FLICA na Caixa Cultural, em Salvador

Flica

Do Ibahia

Marcia Tiburi, Antonio Prata e Xico Sá na Flica na Caixa

Pelo segundo ano, a Flica retorna à Caixa Cultural, em Salvador. O evento gratuito acontece nos dias 8 e 9 de julho (sexta e sábado) e vai celebrar a literatura com a presença de personalidades da cena nacional e baiana, com a curadoria do jornalista Mário Mendes, e uma programação exclusiva voltada para o público infantojuvenil.

No dia 8 de julho (sexta), o evento começa às 18h com a mesa Crônicas de amor e sexo & outras histórias, que reunirá os escritores Xico Sá, Reinaldo Moraes e Márcio Matos, sob mediação de Zulú Araújo.

Já no dia 9 (sábado), a programação segue com mais quatro mesas literárias que vão esquentar o debate sobre o feminismo, a cultura pop, o meio digital e a escrita.

No primeiro encontro do dia, que começa às 9h30, os poetas Antonio Cícero e Lívia Natália discutem o tema Entre devaneio sublime e desvario pop, mediados por Zulú Araújo.

Às 11h, o público confere a mesa Três gerações da força feminina, com a presença da educadora e líder religiosa Makota Valdina, a escritora e atriz Rita Santana e a jornalista Babi Souza. O bate-papo será mediado pela poeta baiana Lívia Natália.

Na mesa seguinte, às 15h, Marcia Tiburi e Antonio Prata conversam sobre A fogueira digital das polêmicas midiáticas, mediados pela jornalista Danutta Rodrigues.

E às 18h, encerrando o evento, a mesa A resiliência da escrita, com o jornalista e escritor Edney Silvestre e a romancista baiana Állex Leilla, com mediação de Malu Fontes.

Haverá estacionamento gratuito ao lado, na sexta-feira, a partir das 18h, e no sábado, a partir das 14h.

Com exclusividade, a Flica na Caixa anunciará a data da 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), e será o palco do lançamento do site oficial do evento, uma das maiores festas literárias do país, que acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano. Os organizadores esperam receber mais de 500 pessoas durante os dois dias do evento.

– FLIQUINHA NA CAIXA

Para os amantes mirins da literatura, a Fliquinha na Caixa acontece no sábado, dia 9 com uma programação extensa de brincadeiras, conversas e muita diversão para criançada.

Às 9h30, quem faz a alegria dos baixinhos é o grupo Pé de Moleca, com uma oficina de prática musical que estimula e desenvolve a musicalidade nas crianças, trabalhando a sensibilização auditiva, ritmo, experimentação e o desenvolvimento da autonomia musical.

A programação para os pequenos, montada pelas curadoras Lília Gramacho e Mira Silva, ainda inclui contação de histórias com os autores baianos Renata Fernandes César e Sócrates e muitas brincadeiras com o grupo Nariz de Cogumelo que celebra a arte circense dos palhaços. A escritora e ilustradora mineira, Ângela Lago, premiada por suas obras infantis, também apresenta seus livros e bate um papo com a criançada.

A arte do teatro de bonecos também estará presente na Fliquinha na Caixa, com o grupo Ereotá, que apresenta espetáculos criados por crianças do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Para fechar o dia, o grupo Canela Fina apresenta um espetáculo musical desenvolvido especialmente para despertar a arte e a ludicidade nos pequenos.

– PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA – 8 DE JUNHO
Mesa 01 – 18h
– Crônicas de amor e sexo & outras histórias
Xico Sá, Reinaldo Moraes e Márcio Matos
Mediação: Zulú Araújo

SÁBADO – 9 DE JUNHO

Mesa 02 – 09h30
– Entre devaneio sublime e desvario pop
Antonio Cícero e Lívia Natália
Mediação: Zulú Araújo

Mesa 03 – 11h