IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Escritores Escolares de Poesia e Redação da Fundação Pedro Calmon

EscritoresDestaqueEstudantes podem se inscrever gratuitamente até 01 de agosto e concorrer a livros, bicicletas e câmeras digitais.

A Fundação Pedro Calmon/SecultBa através da Diretoria do Livro e Leitura (DLL)  lança pelo terceiro ano consecutivo o Concurso Escritores Escolares de Poesia e Redação que está com inscrições abertas até 01 de agosto, voltado para estudantes do ensino básico – de escolas públicas e particulares no estado.


Cada estudante pode se inscrever com apenas um Poema e/ou uma Redação − ficcional ou não e de tema livre – e as obras devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas, impressas, e/ou classificadas em qualquer outro concurso. Para saber mais sobre os critérios é necessário acessar o regulamento e ficha de inscrição disponível no site da Fundação Pedro Calmon.

As inscrições serão feitas – pessoalmente – na sede da Fundação, em Salvador, de segunda a sexta-feira, no horário das 09h às 18h, devendo ser protocoladas na sede da Fundação Pedro Calmon, no endereço: Av. Sete de Setembro, 282, Edf. Brasilgás, sala 01, 4º andar, Centro, Salvador (BA), CEP: 40.060-001, ou por via postal com Aviso de Recebimento (AR).

Os vencedores, que serão premiados em novembro, ganharão livros, bicicletas adaptadas para transporte de livros e câmeras digitais, de acordo com suas categorias. Serão concedidos prêmios aos 1º, 2º e 3º lugar em cada série escolar, além de Menções Honrosas.

Ao premiar os vencedores com livros, pretende-se estimular a criação de Clubes de Leitura com grupos de amigos nos bairros de origem dos vencedores, a fim de estimular o hábito da leitura fora do ambiente educacional, ou em espaços não convencionais, e assim atacar uma dura realidade em nosso Estado que desfavorece a leitura.

Informações complementares:
Desde 2013, o Concurso tem como objetivo envolver jovens estudantes do ensino básico dos 27 Territórios de Identidades da Bahia na promoção do hábito da leitura e da escrita. É voltado para estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio e, em suas duas primeiras edições já alcançou estudantes de Salvador, Região Metropolitana e municípios como Quinjingue, Lapão, Santa Bárbara e Santo Amaro. Cada estudante pode se inscrever com apenas um Poema e/ou uma Redação − ficcional ou não e de tema livre – e as obras devem ser inéditas, ou seja, não podem ter sido publicadas, impressas, e/ou classificadas em qualquer outro concurso.

Diretoria – Vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Diretoria do Livro e Leitura (DLL) é responsável pela execução e implementação das políticas públicas de fomento ao livro e estímulo à leitura. Está em seus objetivos incentivar a prática da leitura, promovendo eventos do setor, como leituras públicas com autores, oficinas de leitura, seminários, feiras, palestras e conferências sobre obras, autores e tópicos importantes da Literatura. Também compete à DLL a promoção do livro, fomentando a produção editorial, elaborando prêmios literários e editais que proporcionem às editoras o acesso a recursos públicos que permitam às mesmas aumentar e diversificar a produção de livros no Estado, dentre outras ações que integram os objetivos do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL).

PREMIAÇÃO
São seis categorias com premiação para o 1º, 2º, 3º lugares cada, além da Menção Honrosa:
1º lugar: uma bicicleta e um kit contendo 100 livros
2º lugar: uma câmera fotográfica um kit contendo 100 livros
3º lugar: um kit contendo 100 livros

Menção Honrosa: um kit contendo 50 livros
Categorias:
Ensino Fundamental I (poesia)
Fundamental II (poesia)
Ensino Médio (poesia)
Ensino Fundamental I (redação)
Fundamental II (redação)
Ensino Médio (redação)

Site do Concurso com informações, ficha de inscrição e regulamento:

Fundação Pedro Calmon

Tags: ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2020 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.