IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

“Soul do Brasil”, será lançado nesta quinta (05)

Soul do Brasil

O programa Soul do Brasil, ganha a tela da TVE a partir do dia 05, quinta-feira, às 21h30 com o primeiro, dos 13 episódios que serão exibidos semanalmente. São 26 minutos de duração, que mostram a história recente e as transformações sociais que ocorreram e continuam a ocorrer no Brasil, a partir do olhar do povo negro.

A TVE abraçou o projeto e abriu sua grade de programação para a veiculação por acreditar que o Soul do Brasil é um conteúdo que responde ao compromisso de ser a emissora de televisão na Bahia da Década Internacional Afrodescendente. Para isso, o primeiro episódio será exibido no Teatro do IRDEB, como pré-estreia, no dia 05.01, quinta- feira. Logo após, às 21h30, será exibido na TVE e também no nosso Portal.


O programa Soul do Brasil tem argumento e apresentação de Elias Sampaio, criação e concepção de Elias Sampaio, Leonardo Rossi e Karla Karr e direção de Jonga Oliveira e Márcio Cavalcante concepção. Em sua primeira fase a série conta com o apoio institucional da Seção de Educação e Cultura do Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro e do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial – selo Década do Afrodescendente, da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Cidadania – projeto Isso é Direitos Humanos, e da Secretaria da Educação – programa Educar para Transformar.

Em todos os episódios, uma personalidade importante para a construção da história do país falará sobre si, seu papel nos processos de transformação e, buscará contextualizar, a partir de seu lugar, os legados civilizatórios do povo negro para o Brasil. Os quatro primeiros episódios da série contam com os depoimentos do cantor e compositor Lazzo Matumbi, do fundador e presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Vovô, da diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias, educadora, atriz, gestora pública e diretora do bloco afro Ilê Aiyê Arany Santana e do presidente do bloco afro Olodum João Jorge. A produção é da R5 Produtora, Magika Ateliê de Conteúdo e NESPP Consultoria.

O projeto Soul do Brasil é uma plataforma de conteúdo criada para amplificar a voz do povo negro brasileiro, utilizando os meios de comunicação de massa, como TVs, rádios e mídias digitais para alcançar esse objetivo. Como estratégia de atuação, o Soul do Brasil buscará realizar a comunicação e a divulgação de maneira lúdica, informativa e reflexiva dos diversos “mundos” que fazem parte do universo negro brasileiro, partindo da história e a experiência dos blocos afros do estado da Bahia, mostrando como essas organizações agregam as mais diversas dimensões da arte e cultura, religião, comunicação e economia criativa.

O programa Soul do Brasil vai ao ar às quinta, sempre às 21h30, com reprise aos domingos, às 19h30.

SOUL DO BRASIL
Argumento e apresentação: Elias Sampaio
Criação e Concepção: Elias Sampaio, Leonardo Rossi e Karla Karr
Direção: Jonga Oliveira e Márcio Cavalcante
Duração: 26 minutos – 13 episódios semanais
Realização: R5 Produtora, Magika Ateliê de Conteúdo e NESPP Consultoria
Veiculação: TVE e redes sociais

 

Tags: ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.