IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de novembro de 2017

nov
29

Dia do Samba é no Culinária Musical com grupo Botequim

Postado por DjBranco

Culinária MusicalParticipação especial da cantora Clécia Queiroz

No dia de homenagens ao ritmo genuinamente brasileiro, o Culinária Musical comemora a data em alto estilo. Realizado em um dos redutos do gênero na capital baiana– a Casa de Pedra, no bairro do Garcia– o evento promovido pelo afrochef Jorge Washington será embalado pelo grupo Botequim com participação da cantora Clécia Queiroz.

Com 11 anos de carreira, o Botequim, com base no samba tradicional, tem se destacado como referência quando o assunto é uma boa roda de samba e traz no repertório, além de composições autorais, ícones como Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Candeia, Dona Ivone Lara, além dos baianos Batatinha, Roque Ferreira, Edil Pacheco, Riachão, Nelson Rufino, Walmir Lima, dentre outros.

(mais…)

nov
29

Elza Soares apresenta show inédito na Concha Acústica

Postado por DjBranco

Elza SoaresNo dia 10 de dezembro, a cantora interpreta canções de Lupicínio Rodrigues na premiação do XV Festival de Música Educadora FM, que terá ainda Larissa Luz fazendo o show de abertura em uma noite de celebração da música e da força da mulher negra

Considerada a “voz do milênio” pela BBC de Londres, vencedora do Grammy 2016, a carioca Elza Soares vem a Salvador no dia 10 de dezembro, na Concha Acústica do TCA, com o luxuoso show “Elza Canta Lupi”, que traz no repertório canções de Lupicínio Rodrigues. A apresentação marca a entrega da premiação do XV Festival de Música Educadora FM. O evento terá ainda o show de abertura da baiana Larissa Luz. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

(mais…)

nov
29

12ª Caminhada do Samba leva paz para o cortejo

Postado por DjBranco

Caminhada do SambaUnesamba promove um ato pelo fim da violência no próximo dia 3

No próximo dia 3, a comemoração ao Dia do Samba– festejado no dia 2 de dezembro– reúne os amantes do ritmo em cortejo pelas ruas do Centro da capital baiana. Com o foco no combate a toda forma de violência, a partir das 13h, nove trios dos blocos que integram a União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba) saem do Campo Grande para a 12ª edição da Caminhada do Samba com as melhores atrações do gênero que irão embalar o Carnaval 2018 das agremiações.

Na prévia do carnaval de samba de Salvador, a proposta é que todo folião vá de branco para cobrir todo o trajeto do desfile com a energia da paz que norteia todas as edições da caminhada que tem a característica de atrair público de várias gerações, abrindo a alta temporada de eventos em Salvador. A troca de camisetas por uma lata de leite em pó pode ser realizada, a partir da próxima terça-feira (28), na sede do Reduto do Samba (R. Amparo do Tororó, nº 101, Nazaré. Contato: 3237-5344 ), do Alvorada (R. da Independência, 68 2º andar, Nazaré. Contato: 3322-3684) e do Alerta Geral (R. Direita da Piedade, Barris, nº 14. Contato: 3329-6949 ).

 

(mais…)

nov
15

Ilê Aiyê comanda Concha Negra com participações de Criolo e Daniela Mercury

Postado por DjBranco

Ilê AiyêEvento acontece neste sábado (18) e celebra 44 anos da entidade

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê comanda neste sábado  (18), a partir das 18h, a Concha Negra, projeto que integra a programação do Novembro Negro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o espetáculo terá como convidados especiais os cantores Daniela Mercury e Criolo, além de abertura com o Bando de Teatro Olodum.

Conhecido como “o mais belo dos belos”, o Ilê Aiyê nasceu no Curuzu – Liberdade, bairro de maior população negra do país, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. O espetáculo será o palco de celebração dos 44 anos recém-completados no dia 1º de novembro, e que está sendo marcada pela campanha de financiamento coletivo “Sou Ilê o ano inteiro” (disponível em http://tinyurl.com/sou-ile), que visa a arrecadar recursos para regularizar as atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê, que, até 2016, atendiam 340 crianças.

 

(mais…)

nov
13

Batalha de Break Street Art – Inscrições abertas

Postado por DjBranco

23472011_2061655360518790_5316865525310759074_nEstão abertas até o dia 18 de novembro (sexta-feira), as inscrições para a Batalha de Break Street Art, que será realizada, no dia 25 de novembro de 2017, a partir das 13h, no Palco das Artes no Ginásio Esportivo de Lauro de Freitas, Centro, Lauro de Freitas (BA).

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do formulário virtual disponível no site http://bsafestival.com/palco_info no período de 13 a 18 de novembro, com resultado dia 21 de novembro.

A batalha será no formato 2X2. Serão selecionadas 16 duplas.

Podem inscrever-se B.Boys e B.Girls de todo território baiano.

Para se inscrever entre no site, baixe o formulário, preencha todos os campos e envie junto com um vídeo da dupla para os e-mails batalhadebreakstreetart@gmail.com e bahia.street.af@gmail.com .

 

(mais…)

nov
13

Ilê Aiyê cria campanha de crowdfunding para seus projetos de educação

Postado por DjBranco

SouilêoanointeiroCom o mote “Sou Ilê o ano inteiro” a entidade aposta na ação de financiamento coletivo para regularizar atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê tornou-se o mais belo dos belos ao inaugurar na avenida um novo tempo de exaltação da estética negra. Transformou-se num símbolo do Carnaval de Salvador, ícone de resistência na luta contra o racismo e vem encantando o mundo com o som dos seus tambores e canto único. Mas ao completar 44 anos no dia 1º de novembro, a entidade quer chamar atenção para uma faceta do seu trabalho bem menos conhecida: o atendimento diário a crianças por meio das suas escolas Mãe Hilda e Band’Erê.

“As comemorações pelos 44 anos do Ilê estão voltadas para o lançamento da nossa campanha de financiamento coletivo. A nossa escola de arte-educação Band’Erê está parada há mais de um ano e a Escola Mãe Hilda este ano só teve como funcionar com 50 vagas. Essa realidade, que é resultado de toda dificuldade que passamos, impactou a vida de muitas crianças e suas famílias”, comenta Vovô, presidente do Ilê Aiyê.

 

(mais…)

nov
12

República do Reggae, dia 18 de novembro em Salvador

Postado por DjBranco

República do Reggae

Considerado o maior Festival de Reggae da América Latina e um dos mais relevantes do mundo, a República do Reggae que esse ano completa a sua 14ª edição. Artistas renomados nacional e internacionalmente vão passar pelo palco do Festival, que neste ano acontece no dia 18 de novembro, a partir das 16h20, no Wet’n Wild.

Alpha Blondy, The Congos, Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes e  Tribo de Jah. 

No Palco Resistência, Jeremias Gomes, A Unidade, Dissidência, Igor Salify e Renata Bastos, Já a Dub Arena, terá uma programação que reunirá MCs, Djs e Singjays, e a Aldeia Hippie de Arembepe, seus artesãos.

 

(mais…)

nov
12

Evolução Hip-Hop é homenageado na abertura do Novembro Negro

Postado por DjBranco

Evolução Hip HopNa última quarta-feira (12), o programa Evolução Hip-Hop foi um dos homenageados durante a abertura do “Novembro Negro” na Bahia, realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), no Teatro Castro Alves. A homenagem foi aos 10 Anos da Faixa Negra da Rádio Educadora FM 107.5 que é formada pelos programas No Balanço do Reggae, Evolução Hip-Hop, Tambores da Liberdade e Rádio África.

Os programas contribuem para a reafirmação da cultura e identidade do povo negro e para o enfrentamento ao racismo e a Intolerância Religiosa.

Na placa “Dez anos de comunicação afirmativa, valorizando e fortalecendo a diversidade étnico-racial”.

(mais…)

nov
10

Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop em Salvador

Postado por DjBranco

Dia Mundial do Hip-Hop em SalvadorA Associação Cultural Hip-Hop Nova Saga, realiza neste sábado (11), a partir da 15h, no Espaço Cultural da Barroquinha, o evento “Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop”, ação que irá contar bate-papo, mostra de vídeos e intervenções artísticas. Com objetivo de celebrar o dia, refletir sobre a contribuição do hip-hop para o empreendedorismo local, e para difundir o movimento hip hop enquanto movimento de transformação sócio-cultural. Foram convidados para o representantes dos seguintes orgãos: Conselho Municipal do Carnaval (CONCAR), SETRE, SECULT, SALTUR Fundação Gregório de Matos. Entrada gratuita!

O HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80, pois era propagada na mídia, a febre chamada BREAK DANCE, 0s 04 elementos que compõe o hip hop. Em Salvador vem crescendo a cada dia nas periferias de Salvador, O BREAK: representa o corpo através da dança. O MC: a consciência, o cérebro, O DJ: a alma, essência e raiz. O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação.

(mais…)

nov
8

Abrindo o mês da Consciência Negra, CESE e SOS Corpo promovem debate público e espetáculo “Isto Não é uma Mulata”

Postado por DjBranco

Isso não é uma MulataRepresentações históricas das mulheres negras, somadas às representações contemporâneas, bem como exposições negativas e estereotipadas na mídia e na cultura, serão temas do debate público promovido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, nesta quinta-feira (09/11), às 19h, no auditório do MAB – Museu de Arte da Bahia.

A iniciativa que tem como objetivo contribuir para fortalecer o protagonismo das mulheres negras no debate público e nos processos de participação social, faz parte da Ação “Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos e Construindo Direitos”, com financiamento da União Europeia no Brasil.

Na ocasião, haverá a apresentação do projeto multilinguagens Isto Não É Uma Mulata, com o solo performático da atriz Mônica Santana. O espetáculo trabalha de forma irônica com as mesmas questões abordadas no debate, visitando clichês na representação da mulher negra, por vezes, reduzida ao trabalho doméstico, à sensualidade, ao corpo exuberante.

 

(mais…)

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.