Madre de Deus sediou Festival Nacional de Graffiti

Foto: Dj Branco

Por Dj Branco / CMA Hip-Hop

Cerca 150 artistas de diversos lugares do país e de fora participaram da segunda edição do festival Nacional de graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de março de 2016, na cidade de Madre de Deus, Bahia. A programação contou com debate sobre o empoderamento feminino, pintura de muros, feira de street art e shows.

Foto: Carol Garcia

Andando pelas ruas dava para perceber no olhar da população o grau de satisfação e felicidade em ver a arte do graffiti expressada nos muros. De acordo com um morador “no inicio muitos fizeram criticas antecipadas em saber que a cidade iria sediar um evento de graffiti, não tinham a dimensão do que iria realmente acontecer, no decorre do evento todos ficaram encantados e pediram para os graffiteiros pintar os muros de suas casas”.

A repercussão foi tão positiva que a Prefeitura lançou em seu site a campanha Minha Selfie com os Graffites do BTC”.

Vídeo com imagem geral do muro oficial:

O BTC fez uma intervenção que mexeu com a dinâmica e ordinário da cidade mostrando como a arte é capaz de transformar a realidade local,  resgatar a autoestima das pessoas e deixar a vida mais colorida. “Isso pra gente é uma revolução, é a arte revolucionando o dia a dia das pessoas, o dia a dia de Madre de Deus, o BTC veio de uma forma impressionante para fazer esse papel. Demos sorte em ter encarado esse desafio de receber esses artistas que transformarão as ruas, o espaço que caminhamos,  que às vezes desconhecemos o quanto ele é rico, agora temos uma obra de arte pública a céu aberto, isso só reforça a nossa vocação para uma cidade criativa”. Declarou Djalma Thürler, Secretário de Cultura do Município.

Ainda segundo Djalma Thürler, por conta da reação positiva da população, como continuidade serão realizadas oficinas, cursos e intervenções de graffiti em diversos pontos da cidade.

Com o temaNesse spray tem dendê!”, o evento fez uma reflexão sobre a singularidade do graffiti da Bahia, com seus estilos, técnicas e temas próprios.

O BTC é uma realização do Coletivo Vai e Faz (formado por artistas, comunicadores, produtores e estudiosos do tema) e da Prefeitura de Madre de Deus.

Confira algumas fotos do BTC:

Foto: Edvaldu Neto

Foto Carol Garcia

Foto: Carol Garcia

Foto: Crainça que passava na hora

Tags: , , , , , ,