CESE promove evento que discutirá os direitos da juventude

CESEEncontro discutirá os direitos da juventude brasileira

Apesar do Brasil possuir uma lei que reconhece a juventude como protagonista de direitos, o Estatuto da Juventude, a existência dessa legislação não assegura a consolidação de políticas públicas que contribuam na transformação significativa da situação vivida pela juventude brasileira. Para debater sobre o tema e o agravamento das perspectivas sociais no país, a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, em parceria com CIPÓ – Comunicação Interativa, Levante Popular da Juventude, MCPS – Movimento de Cultura Popular do Subúrbio,  REPROTAI – Rede de Protagonistas em Ação de Itapagipe e Visão Mundial promovem o Debate Público Juventudes no Foco – Nenhum Direito a Menos, no dia 03 de dezembro, sábado, das 8h às 19h, no SINDAE (Rua General Labatut, 64 – Barris – Salvador).

O evento vai contar com mesas de trabalho discutindo temas como a efetivação do Estatuto da Juventude, direito à participação, igualdade entre outros, divididos em 11 eixos e debatidos por mesas de trabalho. A programação também contará com intervenções poéticas, apresentações musicais e trocas de experiências. É estimada a presença de 200 lideranças juvenis.

De acordo com Sônia Mota, diretora executiva da CESE, “apoiar as manifestações das juventudes é essencial, especialmente nesse momento histórico de retrocesso de direitos. Veja a energia desses jovens que estão ocupando escolas em todo o país, para que o direito à educação seja assegurado. A CESE, que há mais de 40 anos atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil, entende que é impossível construir nosso projeto de nação sem dar apoio e visibilidade ao protagonismo das juventudes; e promove esse evento, em parceria com movimentos e organizações, para contribuir com esse processo de articulação de jovens para a luta por seus direitos”.

Cenário – Os jovens brasileiros padecem de várias lacunas e ausências: falta de acesso à segurança, ao trabalho e às condições para participação nos processos sociais e políticos. Sem falar no dado mais gritante e desafiador para toda a sociedade, que é o elevado índice de violência praticado contra jovens negros, vítimas de extermínio nas periferias urbanas.  Na atual conjuntura, essa situação torna-se ainda mais grave, com os avanços de políticas que retrocedem em décadas conquistas sociais pós 1988. A recente aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 241 (PEC 241) na Câmara Federal (agora PEC 55), desestrutura o financiamento da política social brasileira ao eliminar a vinculação de receitas destinadas à educação e ao orçamento da seguridade social, que compreende as políticas de saúde, previdência e assistência social.

A CESE acredita que neste momento de tantas dúvidas e questionamentos uma certeza a acompanha: é impossível construir um projeto de nação sem o protagonismo das juventudes. A expectativa das organizações envolvidas é promover o debate conjunto entre jovens de diferentes contextos e origens, convidando à reflexão sobre as lutas, enfrentamentos, sonhos e conquistas da juventude.

Encontro Debate Público “Juventude no Foco – Nenhum Direito a Menos”
Quando: dia 03 de dezembro, das 8h às 19h
Onde: SINDAE (Rua General Labatut, 65, Barris)
INSCRIÇÕES AQUI:  https://goo.gl/AITknt