IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de janeiro de 2017

jan
28

Kartel Pacifista em entrevista no Evolução Hip-Hop de hoje (28)

Postado por DjBranco

Kartel PacifistaO grupo Kartel Pacifista da cidade de Camaçari é o convidado do programa Evolução Hip-Hop de hoje (28), que vai ao “ar”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade o grupo divulga seu trabalho e fala sobre as ações do movimento hip-hop em Camaçari e região.

Criado em 2008, o Kartel Pacifista é formado por Edson Soares (Kiko Pacifista), Manoel Sidmar (Mc Black Mont), Uadson Pereira (U-Dynno) e Laís Araujo.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa.

No set lista musicas do Racionais Mc’s, Kartel Pacifista, Flora Matos, Marcelo MK e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Assista o clipe da música “Não, não vá”:

 

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

 

(mais…)

jan
28

Curso de Dança Afro Urbana

Postado por DjBranco

Curso de Dança Afro UrbanaEstudo rítmico e de movimentos das danças praticadas no contexto urbano contemporâneo das principais metrópoles de África como Praia, Abuja, Dakar, Abidjan, Lagos e Luanda. Danças como coupé decalé, hip-hop new style, afrobeats, afro-House e outros, serão abordadas pelo dançarino caboverdiano Blastoyse.

Blastoyse
Africano de Cabo Verde, reside em Salvador há 2 anos. Atualmente estuda o Curso Técnico Profissional da Escola de Dança da FUNCEB. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Danças Urbanas e Tradicionais, atuando principalmente nos segmentos de Hip Hop New Style, Jerk, Krump, Batuku, Tabanka, Cola San Jon, Techtonic e Contemporâneo.

(mais…)

jan
25

Rick Naik lança a single “Nada vai mudar”

Postado por DjBranco

Rap FMRO rapper baiano Rick Naik acaba de lançar seu primeiro single “Nada vai mudar”, gravado no Ruas Studio com a participação dos rapper’s paulista AR2 e Jotta Mc.

Rick Naik é soteropolitano, integrante do grupo Faculdade Mental Rap (FMR), formado por ele e Alone Rap. No momento o grupo está em faze de produção três single que será lançado em fevereiro.

 

 

 

 

 
(mais…)

jan
23

III Festival de Hip-Hop do Sudoeste da Bahia

Postado por DjBranco

Festival de Hip-Hop do Sudoente da BahiaNos dias 10, 11 e 12 (sexta, sábado e domingo) de março de 2017, acontece em Itarantim – BA o III FESTIVAL DE HIP HOP DO SUDOESTE DA BAHIA, envolvendo diversos Dançarinos, MCs, DJs, Rappers, Grafiteiros, Grupos Musicais, Grupos de Dança de Rua e a participação popular das cidades do Sudoeste da Bahia e convidados, com ações de incentivo a pratica da Cultura Hip Hop e contribuindo para a valorização e difusão Cultural, com ações de formação envolvendo os quatro elementos da Cultura Hip Hop com WORKSHOPS de: DJ (Música), MC (Mestre Cerimonia), Breaking (Dança) e Graffiti (Artes Visuais), além de Fórum de Discussões, Palestras, Show com a Banda Afro’z Rep, e os Campeonatos de DJ e Breaking que somam um total de R$ 4.600,00 em premiação.

(mais…)

jan
21

38ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, dia 04/02 com Daniela Mercury

Postado por DjBranco

Noite da Beleza Negra Ilê Aiyê

A Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê é hoje o maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no Brasil. Nele, o Ilê Aiyê elege a Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), que tem a missão de levar ao público todo encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e censo crítico.

Este ano o evento acontece no dia 04 de fevereiro, 21h, na Senzala do Barro Preto e pelo quarto ano consecutivo o diretor Elisio Lopes Jr vai ser o responsável pela direção artística do evento. A atração deste edição é a cantora Daniela Mercury, que promete preparar algo muito especial para a noite.

(mais…)

jan
21

Festa Yemanjá é Black destaca a cultura negra no dia 2 de fevereiro

Postado por DjBranco

Yemanjá é Black

Yemanjá é Black será animada por Dão Anderson e Denise Correia. A cantora norte-americana Michaela Harrison e a atriz Luciana Souza fazem participação especial no evento da cultura negra no dia 2 de fevereiro.

O ponto de encontro para celebrar a tradição, cultura e identidade negras no dia 2 de fevereiro está definido. A partir das 13h, no Santa Maria Bar e Restaurante, no Largo de Santana (Largo a Dinha), no Rio Vermelho, com shows de Dão e a Caravana Black e de Denise Correia e a Banda Na Veia da Nêga, a 6ª edição da Yemanjá é Black vai, mais uma vez, se destacar como o evento em sintonia com o simbolismo da aura da homenageada do dia.

(mais…)

jan
21

I Sarau Beneficente do Vintém de Prata

Postado por DjBranco

Sarau Beneficente do Vintém de PrataAcontece no dia 12 de Fevereiro, das 12:00 às 18:30, o I Sarau Beneficente do Vintém de Prata. Trata-se de um evento com o objetivo de recolher recursos para esta entidade. O sarau contará com artistas do cenário musical baiano, bem como, com representantes da literatura, teatro, artesanato e culinária, entre outras artes, a fim de mobilizarmos o maior número de pessoas possíveis para esta causa.

O Terrreiro Ilé Ibirin Omi Axé Ayira, mais conhecido como Vintém de Prata é dirigido pela Iyalorixá Marlene Rodrigues (Mãe Marlene de Nanã) e está situado na Estrada Velha de Aeroporto a mais de vinte anos. Neste tempo já oferecemos para comunidade, além de vivências religiosas, atendimento de saúde, cursos de artesanato e reforço escolar, vestibular social, biblioteca comunitária e distribuição de cestas básicas repassadas pelo governo federal.

(mais…)

jan
19

Ato no Abaeté marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Postado por DjBranco

Intolerância ReligiosaUm ato no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, marcará a passagem do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, neste sábado (21), a partir das 9 horas. A atividade reunirá representações de diversas religiões, em frente ao busto da yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, considerada como um dos símbolos de resistência e afirmação das religiões de matriz africana, inspirando a criação da data. O evento é realizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

A programação conta com homenagem à Mãe Gilda, que liderou o Ilê Axé Abassá de Ogum até seu falecimento, vítima de intolerância, em 2000, cujo trabalho foi sucedido pela yalorixá Jaciara Ribeiro, sua filha biológica. Também ocorrerão saudações à ancestralidade e palavras das lideranças religiosas e autoridades presentes. Em seguida, no mesmo local, será exibido o documentário Mulheres de Axé, que destaca a trajetória de personalidades femininas no enfrentamento à intolerância. O encerramento das atividades acontece com apresentações dos blocos afro Malê Debalê e Os Negões.

(mais…)

jan
19

Yosh realiza exposição e assina concepção visual de espetáculo na Alemanha

Postado por DjBranco
Foto: Israel Fagundes

Foto: Israel Fagundes

Em Salvador, o espetáculo “As 27 horas de Tübingen” será transmitido ao vivo no dia 28 de janeiro, às 20h, no Forte do Barbalho. Na Alemanha, os atores baianos Aicha Marques, Daniel Becker Denovaro, Fabio Vidal e Lulu Pugliese, da Cia Caratapa improvisarão cenas com temas sugeridos pelos soteropolitanos.

 
O artista plástico, arte-educador, cenógrafo e criador de moda Yosh será responsável pela concepção visual do espetáculo “As 27 horas de Tübingen”, da companhia Harlekin Theater, que acontecerá na cidade deTübingen na Alemanha, no dia 28 de janeiro, com vinte e sete horas de duração. Paralelo ao espetáculo, participará de exposições em galerias de Tübingen expondo seus quadros que deram origem as estamparias inspiradas na fé, na cultura e na ancestralidade baiana e apresentando a nova coleção da marca By Yosh.

(mais…)

jan
18

TVE transmite ao vivo o FEMADUM

Postado por DjBranco

FEMADUMA TVE e o Portal do IRDEB – www.tve.ba.gov.br – transmitem ao vivo, no próximo domingo, 22.01, a partir das 13h, a edição 2017 do Festival de Música e Artes do Olodum – FEMADUM, principal evento cultural do Olodum, antes do carnaval. Criado pelo Bloco Afro Olodum nos anos 80, o festival divulga a diversidade da cultura afro baiana e brasileira, além de dar oportunidade e visibilidade a talentos populares que buscam na cultura afro uma fonte de inspiração. O evento acontece neste final de semana, dias 21 e 22 de janeiro, a partir das 12h, no Largo do Pelourinho, e o tema que norteou a composição das músicas que concorrem é o do Carnaval 2017 do bloco, “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz”.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.