IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Festival promove espaço para coletivos culturais da Periferia

Festival das PeriferiasMúsica, dança, teatro e performance farão parte da programação do Festival das Periferias Ano 3 – cada quebrada um ritmo, que acontece entre os dias 15 e 18 de março, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além das apresentações artísticas, o Festival ainda contará com seminário, minicurso e o concurso Música de Favela. Show de encerramento com a cantora Larissa Luz.

Para se inscrever no Concurso basta ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição neste link  .  As inscrições encerram em 10 de março!!


O evento, totalmente gratuito, é resultado do Projeto de Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais, realizado pela Cipó Comunicação Interativa com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura.

O objetivo do Festival é valorizar a cultural local, favorecendo a identidade das comunidades periféricas. Para isso, além das apresentações culturais, também ocorrerão debates sobre os temas: Culturas Periféricas e Cultura e Mundo do Trabalho; além de Minicursos sobre elaboração de projetos culturais e planejamento de comunicação para ações culturais, no intuito de instrumentalizar jovens produtores para realização de ações culturais na periferias.

O Festival ainda contará com o I Concurso Música de Favela, com o compromisso de reconhecer os ritmos e talentos das periferias de Salvador, valorizando a produção jovem do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Poderá participar qualquer jovem que more em bairro periférico de Salvador, com idade entre 15 e 29 anos. Serão aceitas inscrições de músicas inéditas, de gênero livre, e com temática sobre: juventude e periferia. Na etapa final do Concurso as 6 composições selecionadas serão apresentadas ao vivo para o público e para os jurados.

Produção Jovem – Como parte da formação, toda produção do evento contará com a participação direta de jovens entre 15 e 24 anos oriundos de coletivos, organizações e grupos culturais do Subúrbio Ferroviário. Eles participaram do projeto Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

 

PROGRAMAÇÃO
* 15 de março de 2017

– ABERTURA
– Centro Cultural Plataforma
08h às 12h – Mesa de Debate: Culturas Periféricas.
14h até 18h- Mesa de Debate: Cultura e Mundo do Trabalho.

 

*16 e 17 de março de 2017
– MINICURSO Elaboração de Projetos Culturais
– Centro Cultural Plataforma
– 8h às 12h / 14h às 18h
– MINICURSO Planejamento de Comunicação para Ações Culturais
– Centro de Referência do Parque São Bartolomeu
– 8h às 12h / 14h às 18h

 

* 18 de março de 2017
– Apresentações Culturais, Oficinas e 1º Concurso Música de Favela
– Centro Cultural de Plataforma
– 15h às 20h

 

SERVIÇO

O que: Festival das Periferias Ano 3 – Cada Quebrada um ritmo
Quando: 15 a 18 de março de 2017
Quem: mesas de debates, minicursos, oficinas, apresentações e concurso musical.
Quanto: gratuito

 

MAIS INFORMAÇÕES

Contato: Ana Flávia Souza (71 3503-4477 / 98805-3569) ou Milena Olivera (71 3503-4477 ou 98803-9883) – Comunicadoras institucionais – CIPÓ – Comunicação Interativa

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.