IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de novembro de 2017

nov
15

Ilê Aiyê comanda Concha Negra com participações de Criolo e Daniela Mercury

Postado por DjBranco

Ilê AiyêEvento acontece neste sábado (18) e celebra 44 anos da entidade

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê comanda neste sábado  (18), a partir das 18h, a Concha Negra, projeto que integra a programação do Novembro Negro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Às vésperas do Dia da Consciência Negra, o espetáculo terá como convidados especiais os cantores Daniela Mercury e Criolo, além de abertura com o Bando de Teatro Olodum.

Conhecido como “o mais belo dos belos”, o Ilê Aiyê nasceu no Curuzu – Liberdade, bairro de maior população negra do país, com o objetivo de preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira. O espetáculo será o palco de celebração dos 44 anos recém-completados no dia 1º de novembro, e que está sendo marcada pela campanha de financiamento coletivo “Sou Ilê o ano inteiro” (disponível em http://tinyurl.com/sou-ile), que visa a arrecadar recursos para regularizar as atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê, que, até 2016, atendiam 340 crianças.

 

(mais…)

nov
13

Batalha de Break Street Art – Inscrições abertas

Postado por DjBranco

23472011_2061655360518790_5316865525310759074_nEstão abertas até o dia 18 de novembro (sexta-feira), as inscrições para a Batalha de Break Street Art, que será realizada, no dia 25 de novembro de 2017, a partir das 13h, no Palco das Artes no Ginásio Esportivo de Lauro de Freitas, Centro, Lauro de Freitas (BA).

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do formulário virtual disponível no site http://bsafestival.com/palco_info no período de 13 a 18 de novembro, com resultado dia 21 de novembro.

A batalha será no formato 2X2. Serão selecionadas 16 duplas.

Podem inscrever-se B.Boys e B.Girls de todo território baiano.

Para se inscrever entre no site, baixe o formulário, preencha todos os campos e envie junto com um vídeo da dupla para os e-mails batalhadebreakstreetart@gmail.com e bahia.street.af@gmail.com .

 

(mais…)

nov
13

Ilê Aiyê cria campanha de crowdfunding para seus projetos de educação

Postado por DjBranco

SouilêoanointeiroCom o mote “Sou Ilê o ano inteiro” a entidade aposta na ação de financiamento coletivo para regularizar atividades das escolas Mãe Hilda e Band’Erê

Bloco afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê tornou-se o mais belo dos belos ao inaugurar na avenida um novo tempo de exaltação da estética negra. Transformou-se num símbolo do Carnaval de Salvador, ícone de resistência na luta contra o racismo e vem encantando o mundo com o som dos seus tambores e canto único. Mas ao completar 44 anos no dia 1º de novembro, a entidade quer chamar atenção para uma faceta do seu trabalho bem menos conhecida: o atendimento diário a crianças por meio das suas escolas Mãe Hilda e Band’Erê.

“As comemorações pelos 44 anos do Ilê estão voltadas para o lançamento da nossa campanha de financiamento coletivo. A nossa escola de arte-educação Band’Erê está parada há mais de um ano e a Escola Mãe Hilda este ano só teve como funcionar com 50 vagas. Essa realidade, que é resultado de toda dificuldade que passamos, impactou a vida de muitas crianças e suas famílias”, comenta Vovô, presidente do Ilê Aiyê.

 

(mais…)

nov
12

República do Reggae, dia 18 de novembro em Salvador

Postado por DjBranco

República do Reggae

Considerado o maior Festival de Reggae da América Latina e um dos mais relevantes do mundo, a República do Reggae que esse ano completa a sua 14ª edição. Artistas renomados nacional e internacionalmente vão passar pelo palco do Festival, que neste ano acontece no dia 18 de novembro, a partir das 16h20, no Wet’n Wild.

Alpha Blondy, The Congos, Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes e  Tribo de Jah. 

No Palco Resistência, Jeremias Gomes, A Unidade, Dissidência, Igor Salify e Renata Bastos, Já a Dub Arena, terá uma programação que reunirá MCs, Djs e Singjays, e a Aldeia Hippie de Arembepe, seus artesãos.

 

(mais…)

nov
12

Evolução Hip-Hop é homenageado na abertura do Novembro Negro

Postado por DjBranco

Evolução Hip HopNa última quarta-feira (12), o programa Evolução Hip-Hop foi um dos homenageados durante a abertura do “Novembro Negro” na Bahia, realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), no Teatro Castro Alves. A homenagem foi aos 10 Anos da Faixa Negra da Rádio Educadora FM 107.5 que é formada pelos programas No Balanço do Reggae, Evolução Hip-Hop, Tambores da Liberdade e Rádio África.

Os programas contribuem para a reafirmação da cultura e identidade do povo negro e para o enfrentamento ao racismo e a Intolerância Religiosa.

Na placa “Dez anos de comunicação afirmativa, valorizando e fortalecendo a diversidade étnico-racial”.

(mais…)

nov
10

Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop em Salvador

Postado por DjBranco

Dia Mundial do Hip-Hop em SalvadorA Associação Cultural Hip-Hop Nova Saga, realiza neste sábado (11), a partir da 15h, no Espaço Cultural da Barroquinha, o evento “Celebrando o Dia Mundial do Hip-Hop”, ação que irá contar bate-papo, mostra de vídeos e intervenções artísticas. Com objetivo de celebrar o dia, refletir sobre a contribuição do hip-hop para o empreendedorismo local, e para difundir o movimento hip hop enquanto movimento de transformação sócio-cultural. Foram convidados para o representantes dos seguintes orgãos: Conselho Municipal do Carnaval (CONCAR), SETRE, SECULT, SALTUR Fundação Gregório de Matos. Entrada gratuita!

O HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80, pois era propagada na mídia, a febre chamada BREAK DANCE, 0s 04 elementos que compõe o hip hop. Em Salvador vem crescendo a cada dia nas periferias de Salvador, O BREAK: representa o corpo através da dança. O MC: a consciência, o cérebro, O DJ: a alma, essência e raiz. O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação.

(mais…)

nov
8

Abrindo o mês da Consciência Negra, CESE e SOS Corpo promovem debate público e espetáculo “Isto Não é uma Mulata”

Postado por DjBranco

Isso não é uma MulataRepresentações históricas das mulheres negras, somadas às representações contemporâneas, bem como exposições negativas e estereotipadas na mídia e na cultura, serão temas do debate público promovido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia, nesta quinta-feira (09/11), às 19h, no auditório do MAB – Museu de Arte da Bahia.

A iniciativa que tem como objetivo contribuir para fortalecer o protagonismo das mulheres negras no debate público e nos processos de participação social, faz parte da Ação “Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos e Construindo Direitos”, com financiamento da União Europeia no Brasil.

Na ocasião, haverá a apresentação do projeto multilinguagens Isto Não É Uma Mulata, com o solo performático da atriz Mônica Santana. O espetáculo trabalha de forma irônica com as mesmas questões abordadas no debate, visitando clichês na representação da mulher negra, por vezes, reduzida ao trabalho doméstico, à sensualidade, ao corpo exuberante.

 

(mais…)

nov
4

Bahia abre Novembro Negro 2017

Postado por DjBranco

Novembro Negro

A Bahia inicia um conjunto de eventos alusivos ao Novembro Negro, período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra. Marcando a abertura oficial, um espetáculo com o Bando de Teatro Olodum e as cantoras baianas Juliana Ribeiro, Marcia Short, Wil Carvalho, Larissa Luz, dentre outras atrações, acontece no Teatro Castro Alves (TCA), na próxima quarta-feira (8), às 19h. O evento terá transmissão ao vivo da TVE e do Portal do Irdeb (www.tve.ba.gov.br/tveonline). O espetáculo será antecedido por apresentações artísticas de alunos da rede pública estadual, no foyer do TCA. Ingressos podem ser adquiridos pelo preço popular de R$1 (inteira) e 0,50 (meia).

 

(mais…)

nov
3

Bahia Criativa em pauta no Evolução Hip-Hop deste sábado (04)

Postado por DjBranco

Bahia CriativaNa última quarta-feira foi lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por meio do Escritório Bahia Criativa um conjunto de 10 videoaulas com temas relativos à economia criativa e empreendedorismo cultural, com o propósito de contribuir para a capacitação e qualificação profissional de produtores e gestores culturais. O Evolução Hip-Hop esteve presente e fez a cobertura do lançamento, gravamos entrevistas com a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana, o Superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões, e o especialista em empreendedorismo cultural, Júlio Marques, que vai ao “ar” neste sábado (04), às 17h, na 107.5 Educadora FM. Não perca!

As videoaulas estão disponíveis no website www.bahiacriativa.ba.gov.br  e são complementadas por módulos em PDF para download gratuito.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa e muita mais.

No set list músicas de O Quadro, Racionais, Criolo e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

OBS: Às 18h, nos estados que tem horário de verão.

Produção e apresentação: Dj Branco

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.