IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de outubro de 2017

out
20

Evolução Hip-Hop faz um balanço do Encontro Nacional de Comunicação das Periferias

Postado por DjBranco

Encontro Nacional de Comunicação das PeriferiasEvolução Hip-Hop deste sábado (21), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM, faz um balanço do que aconteceu no “Encontro Nacional de Comunicação das Periferias”, realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, no Observatório de Favelas, Maré, Rio de Janeiro. Nesta edição você conferi entrevistas com vários participantes do encontro, Dj Branco esteve presente e fez a cobertura de tudo que rolou.

Temos ainda o quadro CMA Hip-Hop Informa e muita mais.

No set list músicas de Dexter, Triplice,  Fora do Padrão e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

OBS: Às 18h, nos estados que tem horário de verão.

O encontro  reuniu ativistas e comunicador@s de 18 estados brasileiros e 04 países, jovens e adultos de vários gêneros e etnias para pensar estratégias de comunicação a partir do olhar da periferia para lutar pela vida e pela garantia de direitos.

Produção e apresentação: Dj Branco

 

(mais…)

out
20

2ª Ciclo Formativo Opará Saberes visa entrada e permanência de negros na pós-graduação pública

Postado por DjBranco

Opará Saberes

Evento começa 24 de outubro e confirma filósofa Djamila Ribeiro em conferência de abertura. Iniciativa oferece orientações gratuitas de suporte teórico e metodológico, além de apoio psicológico e acompanhamento dos projetos

Enfrentar as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que precarizam a educação pública no Brasil e dificultam o acesso e ingresso da população negra nos cursos de nível superior nas universidades estaduais e federais, não tem sido tarefa fácil para negros e negras. No campo da pós-graduação, as barreiras impostas ainda são maiores, tanto nas aprovações dos projetos, quanto na permanência destes/as estudantes negros (as) – sobretudo daqueles (as) que tratam de temáticas raciais em suas pesquisas. Por isso, na compreensão de que é preciso dar suporte teórico e metodológico para estas pessoas, surge o ciclo formativo “Opará Saberes”, que chega à 2ª edição em Salvador/BA, como apoio à ocupação negra nas vagas de mestrado e doutorado, por meio da valorização e instrumentalização dos saberes com epistemologias feministas, afrocêntricas e decoloniais.

 

(mais…)

out
18

Mensagem do Encontro Nacional de Comunicação das Periferias

Postado por DjBranco

Encontro Nacional de Comunicação das Periferias

Aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, na sede do Observatório de Favelas, na Favela da Maré, Rio de Janeiro, o “I Encontro Nacional de Comunicação de Periferias”. O encontro reuniu comunicador@s de 18 estados brasileiros e 04 países, jovens e adultos de vários gêneros e etnias, entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017.

MENSAGEM DO ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DAS PERIFERIAS

Maré, Rio de Janeiro, 12 a 15 de outubro de 2017

 

(mais…)

out
18

Bloco Alvorada inicia Carnaval 2018 com samba, caruru e promoção

Postado por DjBranco

Bloco AlvoradaNeste sábado (21), a partir das 16h, o bloco Alvorada dá início aos preparativos da folia do próximo ano com o tradicional caruru, lançamento do tema e do carnê com promoção, além da exposição Pilares de Matriz Africana. O evento que reúne gastronomia, música, dança e artesanato será na Casa de Angola, localizada na Praça dos Veteranos, Barroquinha. O ingresso custa R$ 10 (preço único) e será vendido na entrada da festa.

Agradecendo o ano de atividades que passou e renovando as energias para a próxima temporada até o desfile na Sexta-feira de Carnaval em 2018, o ensaio promete muito samba. E animação será embalada com atrações da ala de canto do bloco como Valdélio França, Negros de Fé, Relicário Samba Meu e Marco Poca Olho.

 

 

(mais…)

out
16

Sussuarana realiza ações voltadas para a Consciência Negra

Postado por DjBranco
Foto: Laise Lima / Carol Xavier - Rainha 2016

Foto: Laise Lima / Carol Xavier – Rainha 2016

A “Comissão Organizadora de Sussuarana” vem mais um ano realizando ações voltadas para a valorização e empoderamento da cultura negra, sendo um bairro cultural e populoso, Sussuarana dá um belo exemplo de mobilização comunitária utilizando a arte como instrumento de fortalecimento da cultura afro brasileira.

As inscrições para concorrer a “VII Noite da Beleza Negra”, estão abertas até dia 26 de outubro, os candidatos devem solicitar a ficha através do e-mail: comissao.sussuarana@gmail.com podem concorrer mulheres e homens de todos os lugares a partir de 12 anos. “A noite da beleza negra em Sussuarana” é um concurso de dança afro, uma festa bonita que tem como papel a afirmação da identidade e resgate dos valores culturais atraves da dança e da estética.

O evento que este ano vem com o tema: “percussão, ancestralidade em forma de som” conta com um corpo de jurados formado por artistas, jornalistas e personalidades do cenario brasileiro, como o empresário do grupo Favela Holding Celso Athayde que vem do Rio de Janeiro participar pela primeira vez.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.