IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de janeiro de 2016

jan
29

Yzalú em entrevista no Evolução Hip-Hop deste sábado (30)

Postado por DjBranco

Yzalú rapperA rapper paulista Yzalú  é a entrevistada do programa Evolução Hip-Hop desde sábado (30), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade Yzalú canta ao vivo e fala sobre a atuação da mulher na música rap.

Ainda nesta edição temos um bate-papo com Eduardo Ribeiro, que fala sobre as ações da INNPD – Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas, durante o carnaval de Salvador.

No set list músicas de Yzalú, Tríplice Hip-Hop, Kaos Mc  e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui… 


Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

(mais…)

jan
23

Yemanjá é Black: festa da negritude na Lavagem do Rio Vermelho

Postado por DjBranco

Yemanjá é BlackCelebração da tradição e da cultura negra terá Ilê Aiyê, Lazzo Matumbi e Negros de Fé

A tradicional Festa de Yemanjá, no bairro do Rio Vermelho, possui um espaço de afirmação da cultura de matriz africana e da consciência negra que marcam a identidade da Bahia. Pelo quinto ano consecutivo, vai rolar no dia 02 de fevereiro, a festa Yemanjá é Black, que por meio da música, da moda, das artes visuais e da gastronomia, reafirma o legado negro nesta importante festa popular da Bahia.

A festa Yemanjá é Black já se consolidou como ponto de encontro de artistas, ativistas e pessoas que, ao longo do ano, contribuem para a luta e o debate contra o racismo e a intolerância. A festa torna-se, então, momento de celebração e de reforço da autoestima. As atrações deste ano, que reforçam esse objetivo do evento, são o grupo de samba Negros de Fé, a Banda Aiyê, do bloco afro Ilê Aiyê e o cantor e compositorLazzo Matumbi. São artistas que, orgulhosos de sua identidade étnica, cantam a cultura negra e pregam o respeito e o fim das desigualdades. Música para dançar, para pensar e para celebrar.

(mais…)

jan
23

Concerto Mães Ancestrais, com Inaicyra Falcão

Postado por DjBranco
Foto: Sidney Rocharte

Foto: Sidney Rocharte

No dia 30 de janeiro, as 20h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho a intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão realiza o Concerto Mães Ancestrais, no repertório músicas do CD cd Okan Awa (Nosso Coração), disco que projetou a artista no cenário musical nacional ao interpretar cânticos tradicionais yorubá adaptados ao universo lírico. O concerto contará também com a participação da Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBA DX), que irá executar músicas autorais e de domínio público. Márcio Pereira, graduado em música pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes Musicais pela University of New Orleans é quem assina a direção musical do concerto. Um encontro que promete emocionar, mostrar a riqueza e a diversidade da musicalidade baiana. O evento é uma realização da Acosta Produções Artísticas, empresa de produção cultural com foco na promoção das artes negras.

SAIBA MAIS:
O cd Okan Awa foi lançado em homenagem ao centenário de nascimento da avó de Inaicyra, Maria Bibiana do Espírito Santo, a célebre yalorixá Mãe Senhora que foi líder de um dos mais representativos terreiros do Brasil, o Ilê Axé Opô Afonjá. Inaicyra é descendente da tradicional família Asipa, uma das linhagens fundadoras do reino africano de Keto e o concerto é uma homenagem a todas as Mães Ancestrais. Os cânticos possuem letras em português e yorubá, isto é, a língua da tradição religiosa, preservada pela comunidade afro-brasileira, legado cultural do povo nagô.

(mais…)

jan
15

O Quadro em entrevista no Evolução Hip-Hop deste sábado (16)

Postado por DjBranco
Foto: Luciano Imagens

Foto: Luciano Imagens

A banda O Quadro marca presença no programa Evolução Hip-Hop desde sábado (16), que vai ao “AR”, às 17h, na 107.5 Educadora FM. Na oportunidade os músicos falam sobre sua carreira e projetos futuros.

Ainda nesta edição temos o quadro CMA Hip-Hop Informa.

O Quadro é uma das bandas, na Bahia, que representa essa tendência do Hip Hop, intitulada Nova Escola (New School), que busca inovações estéticas a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. Ou seja, as composições do grupo oscilam entre a bravura e a brandura, o local e o universal, vão do ijexá ao afrobeat, sem deixar, por isso, de ser Rap.

No set list músicas do O Quadro, Emicida, Afro Jhow e outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…


Produção e apresentação:
 Dj Branco/CMA Hip-Hop.

 

(mais…)

jan
15

Economia, diversão e gastronomia movimentam a Ribeira

Postado por DjBranco

BAZARbaraSegunda edição do BAZAR’bara une gastronomia, economia e diversão num só lugar

O conceito de bazar é amplo e ganha um novo significado a depender da cultura de cada local. No Brasil, de uma maneira geral, bazar e aquele lugar onde muitos se desfazem de objetos usados e sem utilidade. “Objetivando movimentar grupos de artesãos da Cidade Baixa e de outras partes de Salvador, mas com foco no respeito à ecologia, o BAZAR’bara traz como palavra chave reaproveitamento, mas também economia solidária e diversão!”, declara Bárbara Rocha, coordenadora do BAZAR’bara.

Inovando no formato dos bazares realizados na cidade de Salvador, o BAZAR’bara traz uma proposta bem diferente: unir oportunidade de trabalho, espaço para artesãos (incluindo novos e veteranos talentos) a boa música e, por que não, boa comida! Foi assim que surgiu a ideia da 1ª Feijoada do BAZAR’bara, completando o trinômio Preço baixo + lazer + gastronomia.

(mais…)

jan
11

Animação baiana Òrun Àiyé estreia nesta sexta (15)

Postado por DjBranco

Òrun ÀiyéPremiado no Festival Brasil Stop Motion, o curta narra a história fascinante de Oxalá para cumprir a missão de criar o mundo; pré-estreia fará alusão alusão ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

A animação Òrun Àiyé estreia nesta sexta-feira (15), às 19h, no Cinema Glauber Rocha, em Salvador. Produzido pela Estandarte Produções, o curta mostra a trajetória de Oxalá, dublado por Carlinhos Brown, em sua missão de criar o universo. Carregado de simbolismos da cultura afro-brasileira, a produção é um projeto educacional voltado para a conscientização de crianças e jovens, quanto à religiosidade africana. Os deuses Oludumaré, Orunmilá, Oduduwa, Exú e Nanã terão papel fundamental para o desfecho dessa história.

(mais…)

jan
11

Reggae, o Bloco, quinta de Carnaval

Postado por DjBranco

Reggae O BlocoTema – No ano de 2016, Reggae, o Bloco vai homenagear os 35 anos de carreira do cantor e compositor Edson Gomes, escolhido como o melhor intérprete do Festival Canta Bahia com a música “Rasta”, levou o Troféu Caymmie gravou um compacto. Retornando para Cachoeira em 1985 participou do festival de música da cidade de Feira de Santana – BA, que era a segunda maior cidade do interior do nordeste, nesse festival ele foi premiado com o segundo lugar como melhor interprete. O bloco é fruto da Associação Comunitária. Alzira do Conforto, uma instituição que nasceu com o objetivo de conservar as raízes do Reggae na Bahia.

(mais…)

jan
8

AFRO MUSIC 40º, dia 17 de janeiro no Pelourinho

Postado por DjBranco

Afro MusicEvento reúne no mesmo palco vários gêneros da Black Music

O projeto “Afro Music 40º”, faz a fusão do Reggae, Rock, Rap e Afro Beat, no dia 17 de janeiro (domingo), às 16h, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, com entrada gratuita. Nessa primeira edição a festa será agitada pelas bandas Noturnos no Paraíso, Verbo e Juízo, Afro Jhow, Lukas Kintê e discotecagem com Dj Branco.

O projeto tem a proposta de resgatar as origens dos bailes black’s que aconteciam nos guetos jamaicanos na década de 60 quando surgiram os “Sound Systems”, e reunir no mesmo palco vários gêneros da black music, suas vertentes e sub-vertentes.

(mais…)

jan
8

Inscrições abertas para o Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC

Postado por DjBranco

BTCOs interessados em participar da 2ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC, terão até o dia 17 de janeiro para inscrever-se. Serão selecionados 90 (noventa) artistas para o evento, que acontece no período de 17 a 20 de março de 2016, na cidade de Salvador. Essa é uma iniciativa do Coletivo Vai e Faz, que busca fomentar a produção de arte urbana na Bahia.

Inscrições aqui 

(mais…)

jan
8

Série da Netflix vai contar a História do Hip-Hop

Postado por DjBranco

the-get-down-stillDo portal Rap Nacional

Confira o primeiro teaser de The Get Down, o drama musical criado por Baz Luhrmann com consultoria de Grandmaster Flash que mistura disco, punk e hip-hop para contar a história de um grupo de adolescentes na Nova York do fim dos anos 1970. No elenco, Shameik Moore, Justice Smith, Herizen Guardiola, Jaden Smith, Skylan Brooks, Tremaine Browne Jr., Yahya Abdul-Mateen II, Jimmy Smits e Giancarlo Esposito. A primeira parte tem estreia prevista ainda para este ano (data exata a ser confirmada), somente na Netflix.

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.