IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Caravana Mulheres nas Artes leva produção artística feminina à comunidades Quilombolas

Foto: Shai Andrade

Foto: Shai Andrade

Esta é a 2º Edição do Projeto que em 2015 realizou atividades em Salvador e Vitória da Conquista.

Realizar um ciclo de vivências artísticas de fotografia e produção literária com ênfase na preservação da memória ancestral africana é a proposta do projeto Caravana Mulheres nas Artes. Em sua segunda edição, o projeto é voltado para mulheres de comunidades remanescentes de quilombos de Jatimane, Lagoa Santa e Boa Vista / Jetimana localizados nas cidades de Nilo Peçanha, Ituberá e Camamu, região do Baixo Sul, no Estado da Bahia.

Através das oficinas serão realizadas discussões que abordarão  as vivências de mulheres negras quilombolas, tendo como fio condutor a história oral e memória coletiva das comunidades.  Ao todo, as oficinas terão carga horária de 120 horas, de 06 a 22 de fevereiro nas três localidades citadas, e serão ministradas por Shai Andrade (Fotografia) e Fabi Carneiro (Produção Literária).

As atividades irão fomentar um processo de formação em fotografia e em produção literária, bem como a criação de novas formas de articulação na rede de comunicação das comunidades. As fotografias e textos produzidos durante as oficinas serão selecionados pelas participantes e equipe do projeto para a confecção de um catálogo.  Ao final do projeto serão realizadas exposições em cada comunidade dando visibilidade a produção artística das mulheres quilombolas.

Foto: Shai Andrade

Foto: Shai Andrade

Nesta edição o projeto Caravana Mulheres nas Artes foi contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), através do edital Territórios Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT).

Oficinas
Na oficina de Fotografia serão abordados conceitos básicos, bem como as técnicas fotográficas através de atividades teóricas e práticas.  Haverá debates acerca das memórias e as histórias das comunidades através da fotografia. Já a oficina de Produção Literária terá como tema a “Escrita da Mulher Negra: Tramas e Memórias do Feminino.” A ideia central é descobrir se existe um chão comum que fundamenta e une as experiências de ser mulher quilombola. Ao final das atividades será realizado um sarau com leituras e declamações dos textos produzidos.

SERVIÇO
CARAVANA MULHERES NAS ARTES
Data: 06 a 23 de fevereiro de 2017
Local: Associação de Moradores de Jatimane (Nilo Peçanha), Lagoa Santa (Ituberá) e Boa Vista / Jetimana (Camamu).
Horário: 09 às 12 h | 14 às 17h

COORDENAÇÃO GERAL
Renata Nascimento
(71) 99197-1898

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Luciana Pereira
(71) 3037-0773/98188-4561
mulheresnasartes@gmail.com


FACILITADORAS

Fabi Carneiro
É Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, instituição à qual segue vinculada por meio de sua pesquisa de doutorado ainda em curso. Neste trabalho, dedica-se ao estudo da representação da maternidade da mulher negra na literatura produzida no Brasil, tendo como matéria disparadora da análise o romance Um defeito de cor. Além de pesquisadora e crítica literária, atua como educadora desde 2007, centrada, sobretudo, no trabalho de mediação de leitura e produção de textos para jovens e adultos.

Shai Andrade
É  fotógrafa e estudante da Universidade Federal da Bahia. Começou a fotografar aos 17 anos e através dos autorretratos descobriu as inúmeras possibilidades de registrar os poemas do corpo, do corpo-espaço, do mundo-corpo. Desde então, tem a poética do corpo negro como o centro da sua pesquisa visual.

Luciana Loopi Pereira
Profissional de Comunicação
(71) 8188-4561
(71) 9174-5598

Tags:

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.