IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de maio de 2018

mai
29

Com apoio da Funceb MinC realizará capacitação para inscrições ao Prêmio Culturas Populares

Postado por DjBranco

premio cultura popularesA Bahia receberá oficinas gratuitas do Ministério da Cultura (MinC) para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares. Em Salvador, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/Secult-Ba), a oficina será realizada na quarta-feira (30), às 13h, na Sala 07 do Centro de Formação em Artes – CFA/Funceb (Rua do Bispo, nº 29/31, Pelourinho).

Não será necessária inscrição prévia. Representantes do MinC estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições.

6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados concedida pelo Ministério da Cultura (MinC) desde 2007. Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.

(mais…)

mai
28

100 poetas da periferia de Salvador lançam livro

Postado por DjBranco

Layout 1Vai ter sarau, venda de artesanato, brincos, turbantes, livretos e apresentação musical durante o evento

A obra “Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana” reúne textos de poetas e poetisas da periferia de Salvador, SERÁ LANÇADA EM BREVE. Texto de orelha por Maíra Azevedo (Tia Má, jornalista, atriz e digital influencer), apresentações de Geilson dos Reis (Pedagogo e Professor) e Dhay Borges (Coletivo de Entidades Negras – CEN), capa do poeta Marcos Paulo da Silva, contracapa de Allison Chaplin. Financiamento através da 1ª Chamada do edital Calendário das Artes 2017, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Participam do livro poetas dos coletivos Sarau da Onça, Slam da Soronha, Sarau do Gheto, Sarau do Jaca, Sarau do Cabrito, Coletivo Cabeça, Sarau do Gato Preto, A Tu Ar, Sarau da Laje, Zeferinas, Sarau Arte Livre, Slam da Quadra, Sarau Urbano, Coletivo Boca Quente, Coletivo Pé Descalço, Coletivo G13, Resistência Poética, Poeta com P de Preto, Slam das Minas, Coletivo Nosso Palco, Coletivo Pega Visão, Cine Sindicato, A Currute Poesias, CEPA Jovem, A Pombagem, Sarau Enegrescência, dentre outros.

(mais…)

mai
28

Festival Yalodê

Postado por DjBranco

Festival Yalodê

No dia 09 de junho (sábado), às 15h, será realizado a primeira edição do Festival Yalodê, na Senzala do Barro Preto, Sede do bloco Ilê Aiyê. O evento tem como foco o empoderamento da mulher negra, com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a temática.

O Festival irá reunir uma diversidade de atividades que destacam a importância da valorização da cultura afro-brasileira; dentre elas: uma mesa redonda com o tema “Mulher Negra – Identidade e Empoderamento”, uma feira de empreendedorismo negro, exposição fotográfica, apresentações de música e poesia e um concurso para eleger a Beleza Yalodê.

(mais…)

mai
24

Evolução HipHop na Campus Party Bahia 2018

Postado por DjBranco

 

(mais…)

mai
24

Regina Casé é anfitriã em cerimônia do Vale do Dendê

Postado por DjBranco

N.l./2014 - São Paulo - Fotos de capa e bastidores da Revista Contigo especial aniversário do Rio de Janeiro, com Regina Casé de Editora - Revista Contigo! capa e bastidores - Fotos Acervo Regina Casé.

Apresentadora anunciará os 10 empreendedores selecionados a permanecerem no processo de aceleração.

Após dois meses intensos de pré-aceleração, a holding social Vale do Dendê, em parceria com o Instituto Mídia Étnica e apoio da Fundação Itaú Social e Fundação Alphaville, apresenta no próximo dia 25 de maio (sexta-feira), a partir das 19h, na Sala de Cinema UCI do Shopping da Bahia, o nome dos 10 empreendedores selecionados a permanecerem no processo de aceleração em um espaço no shopping.

Indicados a continuarem com acompanhamento intenso e mentoria especial do Vale do Dendê, os 10 acelerados foram escolhidos após pitch realizado no espaço Dendê LAB, da Campus Party, nos últimos dias 18 e 19 de maio.

 

(mais…)

mai
23

Disco dos Racionais MCs entra na lista do vestibular da Unicamp

Postado por DjBranco

Racionais Mcs

Por Luccas Oliveira / O Globo

‘Sobrevivendo no inferno’ divide espaço com obras de Camões e Ana Cristina Cesar

Divulgada no início da tarde desta quarta-feira, a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular 2020 da Unicamp teve a inclusão de alguns títulos, mas um deles chama especial atenção: o disco “Sobrevivendo no inferno”, do grupo paulistano Racionais MCs, entrou na categoria poesia, ao lado de “A teus pés”, da escritora Ana Cristina Cesar, e de sonetos de Luís de Camões.

— “Sobrevivendo no inferno” é um ótimo livro de história — comemorou KL Jay, DJ do grupo, o primeiro integrante a ficar sabendo da novidade. Segundo a assessoria dos Racionais (que anunciaram uma pausa na carreira em fevereiro), “todos gostaram muito” da notícia.

(mais…)

mai
22

Transmissão do Evolução Hip-Hop na Campus Party foi sucesso.

Postado por DjBranco

IMG-20180519-WA0249No último sábado (19 de maio), o Evolução Hip-Hop foi transmitido ao vivo pela 107.5 Educadora FM, direto da Arena Fonte Nova, onde aconteceu a Campus Party 2 – Bahia, maior evento de tecnologia do mundo. Em nosso estúdio montado na Fonte Nova tivemos como entrevistad@s a técnica em automação industrial e estudante de engenharia eletrônica, Lorena Vilas Boas, e o diretor da Mitti (empresa de games), Tiago Copelo.

A transmissão do Evolução Hip-Hop direto da Campus Party foi uma das ações do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), durante o evento onde também foram transmitidos os programas Multicultura e o TVE Revista, além de cobertura e flash’s ao vivo pela A TVE Bahia (Canal 10.1 HD), pela 107.5 Educadora FM, redes sociais e portal  www.tve.ba.gov.br .

(mais…)

mai
17

O Evolução Hip-Hop será transmitido da Campus Party, neste sábado (19)

Postado por DjBranco

Evolução Hip-Hop Arena Fonte NovaO programa Evolução Hip-Hop deste sábado (19), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM, será transmitido ao vivo direto da Arena Itaipava Fonte Nova, onde acontece a segunda edição da Campus Party – Bahia, ( http://brasil.campus-party.org/ ) maior evento de tecnologia do mundo. Nesta edição teremos uma mistura de rap, tecnologia e futebol. Não perca!

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “ao vivo” clicando aqui

No set list músicas do Projota, Família Tríplice, e outros.

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), mantou um estúdio na Campus Party onde será transmitido alguns programas da 107.5 Educadora FM e da TVE Bahia (Canal 10.1 HD), além de flash’s ao vivo pelas redes sociais e portal  www.tve.ba.gov.br .

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo do Estado, Bahia, Terra Mãe do Brasil.

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

mai
14

“14 de Maio”, música de Lazzo Matumbi e Jorge Portugal faz reflexão sobre esse dia!

Postado por DjBranco

Lazzo Matumbi e Jorge Portugal

Por Dj Branco

“Olha moço fique esperto que eu não sou menino”. Lazzo Matumbi

Ontem, 13 de maio de 2018, completou-se 130 anos da falsa abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea em 1888. Mas será mesmo que a escravatura foi abolida neste Brasil? Os indícios da realidade que vive a maioria da população brasileira que é a população negra, prova que não.

Ai você pergunta. E eu com isso?

 

(mais…)

mai
12

Territórios quilombolas em pauta no Evolução Hip-Hop de hoje (12)

Postado por DjBranco

Diosmar Santana FilhoO mestre em geografia Diosmar Santana Filho, é o entrevistado no programa Evolução Hip-Hop de hoje (12), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade Diosmar fala sobre seu primeiro livro A geopolítica do Estado e o território quilombola no século XXI”, que será lançado no próximo dia 14 de maio (segunda-feira), às 18h, na Livraria LDM (Espaço Itaú de Cinemas Glauber Rocha – Praça Castro Alves).

Os territórios quilombolas são a Rosa dos Ventos na obra que tem seis capítulos e aborda diversas nuances que permeiam a luta quilombola por espaço, território e identidade, sobretudo levando em consideração as mazelas deixadas pela Abolição da Escravatura, em 13 de maio de 1888.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muito mais, não perca!

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui

No set list músicas do Afronto, Afro Jhow, Djonga e outros.

O Evolução Hip-Hop é uma produção da CMA HIP-HOP – Comunicação, Militância e Atitude, tem o apoio da 107.5 Educadora FM, e o apoio financeiro da Fundação Cultural, Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo do Estado, Bahia, Terra Mãe do Brasil.

Apresentação: Dj Branco

(mais…)

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.