IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de julho de 2018

jul
30

Culinária Musical promove roda de samba na Casa de Castro Alves

Postado por DjBranco

Jorge WaswhingtonEvento terá Grupo Quinteto, Samba Tororó, Portela Açúcar e dançarina Meirejane Lima 

O Culinária Musical – evento idealizado pelo afrochef Jorge Washington– retoma as origens vai embalar a tarde do próximo dia 5 com o mais autêntico samba na Casa de Castro Alves. Grupo Quinteto, com participações do Samba Tororó e Portela Açúcar, anima o público do evento que ocorre das 13h às 17h.

O imóvel é vizinho à Igreja do Passo– famosa como cenário do filme O Pagador de Promessas–, na Rua do Passo, 52 – no Carmo e o jardim tem vista para a Baía de Todos-os-Santos. O anfitrião, o afrochef Jorge Washington, vai agradar diversos paladares maxixada de carne seca e galinha ao molho pardo. A entrada custa R$15 (em espécie) e o prato individual R$30 (em espécie e no débito).

(mais…)

jul
26

Janaina Noblah e Makonnen Tafari fazem pocket show no Espaço Vale do Dendê

Postado por DjBranco

Janaina Noblah e Makonnen Tafari

O Evolução Hip-Hop será transmitido ao vivo pela segunda vez do Espaço de Inovação e Criatividade Vale do Dendê

A rapper baiana Janaina Noblah e Makonnen Tafari fazem pocket show no Espaço de Inovação e Criatividade Vale do Dendê, localizado no 2º piso do Shopping da Bahia durante a transmissão AO VIVO do programa Evolução Hip-Hop pela 107.5 Educadora FM, neste sábado (28), às 17h, com apresentação do Dj Branco. Entrada gratuita.

Está ação irá proporcionar a participação direta dos ouvintes do Evolução Hip-Hop que terão a oportunidade de acompanhar de perto a transmissão do programa e interagir com os grupos de rap convidados.

A iniciativa que é uma parceria da holding social Vale do Dendê com a CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, conta com o apoio da Rádio Educadora FM 107.5 e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB.

(mais…)

jul
25

Lançamento do livro Branquitude e Televisão – a nova (?) África na TV pública

Postado por DjBranco

Branquitude e Televisão - A Nova África na Tv PúblicaEvento em Salvador lança nesta sexta-feira (27), livros de pesquisadores – Ativistas Críticos da Comunicação. Mesa de debates acontece no Ceao-Ufba, no bairro 02 de julho, às 18h, seguida por sessão de autógrafos.

O rapper carioca e professor da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), Richard Santos, conhecido por Big Richard no mundo do hip-hop, está em Salvador nesta sexta-feira, 27/07, para lançar seu primeiro livro, em evento às 18h no Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao) da Universidade Federal da Bahia.

Intitulado Branquitude e Televisão – a nova (?) África na TV pública, a pretensão do livro, nas palavras do autor, “é se alinhar aos estudos fundadores, analíticos da história social do negro brasileiro e explorar no século XXI o processo de constituição da identidade mediada”.

 

(mais…)

jul
25

Festival de Inverno de Garanhuns recebe Batalha de MC’s

Postado por DjBranco

Jornada de Mcs

Vão reunir jovens artistas de mais de vinte cidades pernambucanas e parceiros de diversos estados do Brasil

Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), chega a sua 28ª edição e a participação da Jornada de MC´s se consolida como um marco da arte e da cultura juvenil e popular, dia 29.07, das 10h às 17h, o Parque Euclides Dourada vai ser palco de mais uma batalha. Idealizada pelo Dj Big, a programação valoriza a produção artística pernambucana, o intercâmbio do hip hop nacional e contribui significativamente para a profissionalização dos jovens e também para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura do estado.

Jornada de McsCom forte presença na história do FIG, as culturas negras e as expressões da juventude, demarcam e reafirmam seu lugar através da jornada de MCs. Mais que uma competição, a Jornada é um espaço educativo que estimula o aperfeiçoamento do trabalho artístico da juventude, o fortalecimento do hip hop como movimento comprometido com o combate a violência, ao uso indiscriminado de drogas e ao protagonismo da juventude em Pernambuco.

(mais…)

jul
25

Campanha “Shopping Virtual para Bonecas Negras”

Postado por DjBranco

Bonecas NegrasApresento a você a Campanha “Shopping Virtual para Bonecas Negras” idealizada pelos educadores e empreendedores Vanessa Paixão e Jorge Hilton.

Segundo matéria publicada no jornal O ESTADO DE S. PAULO, embora a população negra seja de 53,6% (IBGE/2014), há pouca representatividade comercial desse grupo. Marcas de cosméticos, roupas e agências de publicidade têm percebido seu potencial de consumo, mas há setores que estão bem alheios a esta realidade, a exemplo do mercado de brinquedos. De acordo com estudo realizado pela ONG Avante, que promove a campanha Cadê Nossa Boneca?, apenas 3% das bonecas vendidas em lojas online no País são negras.

(mais…)

jul
25

I Ciclo de Formação do Curso “Marxismo e Panafricanismo”, acontecerá em Salvador de 20 a 24 de Agosto

Postado por DjBranco

Curso Marxismo e Panafricanismo 1O Curso de Extensão Marxismo e Panafricanismo é uma iniciativa coletiva construída por organizações populares do estado da Bahia em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Trata-se de proposição voltada para resgatar as bases teórico-metodológicas e históricas destas teorias sociais e movimentos políticos (portanto, práxis) que “abalaram o mundo” e permanecem a influenciar as lutas emancipatórias em todo globo no século XXI. Tem como objetivo contribuir com a elevação cultural-formativa com vistas ao fortalecimento da perspectiva anticapitalista, antiracista, antipatriarcal na sociedade.

 

(mais…)

jul
20

VisiOOnárias em entrevista no Evolução Hip-Hop deste sábado (21)

Postado por DjBranco

VisioonáriasAs rappers Brena Élem e Udi Santos do grupo VisiOOnárias marcam presença no programa Evolução Hip-Hop deste sábado (21), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM Na oportunidade as convidadas falam sobre sua carreira e fazem uma analise de conjuntura da cena no Estado da Bahia.

Ainda nesta edição recebemos a visita de 20 jovens americanos e 15 brasileiros que estão em intercambio no Brasil, eles são os Thebrotherhood/sistersol e Irmãos Unidos, um projeto de apoio e orientação a jovens negros que auxilia na formação socio-politica-cultural e no ingresso a Universidade, trabalha com arte-educação, cidadania e direitos humanos, desenvolve a consciência crítica e resgata a autoestima. Projeto fundado em 95 no Brooklin/NY com filial em Arembepe, Camaçari/BA, coordenado por LdDoiz, Rapper e militante do movimento hip Hop.

Irmão UnidosQuem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas do VisiOOnárias, Dark Mc, Fall Clássico e outros.

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Estado da Bahia.

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

jul
18

Prêmio Sabotage valoriza a cultura hip-hop

Postado por DjBranco

Prêmio Sabotage

Você que é da cidade de São Paulo fique ligado, vem aí mais uma edição do Prêmio Sabotage, as inscrições estarão abertas entre 1º de agosto a 30 de setembro de 2018.

O Prêmio foi criado em homenagem ao rapper Sabotage. Nascido em São Paulo, no dia 3 de abril de 1973, o cantor, compositor e ator encontrou no rap a saída do mundo do crime. Sabotage foi um protagonista no cenário cultural e musical, tendo recebido vários prêmios. A Câmara Municipal de São Paulo, considerando a importância do Movimento Hip Hop no processo de inclusão social, musical e cultural e a sua inserção junto aos jovens na cidade de São Paulo, instituiu, por meio da Resolução N° 02/2008, o Prêmio Sabotage que visa a reconhecer publicamente o trabalho de artistas que se destacam no cenário do Hip Hop no Município.

A Bahia não fica atrás, a partir de uma articulação da CMA HIP HOP – Comunicação, Militância e Atitude Hip-Hop, com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB/SECULT), foi criado o Edital PRÊMIO CULTURA HIP-HOP BAHIA, que tem o objetivo de contribuir para o fomento, o desenvolvimento e o fortalecimento do movimento e da cultura Hip Hop nos diversos territórios de identidade do Estado da Bahia. A previsão é que o edital seja lançado no primeiro semestre de 2019.

(mais…)

jul
18

Prêmio Culturas Juvenis da Bahia

Postado por DjBranco

Prêmio Culturas JuvenisPor meio do acesso a conhecimentos nas áreas de direitos, identidade e comunicação, jovens do Programa Corra pro Abraço rompem estigmas e traçam caminhos de enfrentamento a contextos de vulnerabilidade social. A primeira turma encerra o ciclo de formações com mostras de comunicação, realizadas entre 17 e 19/07. Durante a Mostra, foi lançado o 1º Prêmio Culturas Juvenis da Bahia.

Prêmio Culturas Juvenis 2018

(mais…)

jul
15

21ª Caminhada Azoany – Contra a Intolerância Religiosa

Postado por DjBranco

Caminhada Azoany .A Caminhada Azoany cuja temática para o ano de 2018, será “Cultura e fé: Azoany orixá e inkise na defesa do povo de Santo”, irá desenvolver nos meses que transcorre a seu cortejo religioso uma série de atividades para dá visibilidade a questão da intolerância religiosa.

Azoany, com é conhecido no Jejé, é o Deus de saúde e da morte, o (Orixá, Inkise) que esta em plena consonância e contato com a humanidade, buscando através do dia a dia a solução de problemas que atingem a matéria humana.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2018 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.