IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de setembro de 2018

set
30

República do Reggae, dia 17 de novembro

Postado por DjBranco

Repúbica da ReggaeO Festival República do Reggae teve sua primeira edição em 2003 na belíssima Praia de Ipitanga. Ao longo dos anos o evento foi se firmando como o maior do gênero na américa latina e um dos mais relevantes do mundo.

O grau de exigência do público é bastante alto e a organização sempre procurou trazer os nomes preferidos, inclusive através de pesquisas de opinião e enquetes nas redes sociais. O festival é realizado com muito esforço graças à presença e o apoio marcante da nação regueira que é fortíssima na Bahia, sem a ajuda de patrocínios.

Após 14 edições realizadas, o República do Reggae já recebeu grande parte das maiores atrações internacionais do reggae mundial em atividade e evidentemente as bandas de maior destaque no cenário nacional, além de diversos artistas emergentes e que seguem na resistência mesmo sem o apoio dos meios de comunicação. Dentre os grandes nomes que estiveram no festival podemos citar Gregory Isaacs, Lucky Dube, Alpha Blondy, Israel Vibration, Bunny Wailer, Groundation, SOJA, U-Roy, Culture, Koko Dembele, Siddy Ranks, Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco, Edson Gomes, Tribo de Jah e muitos outros.

(mais…)

set
24

Festival A Cena Tá Preta no Teatro Vila Velha

Postado por DjBranco

Festival A Cena Tá PretaO Bando de Teatro Olodum, mais uma vez, convoca artistas e grupos para uma mostra da diversidade e riqueza das artes negras. É a 9° edição do Festival A Cena Tá Preta que, este ano, homenageia os 30 anos de fundação do Balé Folclórico da Bahia, uma das mais conceituadas companhias de dança contemporânea do mundo.

Serão dez dias de apresentações de teatro, dança, cinema, literatura e música, fazendo convergir em Salvador as diversas vertentes da performance negra.  A programação do Festival A Cena Tá Preta começa no dia 28/09, 20h, com o show Black Tudo, da cantora e atriz Denise Correia, acompanhada pela banda Naveia da Nêga. O encerramento do Festival será no 07/10, 19h, com apresentação de duas coreografias inéditas do Balé Folclórico da Bahia, companhia de dança homenageada nesta edição. Tudo acontece nas dependências do Teatro Vila Velha, Centro de Salvador.

 

 

(mais…)

set
22

Obi’Ebó – O Peso do Metal, em pauta no Evolução Hip-Hop de HOJE (22)

Postado por DjBranco

Obi Ebo

O rapper’s Lázaro Erê, Rone DumDum e Besoro, do Coletivo Obi’Ebó são os entrevistados no programa Evolução Hip-Hop de HOJE (08), que vai ao “ar” às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade será apresentado o projeto “Obi’Ebó – O Peso do Metal”,  música e vídeo clipe que fala sobre o Orixá da guerra, do fogo, da tecnologia, o senhor das demandas, o mais aguerrido, destemido e implacável dos orixás, Ogum, em uma mistura de guitarras distorcidas e percussão pesada. Ainda nesta edição recebemos no estúdio o Quebrada QUEER, o primeiro grupo gay de Rap do Brasil e América Latina, e  temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas de Obi’Ebó, Emicida, 3030 e outros.

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Estado da Bahia.

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

set
21

Noite Dramática promoverá virada com teatro, música e dança no Goethe Institut

Postado por DjBranco

Melanina Acentuada Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada promoverá uma programação intensa na noite do dia 22 (sábado) e madrugada do dia 23 (domingo) no Goethe-Institut

Leituras dramáticas, dança, música e celebração irão marcar a Noite Dramática, na virada da noite de 22 para 23 de setembro, no Goethe-Institut (Vitória), dentro da programação do Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada. O aquecimento da noite começa às 20h40, com discotecagem do DJ Alan Costa e performance de Ah Teodoro, do Coletivo Afrabapho, seguido de uma série de leituras dramáticas coordenadas pelo NATA – Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas, até 1h30 da madrugada. O evento tem entrada franca e pretende promover um encontro de linguagens artísticas e estéticas.

 

(mais…)

set
21

Papo de Favela: programa que discute a produção cultural da periferia será exibido ao vivo todas as sextas de setembro

Postado por DjBranco

Foto DivulgaçãoParceria entre o Instituto Mídia Étnica, Vale do Dendê e Marcus Pantera leva música do gueto e interatividade para um dos maiores centros de compras da Bahia

Hackeando o sistema. È assim que o Papo de Favela chega ao Shopping da Bahia, um dos mais tradicionais centros de compras do nordeste, através de uma parceria forte entre o Instituto Mídia Étnica (IME) e a Aceleradora de Negócios, Vale do Dendê. Sob o comando de Marcus Pantera, o programa que é sucesso no Youtube tem como principal objetivo dar espaço aos artistas “originais” das periferias.

“Bateu tudo essa parceria do Papo de Favela com o IME. A proposta do PDF é valorizar os artistas e produtores culturais das favelas do Brasil. Partindo dos guetos de Salvador,  o PDF vem para colocar os talentos da favela no holofote da mídia, coisa que o Mídia Étnica já faz a anos, fortalecendo o protagonismo  negro”, pontua  Marcus Pantera.

(mais…)

set
15

Premiado filme baiano, “Café com Canela” entra na 5ª semana em cartaz

Postado por DjBranco

Café com Canela

Um dos mais festejados longas-metragens da atualidade do cinema da Bahia, “Café com Canela” estreou em circuito nacional no mês de agosto e entra na 5ª semana em cartaz. O circuito já contemplou salas de 14 cidades de 12 estados: Salvador, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Recife, São Luís e Vitória. Com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa, a obra vem de uma muito bem-sucedida trajetória em festivais de cinema do Brasil e do exterior, tendo feito parte da seleção oficial do International Film Festival Rotterdam, além de ter vencido como Melhor Filme pelo Júri Popular no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2017, o que lhe rendeu o Prêmio Petrobras de Cinema e a consequente distribuição que agora se executa.

(mais…)

set
15

Festival celebra dramaturgia produzida por autores negros

Postado por DjBranco

Melanina AcentuadaFestival Dramaturgias da Melanina Acentuada ocupa Goethe-Institut e Sala do Coro do TCA com programação diversificada onde a autoria negra está no palco e em debate

Até não muito tempo atrás se dizia que não tínhamos muito autores negros, seja no teatro, seja no audiovisual. Com a inquietação de mostrar que esta não é uma realidade é que nasceu o Festival Dramaturgias da Melanina Acentuada, que está em sua quinta edição e oferecerá de 14 a 23 de setembro uma programação voltada para visibilizar e fortalecer a dramaturgia negra produzida no Brasil. Idealizado pelo ator, apresentador, dramaturgo e pesquisador Aldri Anunciação, o evento contará com leituras dramáticas, ateliês para produção escrita e reflexão sobre práticas e poéticas, espetáculos teatrais, compartilhamento e o lançamento da plataforma Melanina Digital, um catálogo virtual inédito que reúne a produção de dramaturgos negros contemporâneos.

(mais…)

set
8

Quebrada QUEER marca presença no Evolução Hip-Hop de HOJE (08)

Postado por DjBranco

Quebrada QUEER o primeiro grupo gay de Rap do Brasil e América Latina, confirmou presença no programa Evolução HipHop de HOJE às 17h, na 107.5 Educadora FM . Ao vivo pro mundo www.educadora.ba.gov.br  .

Quebrada Queer

(mais…)

set
8

“Evolução, evolução hip-hop”: Nas ondas da rádio e da militância com DJ Branco

Postado por DjBranco

36731541_2437968922887430_3369455745551564800_nComo afirma Jorge Hilton, cientista social, um dos fundadores do movimento hip-hop da Bahia e autor do livro “Bahia com H de Hip-Hop”(2014, relançado em 2018), a mídia teve um papel importante para difundir a cultura hip-hop, por meio do cinema, televisão e rádio. E foi pela emissora MTV que Dj Branco se conectou com o rap ao assistir o videoclipe “Diário de um detento”, dos Racionais MCs.

Lais a matéria completa no site:  http://www.rapzeroseteum.com/materias/evolu%C3%A7%C3%A3o-evolu%C3%A7%C3%A3o-hip-hop-nas-ondas-da-r%C3%A1dio-e-da-milit%C3%A2ncia-com-dj-branco

(mais…)

set
8

“Fala tu Jogador” novo vídeo clipe da Família Tríplice

Postado por DjBranco

 

(mais…)

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.