IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Inscrições: Edital Agosto da Igualdade

Agosto da Igualdade
Edital Agosto da Igualdade apoiará projetos com foco na Década Estadual Afrodescendente

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (30), as inscrições para o Edital Agosto da Igualdade, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), que está em sua quinta edição. Nesse ano, serão apoiados dez projetos, com investimento total de R$ 380 mil, que valorizem e resgatem a história e a memória da Revolta dos Búzios e dos seus heróis


As propostas devem focar no reconhecimento, na justiça ou no desenvolvimento da população negra, que são eixos da Década Internacional dos Afrodescendentes, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024, e aderida pelo Governo da Bahia.

Podem ser apresentadas nas modalidades de videodocumentário, apresentação teatral, seminário, oficina, curso de formação, publicação de cartilha e apoio à feira ou outras atividades similares, a partir dos aspectos da educação, cultura, juventude negra, religiões de matriz africana e empreendedorismo.

Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), em atendimento ao Estatuto da Igualdade Racial de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. O edital está disponível no www.igualdaderacial.ba.gov.br

Como participar

Os interessados têm até 25 de julho para protocolar a proposta e os documentos necessários. A entrega pode ser feita pessoalmente ou via Correios, no seguinte endereço: Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Sepromi) – Avenida Paulo VI, nº 760, Edifício Belmonte Empresarial, 2º e 3º andares – CEP 41. 810-001 – Salvador – Bahia.

Podem participar desta chamada pública organizações da sociedade civil que tenham, dentre as suas finalidades, o desenvolvimento de iniciativas com referência aos ideais de luta e liberdade propagados a partir da Revolta dos Búzios, e existência comprovada há pelo menos dois anos, além dos demais requisitos citados no edital.  

Movimento revolucionário

A Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, foi um movimento revolucionário baiano pela república democrática e abolição da escravidão. Trata-se de uma das maiores manifestações populares comandadas por negros, que exigiam direitos humanos e igualdade de raça e de gênero para todos os brasileiros.

Seus líderes, os soldados Lucas Dantas e Luis Gonzaga das Virgens, assim como os alfaiates Manuel Faustino e João de Deus, tiveram seus nomes inscritos no Livro de Aço dos Heróis Nacionais em 4 de março de 2011, mais de 200 anos após suas mortes, depois da sanção da Lei 12.391 pela presidenta Dilma Rousseff.

Eles foram enforcados em praça pública na capital baiana, mas seus ideais de liberdade permanecem. O título do movimento deve-se ao fato de que muitos ativistas usavam búzio preso à pulseira para facilitar a identificação entre si. Também é conhecido como Revolta dos Alfaiates (uma vez que seus representantes exerciam este ofício), Conjuração Baiana, entre outros nomes.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
www.sepromi.ba.gov.br
55 71 3103-1411/1412/1413/1414

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

 
Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.