IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Prêmio Cultura Hip Hop é lançado hoje (14) em Brasilia


Março é um mês que simboliza grandes conquistas para o Movimento Hip Hop no Brasil.

Preto Ghóez

O Edital Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez será lançado hoje (14-03) na abertura do show do rapper brasiliense GOG, às 19 horas, no Palco Brasília, no Complexo Cultural da Funarte (durante a Conferência Nacional de Cultura). O primeiro edital do Prêmio Cultura Hip Hop é uma iniciativa da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural em parceria com a Secretaria de Cidadania Cultural (SID/MinC) – do Ministério da Cultura.

Serão contemplados 128 projetos em todo o Brasil, divididos em cinco categorias. As premiações somam R$ 1,7 milhão. São válidas iniciativas individuais e em grupos, cujas ações comprovem que o Hip Hop tem um caráter social. O prêmio para cada vencedor é de R$ 13 mil.


As inscrições são gratuitas e serão feitas a partir do dia 6 de abril pelo site www.premiohiphop.org.br  Para quem não puder usar a internet, agentes do programa chegarão às comunidades para fazer o cadastro de forma oral.
 

 

O homenageado de estreia do prêmio é Preto Ghóez, um dos expoentes do universo Hip Hop, morto em 2004, vítima de acidente de carro. Os concorrentes ao prêmio devem inscrever seus trabalhos nas seguintes categorias: Reconhecimento; Escola de Rua, Correria; Conhecimento (Quinto elemento); e Conexões.

Todos os projetos devem ser inscritos até junho de 2010. Os vencedores serão conhecidos em outubro.

De acordo com o secretário da Identidade e Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula, o edital pode servir, sobretudo, como uma ferramenta para que as diversas manifestações do Hip Hop no país inteiro possam ser mapeadas. Feito este levantamento, será possível incluir o movimento nas discussões de políticas públicas culturais. “É importante que o ministério conheça uma iniciativa que acontece num lugar onde as políticas não chegam”, afirma.

Neste sentido, de abril a junho, oficinas de mobilização e informação serão realizadas em todo país. A idéia é se aproximar das iniciativas locais e facilitar o processo de inscrição, com formação e assessoria local aos grupos. Uma cartilha está sendo desenvolvida e será distribuída nos encontros, com informações e principais dúvidas sobre as inscrições.

Para o processo de mobilização, divulgação e realização do prêmio, o MinC conta com a parceria da Ação Educativa e do Instituto Empreender.

Inscrições
Os interessados em participar do edital podem preencher o formulário no site www.premiohiphop.org.br a partir de 6 de abril. No portal, haverá um manual de 16 páginas sobre como pode ser feito o cadastro.

Há também a possibilidade de fazer a inscrição nas oficinas de formação e a partir do contato dos articuladores em cada região. Os articuladores serão divulagdos em breve no portal do prêmio.

Tags: , , , , , , , , ,

2 Comentários para “Prêmio Cultura Hip Hop é lançado hoje (14) em Brasilia”

  1. ana karina freitas disse:

    Achei maravilhoso este concurso e estou me esforçando para que o grupo que coordeno participe,pois ´só o fato de poder participar já vai ser uma grande vitória.

  2. pulgnwg disse:

    u683Kv rnjrslkioubh, [url=http://dfqickeiecfb.com/]dfqickeiecfb[/url], [link=http://vvtsbofzolbc.com/]vvtsbofzolbc[/link], http://frlidekihbpy.com/

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.