IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

A maior e melhor transmissão do carnaval da Bahia!

O Canal do CarnavalTVE e Rádio Educadora realizam a cobertura mais completa e diversa da maior festa popular do mundo

A TVE e a Rádio Educadora FM realizarão a maior e melhor transmissão do Carnaval de Salvador com 60 horas ao vivo durante 6 dias. Todo o conteúdo estará disponível também ao vivo no site www.ocanaldocarnaval.com.br e pelo Facebook.com/tvebahia. Os telespectadores poderão acompanhar os detalhes da festa a partir de postos de transmissão no Campo Grande e Pelourinho e ainda com entradas do circuito Barra-Ondina.


DIVERSIDADE PARA TODO O PAÍS
A TVE é a emissora baiana que mais dedica espaço na programação ao Carnaval e leva ao telespectador toda a diversidade da grande festa. Além da transmissão completa do Campo Grande, a emissora é a única que transmite ao vivo os shows do Largo do Pelourinho, de sexta a terça. A transmissão na TVE começa na quinta, às 18h. Na sexta, acontece também a partir das 18h, e segue até a madrugada de sábado. No sábado, a partir das 19h será mostrada a saída do Ilê Aiyê do Curuzu, até sua chegada ao Campo Grande; Domingo, segunda e terça a transmissão começa às 12h e segue até a madrugada.

“A transmissão da TVE é marcada por uma diversidade única de atrações, tradições e fontes. É uma cobertura que valoriza e promove a essência do carnaval da Bahia e ao mesmo tempo exibe o que há de novo. É inquestionável o valor cultural desta transmissão para quem deseja conhecer os diversos aspectos do carnaval. E neste ano ainda homenagearemos os 50 anos do Tropicalismo, um movimento único, que promovia a liberdade e novos valores humanos em nossa sociedade”, diz Flávio Gonçalves, diretor-geral do IRDEB.

O Carnaval da Bahia será exibido para 21 estados brasileiros através da Rede Pública de Televisão, que tem na TV Brasil a sua principal fornecedora de conteúdo, atingindo um público potencial de 100 milhões de pessoas. Durante os 6 de festa, os apresentadores Pamela Lucciola, Ayana Simões, Vânia Dias, Rita Batista e Jhonatã Gabriel mostram os principais momentos da folia. Na pista e nas ruas da cidade as equipes de reportagem levarão para a tela a irreverência que marca a festa, mas também muita informação a respeito dos serviços públicos do Governo do Estado. O escritor e historiador Jaime Sodré participa da transmissão como comentarista. E ainda participam dezenas de convidados, entre artistas, personalidades e cidadãos que estarão no Carnaval.

COBERTURA COLABORATIVA
A emissora pública ainda convida o folião que estiver em qualquer lugar do mundo a participar da cobertura colaborativa, pelo Facebook, Twitter e Instagram usando #Ocanaldocarnaval e pelo WhatsApp (71) 9 9693 4991. As fotos, vídeos e mensagens de texto irão ao ar na tela da TV e no hot site www.ocanaldocarnaval.com.br. Basta informar nome e localização contando como está curtindo a maior festa popular de rua, ou curtindo fora dela, e pronto! A mensagem chegará nas telas da Bahia, do Brasil, do paneta ! E o folião que for fotografado nas ruas com nossa “janelinha” poderá acessar também a fanpage da emissora no Facebook, curtir, comentar e compartilhar as fotografias.

Neste ano jovens comunicadores terão participação direta na produção do conteúdo que irá ao ar na TVE durante o carnaval. A emissora inova ao fomentar a produção colaborativa com vídeos, reportagens e minidocumentários sobre a temática do Carnaval, produzidos por grupos e coletivos de jovens do Instituto Mídia Étnica, do LabCipó e da TV Pelourinho.

Na cobertura do Carnaval 2017 a TVE também exibirá produções exclusivas do Coletivo Frases de Mainha. Com mais de 200 mil seguidores e 4 milhões de visualizações na Internet o grupo produz vídeos de humor e é uma referência de conteúdo baiano. Frases de Mainha é formado por Caio Cezar Oliveira – idealizador e relações-públicas, Erick Paz – idealizador, designer e videomaker e pelos atores Thiago Almasy (Junio) e Sulivã Bispo (Mainha), que também dirigem. Além disso, a emissora exibirá programas musicais e documentários nos intervalos da programação.

INTERPROGRAMAÇÃO NO CARNAVAL
A partir do dia 14.02 entram no ar, na interprogramação da TVE, duas séries. A primeira é a “Retratos da Folia”, onde os fotógrafos Roberto Faria, Osmar Martins e Mário Sérgio falam sobre o carnaval a partir de suas fotografias. Roberto Faria fotografa há mais de 10 anos o Carnaval da cidade de Maragojipe, que acontece há mais de 100 anos e foi tombado como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2009. Já Osmar Martins fotografa o Carnaval de Salvador há 35 anos, e viu o surgimento de estrelas do axé como Ivete Sangalo e Claudia Leite, fotografou figuras ilustres do nosso carnaval como Osmar, criador do trio elétrico, Morais Moreira, Caetano Veloso e Gilberto Gil.  Por fim, temos Mário Sérgio, um fotógrafo que tem o olhar todo voltado para os Blocos Afros. Desde 2008 Mário Sérgio fotografa os blocos durante o carnaval e concursos como o Beleza Negra.

A segunda série “Cantando Afro” é composta por clipes musicais dos blocos afros com músicas tema do carnaval, ou músicas marcantes para o bloco. No caso de Olodum, a canção escolhida foi “Faraó Divindade do Egito”. Mas também teremos vídeos com artistas como Aline Rosa, ex-Cheiro de Amor, a dupla do É o Tchan do Brasil, Cumpadre Washington e Beto Jamaica, Chico Mascarenhas, integrante do bloco Parano Sai Milhó, Pierre Onassis da banda Afrodisíaco, Ana Mameto, Gisele Soares Deusa do Ébano, Márcia Short, Armadinho e André Macedo, Margareth Menezes, Saulo e Luiz Caldas. São nossos artistas na da TVE !

IDENTIDADE VISUAL
Em 2017 a TVE homenageia os 50 anos do Tropicalismo a partir do trabalho do artista plástico J. Cunha, escolhido para assinar a identidade visual da emissora durante a folia. Cunha desenhou por mais de duas décadas as estampas dos exuberantes tecidos usados por homens, mulheres e crianças do bloco afro Ilê Aiyê, um dos mais importantes no resgate da tradição afro-brasileira. Cunha assume: “Sou um tropicalista mesmo, não adianta.”

RÁDIO EDUCADORA NO CARNAVAL
Para comemorar 50 anos de Tropicalismo, a Rádio Educadora FM terá uma programação especial para o Carnaval. O objetivo é mostrar toda da diversidade da música de Carnaval baiana. Uma consagração à expressão criada por Décio Pignatari e que virou a canção manifesto de Torquato Neto e Gilberto Gil :  É “Geleia Geral” brasileira que a Educadora FM anuncia.

A partir da quinta-feira, 23.02, até ao meio dia da quarta-feira de Cinzas, 01.03, a equipe da Educadora FM vai estar ao vivo na transmissão dos shows do Largo do  Pelourinho, palco principal do Circuito Batatinha, contando com a apresentação de Daniela Souza, Leto Vieira, Márcia Moreira e Moacyr Mota. E nas ruas, acompanhando a folia nos circuitos, as repórteres Camila França e Lise Lobo, com produção de Jó Demoulier, entram na programação com flashes com informações sobre a festa e prestação de serviços.

Durante a programação especial de carnaval, em vez do Multicultura, o ouvinte da 107.5 Educadora FM poderá acompanhar os especiais: Sambas da Bahia (23  e 24.02 – quinta e sexta), Armandinho, Dodô e Osmar (27.02 – segunda) e Novos Carnavais do Brasil (28.02 – terça), conteúdo especial feito pelo programador Nilton Amorim, que também assina no domingo (26.02) Moraes 70, programa musical em homenagem aos 70 anos desse cantor baiano de Ituaçu.

O Especial das Seis (E6) é outro destaque do carnaval da 107.5 Educadora FM. A jornalista e pesquisadora musical Maira Cristina e o diretor Nuno Penna foram convidados para falar sobre o documentário que tem como tema os estúdios WR, de Wesley Rangel, que faleceu em janeiro do ano passado. Essa edição inédita vai ao ar na quinta-feira (23.02), abrindo a programação especial de carnaval. Na sequência, o E6 traz para ouvinte uma seleção musical e um pouco da história do documentário “Axé music – O canto de um povo e de um lugar”. Já na segunda e na terça-feira de Carnaval, as edições do E6 são dedicadas à discussão do tropicalismo e do disco manifesto “Tropicália panis et circenses”.

Outro programa que vai ter conteúdo exclusivo é o Tambores da Liberdade, que vai ao ar sábado (25.02), às 18h. Em uma hora de programação exclusiva, uma discussão sobre os temas dos blocos afro, com destaque para o Ilê Aiyê. Nesse programa, vão ser apresentadas as canções-temas, a importância delas para o Ilê Aiyê e as histórias que levaram a construção dessas temáticas. E na hora do almoço, também no sábado, Beto Barreto, Luciano Mattos e Ronei Jorge comandam o Radioca com as músicas que embalam o carnaval alternativo do Norte-Nordeste.

Durante o carnaval, ao longo da programação, a 107.5 Educadora FM vai apresentar a primeira temporada do Sala de Som, programa da TVE que ganhou quatro capítulos radiofônicos de curta duração. Sala de Som traz o cantor e instrumentista Alexandre Leão entrevistando Armandinho sobre carnaval, guitarra baiana e trio elétrico.

ASCOM – Assessoria de Comunicação IRDEB / TVE Bahia / 107.5 Educadora FM – Secretaria de Educação do Estado da Bahia

assessoriairdeb@gmail.com Tel. (71) 3116-7443 / 7359

Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro Tel. (71) 98896-5016

Tags: , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.