Terreiros do Engenho Velho da Federação marcham contra a intolerância religiosa, pelo fim da violência e pela paz

Intolerância ReligiosaNa próxima terça-feira, 15, a partir das 15 horas, as comunidades de terreiros localizados no Engenho Velho da Federação realizam a XII edição da Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz. O ponto de concentração é o final de linha do bairro onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó.

Vestidos de branco, sacerdotisas e sacerdotes das diversas matrizes das religiões afro-brasileiras saem às ruas para manifestar o seu repúdio contra o desrespeito à liberdade de culto assegurada pela legislação brasileira. A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser alvo de ataques movidos por igrejas neopentecostais.

Intolerância 2Esse ano a caminhada faz uma homenagem aos educadores com o tema: “Professoras e professores, alicerces e pilares da educação”. A ideia é destacar a importância destes profissionais na formação de uma cidadania ampla e contrária ao racismo, sexismo e outras formas de violência contra a dignidade humana.

“Nesta XII Caminhada, reafirmamos a nossa luta pelo fim da violência, da intolerância religiosa e pela paz, exigindo uma educação que inclua a diversidade histórica e cultural de todos os segmentos civilizatórios que formam a sociedade brasileira, assim como o respeito ao princípio constitucional de estado laico”, diz um trecho do manifesto sobre a caminhada.

O que: XII Caminhada pelo fim da violência, da intolerância religiosa, pela paz.
Quando: Terça, 15 de novembro, a partir das 15 horas
Onde: Concentração a partir das 14 horas no final de linha do Engenho Velho da Federação, onde fica o monumento em homenagem a Mãe Ruinhó

Contatos:
Valdina- Pinto: 3203-6483