IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia
TV Rádio Notícias Interatividade

Histórico de maio de 2015

mai
28

HOJE: Literatura Negra Uterina, Ogum’s Toques

Postado por DjBranco

Ogums Toques
Hoje (28/05), teremos a
Ogum’s Toques das escritoras Cristiane Sobral, Livia Natalia e Mel Adún. As escritoras refletem e teorizam a cena da literatura negra uterina, conceito que vem sendo trabalhado pelo coletivo Ogum’s, representando a escrita negra e feminina. 

Esperamos todo mundo lá.

Quando: 28 de maio de 2015.
Onde: Sesc Senac / Pelourinho.
Horário: 18:30 às 22h.

(mais…)

mai
27

CONVITE: Encontro “Juventude Negra em Foco”

Postado por DjBranco

Juventude Negra em FocoO Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado da Bahia – CDCN, convida representantes de organizações da sociedade civil (movimentos negros e juvenis), para o Encontro “Juventude Negra em Foco”, que acontecerá no dia 31 de maio (domingo), das 13h às 18h, na sede CDCN, Rua Ribeiro Santos, 42, Pelourinho, Salvador, Bahia.

O encontro reunirá jovens negros/as, representantes de organizações da sociedade civil, poder público estadual e federal para uma roda de diálogo a respeito do Projeto de Lei 4471/2012, que tramita atualmente no Congresso propondo o fim dos “autos de resistência”, a PEC 171/93, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, na oportunidade discutiremos sobre a Conferência Estadual de Juventude.

Para está roda de diálogo estão confirmadas a presenças das seguintes instituições: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Coordenação de Políticas de Juventude (COJUVE), QUILOMBO X/ Campanha Reaja, Fórum Baiano de Juventude Negra, Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (SEPROMI), Afrogabinete de Articulação Institucional e Jurídica (AGANJU).

(mais…)

mai
14

Sil Kaiala e Nova Era, lançamento em dose dupla no Evolução HipHop

Postado por DjBranco

Sil Kaila e Nova Era
Evolução HipHop deste sábado (16), terá lançamentos inéditos em dose dupla, a rapper Sil Kaiala lança o EP “Palavras Rimadas”, e o grupo Nova Era lança o CD “Brutality”, tudo isso em primeira mão no programa que vai ao “AR” às 17h, na Educadora FM 107.5 . O repertorio musical será recheado com musicas de Sil Kaiala, Nova Era, Racionais Mc’s e entre outros.

Quem não está na Bahia pode ouvir o Evolução Hip-Hop “AO VIVO” clicando aqui…

Produção e apresentação: Dj Branco/CMA Hip-Hop.

(mais…)

mai
12

1ª Marcha de Mulheres Negras “Nós exigimos justiça pela morte dos jovens negros na Bahia”

Postado por DjBranco

11141730_643269255806458_3072919756318985594_n
No mês de denuncia contra o racismo e com o tema “2015 motivos para marchar contra o racismo, a violência e o fim do genocídio da juventude negra e pelo Bem Viver das mulheres negras”, acontece a 1ª edição da Marcha de Mulheres Negras da Bahia Contra o Racismo e a Violência e Pelo Bem Viver no dia 13 de maio, em Salvador, e são esperadas mulheres negras de todos os territórios da Bahia. A passeata é organizada pela Rede de Mulheres Negras da Bahia e organizações de mulheres negras de todo o Estado.

A Marcha de Mulheres Negras é uma ação estratégica das mulheres negras para denunciar as iniquidades e as múltiplas violências provocadas pelo racismo e sexismo, conquistar visibilidade, reconhecimento social, político, direitos e cidadania plena. Realizada em sua primeira edição, a marcha se apresenta na agenda de consolidação na luta dos diversos movimentos de mulheres negras contra o racismo, a violência sexista, o genocídio da juventude negra e por mais políticas estruturantes e políticas públicas para as mulheres negras.

(mais…)

mai
7

O MAFRO pela vida, contra o Genocídio da Juventude Negra

Postado por DjBranco

MafroA exposição é resultado da pesquisa sobre as diversas formas de genocídio sob as quais as populações negras, em especial os jovens tem sido vítimas no Brasil. Segundo dados do Mapa da Violência 2014 o país registra homicídio de 30 mil jovens por ano, dessas mortes quase 80% das vítimas eram negras. Assim, o MAFRO exercendo seu papel social enquanto Museu Universitário, bem como espaço identitário e de interlocução para as populações afrobrasileiras reconhece a importância de discutir esta problemática junto à sociedade civil, poder público e movimentos sociais, em consonância com a Campanha Reaja e a Anistia Internacional.

O projeto Expográfico contempla atividades que serão realizadas mensalmente no período de maio a agosto de 2015. Com o objetivo de ampliar as discussões suscitadas nos Núcleos Temáticos da exposição, organizamos uma Edição Especial do Programa Linguagens Pretas com rodas de diálogos e palestras. Teremos a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, representantes da sociedade civil, do poder público e de instituições que lutam em defesa dos direitos humanos.

(mais…)

mai
7

Dj Jarrão faz discotecagem no @EvolucaoHipHop

Postado por DjBranco

Dj Jarrão faz discotecagem ao vivo no programa Evolução HipHop deste sábado (09), às 17h, na 107.5 Educadora FM.

Dj Jarrão
(mais…)

mai
7

MV Bill, Adão Negro, Bemba Trio enceram o Festival da Música Ilimitada

Postado por DjBranco

Festival da Música Ilimitada
Artistas se apresentam na final do projeto que também terá show das finalistas: Ganhadeiras de Itapuã, Efeito Manada, Preto Sábio, 
Os Agentes, Nouve e O Terreiro 

Dois dias de disputa e festa. Assim será a final do Festival da Música Ilimitada que nos últimos cinco meses percorreu os bairros populares de Salvador, junto a Camaçari e Lauro de Freitas. Nos dias 22 e 23 de maio, no Cine Teatro Solar Boa Vista, a partir das 18 horas, o evento apresentara seus finalistas junto a show de grandes nomes como MV Bill, Adão Negro e Bemba Trio, além do DJ Branco. O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA.

Com 15 anos de estrada, o rapper mais importante do Brasil, MV Bill, fará sua festa em Salvador, no dia 22 de maio. A comemoração do lançamento do primeiro CD do artista faz parte também do encerramento do projeto e contará com as apresentações das bandas finalistas Nouve, Os Agentes e O Terreiro, além do DJ Branco. No local, MVBill tocará o repertório do mais recente álbum que foi batizado de “Vitória Pra Quem Acordou Agora e Vida Longa Pra Quem Nunca Dormiu”. No segundo dia, outras três bandas se apresentam: Ganhadeiras de Itapuã, Efeito Manada e Preto Sábio, além do DJ Branco. Entre os shows de AdãoNegro e Bemba Trio, o júri técnico, formado por nomes relevantes da música nacional, anuncia as bandas vencedoras do projeto.

(mais…)

mai
7

CPI do Congresso vem a Salvador apurar extermínio de jovens negros

Postado por DjBranco

CPIA Bahia será palco da próxima audiência pública promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados destinada para apurar os casos de violência, mortes e desaparecimentos de jovens negros e pobres no país, que foi batizada de CPI do Extermínio da Juventude Negra. A audiência será realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na próxima segunda-feira (11), das 9h às 13h.

Data: 11/05/2015
Horário: 9 às 13H
Local: Assembleia Legislativa da Bahia

(mais…)

mai
5

DBS lança CD em Salvador dia 17 de maio

Postado por DjBranco

DBS em Salvador

(mais…)

mai
5

Festa de Pré – lançamento do Cd “Brutality” do Grupo de Rap ” Nova Era”

Postado por DjBranco

Nova EraNo Dia 21 de Maio vai acontecer no Dubliners Irish Pub no Rio Vermelho a festa de Pré lançamento do CD Brutality do Nova Era.

O Nova Era apresentará novo show com as musicas do disco novo e também sucessos do seu primeiro álbum que não podem ficar de fora. O evento também conta com show do rapper carioca Gutierrez que vem exclusivamente para essa celebração e do baiano Vandal que é umas das grandes revelações da música rap feita na Bahia, a pista promete ferver como sempre ao som do Maestro dos toca-discos Dj GuG.

Serviço:
Pré-Lançamento do CD “Brutality” do Nova Era

(mais…)

Governo da Bahia  ©2017 | IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia. Secretaria da Educação do Estado da Bahia.