Angelis Sanctus (aka Claudio M.) (Salvador) – é fundador do Coletivo Pragatecno, atuando desde 1998. Participou de vários festivais, dentre eles o Skol Beats (como único dj do norte-nordeste); editor da Coletânea SomBinário desde 2000, produziu o longa documentário Pragatecno – uma outra cena da mesma. Toca house music, além de sets para lounges e faz live pa.

DJJarrão (Salvador) – Com mais de dez anos de experiência, já comandou os toca-discos de diversas festas e grupos de rap baianos, entre eles 157 Nervoso, Eleitos do Gueto e H.U.N. Seu talento e amplo conhecimento na atividade o levou a dividir palcos com nomes como Racionais MCs, Thaíde, Facção Central, Gog e discotecar ao lado de nomes respeitados como KL Jay, Mauro Telefunksoul e DJ Bandido. Atualmente é DJ oficial do Versu2, um dos principais grupos de rap do cenário nacional.

DJ André Urso (Salvador) – André Urso é músico com formação em piano clássico, DJ e pesquisador de novos e antigos sons. Durante 10 anos, foi DJ do coletivo Pragatecno, onde se especializou na vertente mais soul/funky da deep house. Atualmente é um dos administradores do grupo Brazil By Music, dedicado a sons obscuros e rare tracks da música brasileira dos anos 1950 até os anos 1980.

DJ Fábio (Maceió) – DJ residente da Nois Q Faiz e Familia Todos Um, está presente nos principais eventos de hip hop de Maceió, os graves mais tocados são do gênero rap, soul, black, trap, funk…

Zivitin aka Victor Valentim (Brasília) – é músico, pesquisador, DJ e produtor musical, natural de Brasília/DF. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Fundador do selo colaborativo Miniestéreo da Contracultura (miniestereo.org), atuante no cenário da nova música brasileira desde 2012. Nas pistas, seu som se concentra na pesquisa e difusão de sonoridades raras de Brazilian Nuggets (60´s e 70´s), FunkSoul, Afrobeat, Reggae, Dub, HipHop e Rap e as novidades do cenário nacional independente.

DJ Dolores (Recife) – atua profissionalmente há mais de 25 anos. Nesse tempo, construiu uma carreira internacional, lançou vários discos solo e com colaboradores, remixou artistas de várias partes do mundo e atualmente trabalha intensamente com trilha sonora para cinema, além de escrever e dirigir seus próprios projetos.

Dj Pinchado aka Julio Lozano (Buenos Aires – Arg) – Nascido em Buenos Aires, em 1969, é um músico argentino experimental que percorre a Europa e América Latina, desde 2003, em turnês. É integrante do duo Constitu Sound desde 2010. Um precursor na divulgação do gênero Cumbia eletrônica. Ele reutiliza sons da cumbia tradicional do Peru e da Colômbia, especialmente os estilos chicha e huayno, tocados com guitarra elétrica. Cria suas próprias mixagens/tracks, experimentando com estes sons e também com beats de música eletrônica e noise.

DJ Tahira (São Paulo) – DJ, produtor e escavador Tahira mistura gêneros e épocas, desde sons tradicionais até as misturas eletrônicas da cultura do DJ. Como produtor seus dois últimos trabalhos: Dr Estereo — Cumbia Perdida (Tahira Afro-Cumbia Remix) e o Gilberto Gil — Toda Menina Baiana (Tahira RE-edit) tem recebidos elogios de lendas da cultura do DJ como Laurent Garnier, e até do próprio Gilberto Gil. Tahira é um dos poucos DJs a transitar em váriAs cenas musicais diferentes. Desde festivais de Jazz, festas dedicadas a música brasileira, africana e latina, projetos de música experimental, lounges, participações de shows até clubes de música eletrônica.

DJ Yslim Vaz – trabalha com o estilo musical eletrônico EDM, estilo que está ganhando mais e mais espaço nos palcos brasileiros. Com nove anos de carreira, já tocou em outros estados como: Rio de Janeiro e Pernambuco, também no palco dos estradeiros em Santo Amaro e nos trios da Parada Gay de Santo Amaro-BA e Cachoeira-BA.

DJ AnderBio (Conceito Articulado) (Muritiba-BA)- Dj e produtor do projeto Conceito Articulado – grupo de rap de Muritiba (BA), que está na Coletânea do Mapa Musical da Bahia. Tendo como integrantes o rapper Bart Suadeira & Dj AnderBio, o grupo de rap Conceito Articulado (Recôncavo Baiano) apresenta um trabalho singular por dar atenção à criação de bases eletrônicas com influências da música afro-baiana, do reggae, rock, forró, baião e até elementos jazzísticos, tanto na escrita quanto na sua produção harmônica/rítmica. Suas letras, com linguagem simples e otimista, não deixam de fazer críticas sociais e igualmente abordam temas existencialistas que povoam o mundo dos dois artistas.

 

SERVIÇO
III Paisagem Sonora -Mostra Internacional de Live Cinema do Recôncavo
Dias: 25 de abril a 1º de maio
Local: Santo Amaro e Cachoeira (Bahia – Brasil)
www.coletivoxareu.com.br

#paisagemsonorabahia: live cinema, shows, performances, vídeos, intervenções, live pa, palestras, oficinas, música

 

CONTATOS
Claudio Manoel 71- 993151516 (tim) 71-987551087 (oi)  claudiomanoel@gmail.com
Danillo Barata – 71 – 99162-0559 (tim) danillo.barata@gmail.com
Tatiana Lima – (71) 98147-8699 (claro) tatianalim@gmail.com

 

 

Tags: , , ,

Um Comentário para “III Paisagem Sonora ocupa duas cidades do Recôncavo baiano”

  1. Tati Lima disse:

    Salve leitores e ouvintes do Evolução Hip Hop! O acesso é gratuito para as oficinas e shows. As inscrições para as oficinas (que duram três dias: 25, 26 e 27 de abril, em Santo Amaro) acontecem no local. Basta chegar meia hora antes do início para se inscrever.
    Vai a dica de onde elas ocorrem:
    CECULT / COLÉGIO PEDRO LAGO – 14:00 às 17:00
    Oficina: Grafitagem – com TarcioV
    TEATRO DONA CANÔ – 14:00 às 17:00
    Oficina: Breaking – com Jeomar Araujo Rastamar – Palco
    Oficina: Discotecagem para RAP – com DJ Jarrão – Foyer

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.