IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de setembro de 2017

set
30

Festival reúne em Salvador expressões das artes negras

Postado por DjBranco
Foto: Juan Rodriguez

Foto: Juan Rodriguez

Em outubro acontece em Salvador a VIII edição do Festival A Cena Tá Preta, realizado pelo Bando de Teatro Olodum. A edição deste ano será marcada pela forte presença da arte produzida por mulheres e dos discursos pela diversidade de gêneros e orientações sexuais. Destaque também para os artistas que fazem sucesso nas redes sociais digitais expondo seus talentos em página no YouTube, Facebook e outras mídias. Serão dez dias de programação (de 13 a 22 de outubro de 2017), reunindo no Teatro Vila Velha artistas da música, literatura, teatro, dança, moda, cinema e performance. O projeto foi contemplado com o edital do Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança – 2017.

“Mesmo com todas as dificuldades de apoio, é muito importante para o Bando de Teatro Olodum garantir a realização do Festival pela importância para a arte negra. São momentos de trocas, de integração entre o público e os artistas comprometidos com a performance negra e o Bando tem uma responsabilidade grande com isso”, afirma a atriz Valdinéia Soriano, que integra o Bando de Teatro Olodum desde a fundação da companhia em 1990 e é uma das coordenadoras do Festival deste ano. “A falta de patrocínio para esse projeto, mesmo por meio de editais públicos, revela como a temática ainda sofre resistência, o que aumenta a necessidade de estarmos juntos”, completa Valdinéia Soriano.

(mais…)

set
27

Rincon Sapiência se apresenta no III Festival Radioca

Postado por DjBranco
Foto: Renato Stockler

Foto: Renato Stockler

MC de grande destaque na atual cena do rap nacional independente, Rincon Sapiência faz show pela primeira vez em Salvador no III Festival Radioca, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Trapiche Barnabé. O rapper apresenta o show do recém-lançado e celebrado álbum “Galanga Livre”, que une poesia politizada, discurso de auto-afirmação e influências das músicas africana, eletrônica e jamaicana.

Nascido e criado na Cohab 1, zona leste de São Paulo, Danilo Albert Ambrosio (31) iniciou sua carreira em 2000, cantando em grupos do bairro. As experiências vividas nas ruas da periferia paulistana são traduzidas por Rincon Sapiência em versos inteligentes e sagazes, que abordam questões raciais e sociais no contexto da metrópole.

(mais…)

set
25

Confira a programação completa das mesas literárias da Flica 2017

Postado por DjBranco

FLICAEvento será realizado entre os dias 05 e 08 de outubro

A sétima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) será realizada entre os dias 5 e 8 de outubro, em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. A programação do evento é gratuita e inclui atividades para adultos e crianças. Entre elas, debates literários, lançamentos de livros, contações de histórias e saraus.Este ano o homenageado será o escritor Ruy Espinheira Filho. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Mesas Literárias 2017 – Programação

(mais…)

set
19

Quer curtir o show “REFAVELA 40”, de Gilberto Gil?

Postado por DjBranco

PROMOÇÃO REFAVELAO EVOLUÇÃO HIP-HOP VAI LEVAR VOCÊ PARA O SHOW ‘REFAVELA 40’, DIA 23 DE SETEMBRO (SÁBADO), NA CONCHA ACÚSTICA DO TCA.

E ai, quer curtir o show que vai homenagear um dos mais emblemáticos discos da carreira de Gilberto Gil, ‘Refavela’, que completa 40 anos, com apresentações de Gilberto Gil, Céu, Moreno Veloso e Maíra Freitas???

SIGA AS INSTRUÇÕES E CONCORRA A 04 CONVITES:

1 – Curta a pagina https://www.facebook.com/evolucaohiphop  (Se já curtiu realize as próximas etapas).

2 – Compartilhe o flay da promoção no Facebook  em modo publico marcando 03 amigos.

3 – No compartilhamento diga qual música de Gilberto Gil marcou sua vida.

 

(mais…)

set
15

Pioneiro do Reggae de Minas Gerais, Celso Moretti comemora 37 anos de carreira e realiza o Festival Moretti Convida

Postado por DjBranco

Festival Moretti

O Festival Moretti Convida será no Portela Café e terá apresentações dos artistas Sine Calmon, Kamaphew Tawa & Aspiral do Reggae, Pali e Ministéreo Público

No próximo dia 23 de setembro, o Portela Café recebe, a partir das 22h, o Festival Moretti Convida com o cantor e compositor mineiro Celso Moretti, que subirá ao palco para celebrar 37 anos de carreira e destaque na cena nacional do Reggae. Moretti é o pioneiro do Reggae em Minas Gerais e um dos cinco artistas do gênero mais velhos em atividade no país.

(mais…)

set
9

P1 Rappers em entrevista no Evolução Hip-Hop de “HOJE” (09)

Postado por DjBranco

P1 RappersMc Euri e o Dj Werson do grupo P1 Rappers, da cidade de Juazeiro, marca presença no programa Evolução Hip-Hop de HOJE (09/09), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Ainda nesta edição o Advogado, Drº Sergio São Bernardo, fala sobre o livro “Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia”, que será lançado na próxima quinta-feira (13), o presidente do Conselho de Cultura do Estado da Bahia, Emilio Tapioca, destaca a importância do CEC, órgão colegiado Secult, que completa 50 anos, e muito mais.

No set list músicas do grupo P1 Rappers, Tribo da Periferia, RBF e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Curta nossa nova Fanpage https://www.facebook.com/evolucaohiphop/

Produção e apresentação: Dj Branco

(mais…)

set
7

Ilê Aiyê divulga tema do Carnaval 2018 durante visita de Graça Machel

Postado por DjBranco

Graça MachelViúva de Nelson Mandela, ativista moçambicana comemorou com diretoria do Ilê anúncio do tema “Mandela – A Azânia comemora o centenário de seu Madiba”

A visita à Senzala do Barro Preto de uma das principais ativistas africanas pelos direitos humanos da atualidade, Graça Machel, viúva do líder Nelson Mandela, fez da tarde de ontem (6) um momento de celebração para a diretoria do bloco afro Ilê Aiyê. Ex-ministra da Educação de Moçambique e desde 2010 à frente do fundo internacional que leva seu nome, Machel foi conhecer de perto a história e os projetos educacionais da entidade.

Com todos os membros da diretoria do bloco Ilê Aiyê reunidos para receber essa mulher que tem sido uma porta voz mundial de ações afirmativas que envolvem educação, direitos da infância e auxílio a mulheres empreendedoras no continente africano, a ocasião não poderia ser mais inspiradora para a entidade divulgar o tema do Carnaval 2018, “Mandela – A Azânia comemora o centenário de seu Madiba”.

(mais…)

set
5

Feira Literária de Andaraí (FLIAN), de 20 a 23 de setembro

Postado por DjBranco

Feira Literária de Andaraí FLIANEm sua primeira edição, a Feira Literária de Andaraí (Flian), sediada na cidade natal de Herberto Sales, não poderia ter outro princípio que não, o fortalecimento e a democratização do acesso ao livro e práticas de leitura, além da valorização da memória e do rico patrimônio histórico e cultural. Oportuniza também, homenagear os 100 anos deste autor, que nascido em 21 de setembro de 1917, se identificou e fez da leitura e da produção literária, como escritor, contista, romancista e memorialista, a sua trajetória de vida e obra.

A Flian será realizada de 20 a 23 de setembro de 2017, em diversos espaços culturais e educacionais da cidade, com uma programação diversificada que incluirá conferências, mesas temáticas, lançamentos de livros, saraus artístico-literários, contação de histórias, oficinas, homenagem e apresentações artísticas, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades.

A Flian traz em seu lema “A leitura faz andar o mundo”, como um sentido do ir e vir através da leitura. Diz Herberto Sales: “Lembrar é andar. Se não é, como se fosse. Andar, lembrar… Afinal lembrar é a gente. Andar por dentro de nós mesmos. Revendo coisas. Vai-se andando e as lembranças vêm vindo atrás da gente. É um caminho, que a gente vai reconstruindo.”

 PROGRAMAÇÃO COMPLETA  -_FLIAN 2017 

 

(mais…)

set
2

Dj Branco foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia

Postado por DjBranco

Foto DJ HomenagemO produtor e apresentador do programa Evolução Hip-Hop que vai ao “ar”, todo sábado às 17h, na 107.5 Educadora FM, Dj Branco, foi um d@s homenagead@s na categoria “Personalidades” com atuação de destaque no Combate ao Racismo, à Intolerância Religiosa e Preservação das Culturas de Matriz Africana na Bahia, ao lado de Drª Cleia Costa, Procuradora da Procuradoria Geral do Estado da Bahia; Lidivaldo Brito, Desembargador do Tribunal de Justiça; Bira Corôa, Deputado Estadual; Alaíde do Feijão; e Ademir Santos, do Instituto Mão Amiga, durante a sessão especial que aconteceu na ultima quinta-feira (31/08/2017), Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), que marcou as comemorações pelos 30 anos de criação do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).

Também foram lançados os selos personalizados, através dos Correios, homenageando os 30 anos do CDCN, reconhecendo a importância do conselho no contexto social e racial na Bahia.

 

(mais…)

Governo da Bahia  ©2019 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.