IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Espetáculo Faiya estreia na sexta-feira (18) no Festival A Cena Tá Preta!

A Cena tá PretaA música está no ar. A poesia também. Elas já estão de encontro marcado e será na estreia do espetáculo Faiya, na sexta-feira (18). O espetáculo levará ao palco do Teatro Vila Velha, o show com cantor e compositor Dão e o multi-instrumentista, Maurício Lourenço. Juntos, eles promoverão uma viagem lúdica e musical à África, dirigida pelo ator Jorge Washington, integrando a programação do Festival A Cena Tá Preta!

Já na estreia, o Faiya promete inovar e apresenta um novo formato de composição cênica no Vila Velha. Além disto, fará uma releitura de clássicos de compositores negros e tocarão composições autorais repletas de influências da cultura africana. “Podemos dizer que estas canções compartilharão a sensação da resistência de nossos ancestrais”, comenta Jorge Washington que ainda explica que o nome do espetáculo é em homenagem ao ritual iorubano “Antigos iorubanos quando queriam encantar e seduzir os presentes em suas rodas de danças e cantigas emitiam sons imprimindo o sentimento de felicidade. Esse som era o Faiya”, comenta o ator que ainda resume dizendo que Faiya em ioruba seduzir, encantar.


E a proposta do espetáculo é justamente essa: seduzir o público e despertar o interesse sobre elementos da cultura da África presentes na cultura baiana, muito pela liderança matriarcal. Neste sentindo, a atriz Valdineia Soriano, a ativista negra Vilma Reis e a poeta Lívia Natália são as convidadas especiais deste encontro, para levar a poesia e a representação feminina ao Faiya. A outra convidada da noite é de New Orleans, a cantora norte americana Michaela Harrison que vai apresentar um conjunto de ritmos negros do jazz, soul e blues.

O evento será aberto com desfile da estilista Mada Negrif que apresentará uma coleção de exclusiva de peças brancas, desenhadas para as mulheres que já trintaram. “A afirmação da altivez, da força e da beleza negra será representada pelos corpos que mostrarão a essência de ser mulher, em suas diferentes alturas, estilos, volumes e formas” comenta Madalena.

Festival A Cena Tá Preta! nasceu em 2003 e é conhecido por apresentar grandes expressões da cultura negra, com a intenção de fortalecer, estimular e divulgar a criação artística que tenha como base a cultura afro-brasileira. É uma produção do Bando de Teatro Olodum, com o Coletivo de Produtores Culturais do Subúrbio, em parceria com o Teatro Vila Velha. Este ano acontecerá de 04 até 27 de novembro. Confira programação a fanpage: Festival-A-Cena-Tá-Preta

SERVIÇO:
Espetáculo Faiya com Dão, Maurício Lourenço, Michaela Harrison e convidadas especiais.
Local: Teatro Vila Velha, Passeio Público.
Dia: Sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 19h30
Entrada: Inteira R$30 e Meia R$15

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.